App Sympla
Baixe agora

Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Internet, inovação e impactos tecnológicos

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Internet, inovação e impactos tecnológicos

Unibes Cultural - Auditório - São Paulo, SP
22 de agosto de 2019, 11h-13h

Inscrição

Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Grátis
Inscrições até às 11h
Encerrado

Descrição do evento

As cidades inteligentes e sustentáveis são aquelas que utilizam tecnologias digitais tais como: sensores, câmeras, big data, inteligência artificial, entre outros, com o objetivo de melhorar a gestão de serviços públicos e a qualidade de vida. O objetivo desse painel é discutir quais são as preocupações técnicas e sociais que devemos observar quando falamos em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Venha discutir com grandes especialistas do NIC.br e de Inovação.


Programação


11h00 - Abertura

Demi Getschko - Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e representante de Notório Saber em Assunto da Internet do CGI.br.


11h20 - Cidades Inteligentes e Sustentáveis no contexto do Plano Nacional de IoT

Guilherme de Paula Corrêa - Coordenador de Inovação Tecnológica e Produtiva do MCTIC


11h40 - “Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes e Sustentáveis” 

Glauco Arbix - Professor da USP e do Observatório de Inovação do Instituto de Estudos Avançados


12h00 - “Redes Autônomas e as Cidades Inteligentes e Sustentáveis“- 

 Milton Kashiwakura  - Diretor de Projetos do NIC.br


12h20 - Debate 

 Moderação: Nelson Fujimoto - Especialista em Inovação


13h00 - Encerramento



Painelistas


Demi Getschko - Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e representante de Notório Saber em Assunto da Internet do CGI.br.


Engenheiro eletricista formado pela POLI/USP, com mestrado e doutorado em Engenharia, é Conselheiro do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), Diretor-Presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br) e Professor Associado da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Foi membro da diretoria da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) pela ccNSO (Country Code Names Support Organization). Em abril de 2014 foi eleito para o Hall da Fama da Internet na categoria Conectores Globais, com cerimônia realizada em Hong Kong. Em julho do mesmo ano foi agraciado com o prêmio Cristina Tavares, da Sociedade Brasileira de Computação. Em dezembro, no dia do Engenheiro, recebeu do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo o prêmio Personalidade da Tecnologia 2014, na categoria Internet. Em maio de 2016 foi admitido na Ordem do Mérito das Comunicações no Grau de Oficial como forma de reconhecimento aos seus serviços relevantes prestados às Comunicações. Editor chefe da "Revista .br" - publicação do Comitê Gestor da Internet no Brasil desde 2009 e desde 2014 escreve quinzenalmente para o Caderno Link – Editoria.


Guilherme de Paula Corrêa - Coordenador de Inovação Tecnológica e Produtiva do MCTIC


Guilherme de Paula Corrêa é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB).

Tem atuado no mercado de telecomunicações nos últimos 22 anos, sendo 16 deles na iniciativa privada e os últimos 6 anos como servidor público federal, no cargo de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia.

Atualmente está em exercício no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde ocupa o cargo de Coordenador de Inovação Tecnológica e Produtiva e desde 2014 trabalha com a elaboração de políticas públicas voltadas para o ecossistema de Internet das Coisas (IoT) e com a gestão da Câmara IoT do MCTIC. Faz parte da equipe que trabalha na elaboração e desenvolvimento do Plano Nacional de Internet das Coisas.


Glauco Arbix  - Professor da USP e do Observatório de Inovação do Instituto de Estudos Avançados


Foi Presidente da FINEP (2011-2015) e Tinker Visiting Professor na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA, 2010). Integrou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT, 2007-2011) e foi Coordenador Geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (2007-2011). De 2003 a 2006 foi Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Coordenador Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE, 2003-2006). Foi membro do Group of Advisers do United Nations Development Programme (PNUD-ONU, 2006-2009) e Fulbright New Century Scholar (2009-2010). Professor do Departamento de Ciência Política da UNICAMP (1996-1997) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP, 1995). Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA, 1999 e 2010), na Universidade de Columbia (EUA, 2007 e 2009), na Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA, 2008), na London School of Economics (Reino Unido, 2002).


Milton Kashiwakura - Diretor de Projetos do NIC.br


Possui graduação em Engenharia pela Universidade de São Paulo (1982) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona Redes e Arquitetura de Computadores, é diretor de projetos do NIC.br ligado ao Comitê Gestor da Internet brasileira, membro do Conselho Executivo do IX-F.net (Internet eXchangeFederation) e do LAC-IX (Associação dos Operadores de Pontos de Troca de Tráfego Internet da América Latina e Caribe).


Anfitrião e Moderador


Nelson Akio Fujimoto - Especialista em Inovação


Graduado e Mestrado pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (1987). Foi Diretor Geral e Secretário Substituto da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Assessor Especial de Inclusão Digital do Gabinete do Presidente da República, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Subsecretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Membro do Comitê Gestor da Internet, Gestor de Inovação e Novos Negócios da CEMIGTelecom e Assistente de Inovação da Presidência da CEMIG.


Sobre o NIC.br


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio sob o .br; estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil; estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações;produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação; implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego Internet no Brasil; viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web  e abrigar o escritório do W3C no Brasil. Detalhes de todas as atividades do NIC.br: nic.br/atividades.


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Adulto

CATEGORIA: Painel

ACESSIBILIDADE: Cadeirante

ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

Sobre o Fórum Virada Sustentável 2019


Negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas, fazem parte do Fórum Virada Sustentável 2019, uma ocupação de dois dias inteiros no Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde você poderá saber tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. O evento integra a programação oficial da Virada Sustentável - São Paulo 2019.

 

SUJEITO À LOTAÇÃO.

TOLERÂNCIA DE 10 MINUTOS DE ATRASO.

Sobre o produtor

Virada Sustentável

Somos um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que tenham em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade. Conheça a programação completa em: viradasustentavel.org.br

Local

Unibes Cultural - Auditório
Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.