23 mai - 2022 • 19:30 > 23 mai - 2022 • 21:30
23 mai - 2022 • 19:30 > 23 mai - 2022 • 21:30
Segundas e Quartas de 19hs30 às 21hs30
Carga horária: 14h
07 encontros (via zoom)
de 23/mai a 13/jun
Círculos de memória e perversão tece uma conversa em torno do que a palavra perversão emana. Trata-se de uma pesquisa sobre fotografia e infância lgbtia+ que explora os destinos possíveis dessa palavra. Talvez seja ela o maior vínculo entre as muitas imagens da dissidência. Um vínculo seco, puído, moralizador, fabricado através de uma palavra extremamente fértil. Que beira a violência e o prazer. Que quase não pode ser usada sem censura. Que extirpa da infância a inocência e provoca uma ideia de desvio. Que também é subversão. A fotografia da perversão é às vezes a imagem do nosso afeto, do nosso corpo, é o nosso rosto real. Como reescrever a nossa história por cima das imagens que fizeram de nós. Como perverter a linguagem para que ela se pareça com a nossa vida. Acompanho uma seleção de mais de 110 trabalhos em fotografia e cinema para entender como se constróem as autobiografias dissidentes. Como fizemos para conceber a nossa história a despeito dos regimes heterossexistas, das subjetividades encarceradas e dos vários processos de mutilação narrativa. A intenção das aulas é também conhecer as poéticas de artistas que à sua maneira encontraram um vocabulário visual.
As aulas se parecem muito com um diário. Devo me colocar vulnerável, contar como a fotografia entrou na minha vida e como a linguagem foi aos poucos possibilitando a minha existência. A infância desviante, especialmente, é uma vertente ainda pouco confrontada dentro dos cursos de fotografia. Como as artistas lgbtia+ escolheram contar sobre quem foram e como as novas iconografias surgem. A fluidez das identidades e da própria imagem. É preciso falar de gênero e fotografia. De sexualidade e fotografia. De relações sociais e fotografia. Na realidade, é preciso produzir tudo isso antes de fotografar, produzir gênero, sexualidade e relações. A história dos círculos é de legado e vida. Um pensamento sobre autobiografia dissidente na fotografia contemporânea.
OBSERVAÇÃO: Link para participação da aula será enviado via email ou whatsapp.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Sobre cancelamento do curso/workshop por parte do aluno:
Sobre cancelamento ou adiamento do curso/workshop por parte do Ateliê Oriente:
A realização do curso nas datas agendadas está sujeita a um número mínimo de participantes. Caso não seja atingido o quórum, ou por motivos de força maior, adiaremos a data de início em 15 dias. Você será avisado na data anterior e poderá optar em continuar matriculado ou ter os valores pagos restituídos integralmente num prazo máximo de sete dias.
Solicitar o cancelamento através do e-mail: contato@atelieoriente.com
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Ateliê Oriente
Possui como missão estimular e promover a troca de conhecimentos práticos e teóricos voltados para a criação fotográfica através de cursos, palestras, workshops, imersões, debates e residências artísticas, além de expor trabalhos que tenham a fotografia como seu principal pilar.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.