Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
CIRCUITO AGRONÔMICO - FOPEA-Engenharia Agronômica: Formação, Perspectivas e a Segurança da Sociedade
Carregando recomendações...
CIRCUITO AGRONÔMICO - FOPEA-Engenharia Agronômica: Formação, Perspectivas e a Segurança da Sociedade

Descrição do evento

EMENTA

Formação Plena, Atribuições, Mercado, ART do Eng. Agrônomo

Apresentar as atribuições do Engenheiro Agrônomo de formação plena (Marco Regulatório do Engenheiro Agrônomo – Decreto nº 23.196/33) e sua aplicabilidade em várias oportunidades de trabalho face às demandas e às exigências de mercado.

Abordar o extenso mercado de trabalho no setor do Agronegócio, as atribuições legais pertinentes ao tema e às atividades dos profissionais em geral.


Programa de Comunicação e Inovação da SMEA

Apresentar a atuação da SMEA junto aos seus associados profissionais, coorporativos e estudantes, que na qualidade de entidade integrante do Sistema Confea/Crea e Mútua, estabelece e dá suporte à linhas de colaboração e ações junto à CEAG/Crea Minas, efetivas quanto à proteção da sociedade face os riscos inerentes aos processos e negócios da agricultura.


JUSTIFICATIVA

De modo geral, a SMEA tem constatado que a cultura de formação plena do Engenheiro Agrônomo está se dissipando nas instituições de ensino e consequentemente no meio profissional e estudantil. Para reverter esta situação, a SMEA, em parceria com o Crea-Minas e MÚTUA, em articulação com as universidades, lidera um projeto para orientação ao estudante de agronomia no seu percurso acadêmico para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo, com formação plena, incluindo uma abordagem das atribuições dos profissionais conferidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. As ações da SMEA, visam também despertar o interesse e consciência sobre a importância da gestão do futuro do profissional, caracterizando o percurso acadêmico com matérias obrigatórias e optativas necessárias à formação plena, coerente com as atribuições, para obter maiores oportunidades no mercado empregador e no empreendedorismo.

Esse evento vem ao encontro da missão da SMEA, que na qualidade de entidade integrante do Sistema Confea/Crea e Mútua, tem o dever de viabilizar linhas de colaboração e ações complementares que agreguem valor ao trabalho da Câmara Especializada de Agronomia - CEAG/Crea-Minas, em prol da proteção à sociedade, quanto aos riscos inerentes à operacionalidade da agricultura. 


OBJETIVO

Contribuir para divulgação das atribuições profissionais aplicadas à demanda de mercado de trabalho e suas relações com a formação dos estudantes de engenharia agronômica e dos Engenheiros Agrônomos. Discutir o mercado de trabalho no setor do Agronegócio,  levantar demandas de apoio ao profissional, enfatizar o papel fundamental do Crea-Minas e Mútua para o exercício e valorização profissional. Importância da ART e da construção do acervo profissional, bem como da Formação Plena. Atribuições, Mercado e ART. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Atribuições do Engenheiro Agrônomo (Marco Regulatório do Engenheiro Agrônomo – Decreto nº 23.196/33) e sua aplicabilidade em várias oportunidades de trabalho

Abordar o extenso mercado de trabalho no setor do Agronegócio, as atribuições legais pertinentes ao tema e às atividades dos profissionais em geral.

Demandas e exigências de mercado, tendo por por base o significado do Marco Regulatório do Engenheiro Agrônomo – Decreto nº 23.196/33 e o percurso acadêmico para a formação plena do profissional.

Atuação da SMEA na qualidade de entidade integrante do Sistema Confea/Crea e Mútua.


PÚBLICO ALVO

Estudantes dos Cursos da UFVJM:

Professores;

Engenheiros Agrônomos;

Engenheiros Florestais;

Técnicos Agrícolas;

Empresários rurais e profissionais interessados no tema.

Local

Prédio da Agronomia - Campus JK

Rodovia MGT 367 – Km 583, Nº 5000, Alto da Jacuba

Diamantina, MG

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

CIRCUITO AGRONÔMICO - FOPEA-Engenharia Agronômica: Formação, Perspectivas e a Segurança da Sociedade

SMEA - Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos

A Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos, SMEA, é uma entidade privada, reconhecida como de utilidade pública estadual e municipal. Sem fins lucrativos, sem ideologia político partidária ou religiosa, tem como objetivo representar os Engenheiros Agrônomos de Minas Gerais. Além da representação profissional e da busca pelos interesses da classe, a SMEA considera fundamental que se faça um investimento contínuo em crescimento profissional. Assim, a entidade está estruturada e organizada para viabilizar oportunidades de treinamento e de trabalho para Engenheiros Agrônomos que atuam em toda Minas Gerais.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 10x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.