Login
O evento já encerrou...
Círculo Memórias em Rede Oficinas - Metodologia dos Círculos - Turma 2
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Círculo Memórias em Rede Oficinas - Metodologia dos Círculos - Turma 2

27 set - 2021 • 18:50 > 22:15

Evento Online via Google Meet

Descrição

Círculo Memórias em Rede de Oficinas

Metodologia dos Círculos
Dia 27 de setembro, das 19h às 22h
Turma 2

A partir da teoria freireana e das experiências com o projeto Memórias em Rede, o Instituto Devir Educom lança a oficina ‘Metodologia dos Círculos’, que íntegra o Círculo Memórias em Rede de Oficinas.

Oferecida em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), essa formação trabalha jornalismo, educação midiática e aspectos da memória individual, coletiva e social na educação formal e não-formal a partir das perspectivas Eu, Família, Escola e Território (método EFET). 

Além de ser fundamentada pela teoria de Paulo Freire, a oficina se baseia nos princípios da Educomunicação e é apoiada na Tecnologia Social da Memória, do Museu da Pessoa de São Paulo.

CONTEÚDO
Apresentação do projeto Memórias em Rede e do método EFET, a partir de sua criação nas oficinas com adolescentes. Experienciar o EU, a FAMÍLIA, a ESCOLA e o TERRITÓRIO adaptados à realidade dos participantes da oficina, tendo como base a teoria freireana e a vivência da prática de escuta qualificada, denominada ‘Manchetes da Semana’.

EDUCOMUNICADORES
Andressa Luzirão


Cofundadora do Instituto Devir Educom, idealizadora do projeto Memórias em Rede e gestora de projetos de Educomunicação e educadora midiática. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduada em Mídia, Informação e Cultura pelo Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação) /ECA-USP. Professora no curso de Jornalismo e Publicidade Propaganda da Universidade Paulista (Unip-Santos), é jornalista de formação, com experiência em reportagem e assessoria de imprensa. Atua há 16 anos na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santos. Tem experiência como educomunicadora nos Centros da Juventude de Santos. Na área cultural e no terceiro setor, tem experiência de 15 anos no Orgone Grupo de Arte e na Associação Projeto Tam Tam, como atriz, jornalista e educadora. É associada à ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação) e pesquisadora da infância.


Ivone Rocha



Cofundadora do Instituto Devir Educom. Doutoranda em Jornalismo na escola, mestre em políticas públicas; MBA em e-Business e Tecnologia da Informação e jornalista de formação. É professora do ensino superior com passagens por instituições como Universidade Anhembi Morumbi, Unicid, Senac-SP, IPOG e Impacta. Tem passagens por grandes organizações. No jornalismo, atuou diversas áreas. É autora do livro Soluções em Internet, além de outras publicações. É pesquisadora e revisora do Congresso Brasileiro de Comunicação (Intercom) e associada da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom).



Carlos Alexandre Guimarães



Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Patrimônio Cultural. Atua tanto na educação quanto em projetos de extensão universitários e no terceiro setor. Tem experiência em projetos sociais e culturais e em oficinas de pesquisa e cultura brasileira.



Sobre o Instituto

Sob o pilar da Educomunicação, o Devir Educom atua em várias frentes e ações, tanto em escolas públicas quanto escolas particulares, na educação formal e não-formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Nas escolas, os educomunicadores do Devir Educom atuam ancorados pela metodologia dos círculos que trabalha a valorização do eu, da escola, da família e do território.


As atividades acontecem por meio de cursos ou oficinas com dinâmicas que se baseiam, inclusive, na educação midiática, utilizando recursos da mídia como forma de dar qualidade aos processos educativos, estimulando o uso das tecnologias de informação e comunicação, com responsabilidade social.


SOBRE A RNCD

Nascida da inquietação provocada pelo momento presente de potencialização das narrativas desinformacionais nos ambiente da saúde e no campo político, além de outros, a Rede Nacional de Combate à Desinformação foi pensada inicialmente dentro da pesquisa de Pós-Doutorado que realizamos junto à Escola de Comunicação da UFRJ em 2019.  


Posteriormente, já na pandemia provocada pelo novo coronavírus, a ideia foi apresentada dentro do Projeto Mandacaru que abriga voluntários de diversas áreas do conhecimento científico e que é vinculado ao Comitê Nordeste de Combate à Covid e ampliada ao  longo de 5 meses de trabalho de garimpagem de iniciativas e projetos por todo o país. A RNCD hoje interliga projetos e instituições de diversas naturezas que trabalham e contribuem de alguma forma para combater o mercado da desinformação que floresce em nosso Brasil.  São coletivos, iniciativas desenvolvidas dentro de universidades, agências, redes de comunicação, revistas, projetos sociais, projetos de comunicação educativa para a mídia e redes sociais, aplicativo de monitoramento de desinformação, observatórios, projetos de fact-checking, projetos de pesquisa,  instituições científicas, revistas científicas, dentre outros.


 A ideia é tão somente, unir esforços, praticar a sinergia, potencializar a visibilidade do trabalho realizado em cada projeto e criar uma onda contrária ao movimento da desinformação.  Todos os que desejarem participar da RNCD  e que estejam alinhados conosco no combate à desinformação, estão convidados.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Círculo Memórias em Rede Oficinas - Metodologia dos Círculos  - Turma 2

Instituto Devir Educom

O Instituto Devir Educom é o mantenedor de projetos como o Memórias em Rede (foto ao lado). Foi fundado em junho de 2018 e tem como gestoras as jornalistas e professoras Andressa Luzirão, idealizadora do projeto Memórias em Rede, e Ivone Rocha. Sob o pilar da Educomunicação, atua em várias frentes e ações, tanto em escolas públicas quanto escolas particulares, na educação formal e não-formal, envolvendo crianças, jovens e adultos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.