9 ago - 2021 • 09:00 > 30 ago - 2021 • 12:00
Evento Online via Webex Cisco
Ciclo de Workshops em Gestão de Projetos Estratégicos
Objetivos da formação:
- Ampliar os conhecimentos acerca dos conceitos, fluxos e processos alusivos à gestão dos projetos estratégicos;
- Ampliar troca de informações entre Coordenadores de gestão e Gerentes de diferentes órgãos, ampliando o exercício da transversalidade e intersetorialidade e qualificando o gerenciamento de projetos estratégicos;
- Promover o conhecimento acerca de todos os setorialistas, departamentos e parceiros, envolvidos na gestão de projetos estratégicos, garantindo o alinhamento estratégico em diferentes níveis do Governo;
- Promover processos de qualificação profissional para servidores, estimulando a educação permanente;
- Possibilitar ampliação da qualidade do monitoramento dos projetos estratégicos, bem como de seus indicadores e metas, ampliando o alcance de resultados.
Público-alvo: Participantes da rede de Governança: Secretários de Pastas, Coordenadores de gestão e Gerentes de Projetos Estratégicos, além das equipes técnicas de projeto interessadas.
Vagas ofertadas: 250 vagas.
Carga horária total: 21 horas/aula.
Datas e horários de realização:
Serão realizados 7 workshops que contemplarão a formação, a saber:
28/06/21, das 9h às 12h: Workshop 1 - Abertura. Apresentação do Sistema de Governança e da Estratégia de Monitoramento de Projetos.
12/07/21, , das 9h às 12h: Workshop 2 - As ferramentas de Gestão. PPA, LOA, LDO, SPO, FPE; alinhamento das ferramentas de Gestão; Acordo de Resultados; SME.
19/07/21, das 9h às 12h: Workshop 3 - Orçamento e Recursos dos Projetos Estratégicos. Execução orçamentária no SME, vinculação com FPE; SPO; JUNCOF; pleitos para captação de recursos; OGU, Emendas parlamentares; Acordos de cooperação Internacional, Licitações e Editais.
26/07/21, das 9h às 12h: Workshop 4 - Sistema de Monitoramento Estratégico - Geral. Funcionalidades e uso do SME: Cadastro de projetos, entregas, indicadores, cronogramas avançados, análises, pontos críticos/riscos, planos de ação e situação, prazos e periodicidade de uso do sistema, documentos, demandas de monitoramento e relatórios. “Categorias” de projetos e seus formatos no SME: Eixo geral, eixo obras e eixo TIC.
09/08/21, das 9h às 12h: Workshop 5 - Gestão de Riscos. Análise de riscos em projetos: cadastramento de pontos críticos/riscos, planos de ação para mitigação de riscos, situação (apresentação material CME/CGE); transversalidade: apresentação dos órgãos e setorialistas parceiros, fluxos e instâncias para mitigação de riscos.
23/08/21, das 9h às 12h: Workshop 6 - Planejamento e Monitoramento de Indicadores. Árvore de indicadores, indicadores de impacto, resultados, processos. Diferentes modelos de projeto e acompanhamento de metas e indicadores; planejamento e acompanhamento de diferentes indicadores.
30/08/21, das 9h às 12h: Workshop 7 - Estudo de Casos: Projetos Estratégicos e Monitoramento. A partir do Acordo de resultados 21, estudo de projeto estratégico e seu monitoramento. Apresentação de três projetos estratégicos, sendo um projeto de obras, um projeto de TIC e um projeto estratégico “geral”. Apresentação dos indicadores, medições, andamentos, pontos críticos, cronograma.
Áreas parceiras na realização:
Escola de Governo - EGOV/SPGG
Departamento de Acompanhamento Estratégico – DAE/SPGG
Departamento de Governança e Inovação de TIC – DGTIC
Departamento de Orçamento e Finanças – DOF/SPGG
Departamento de Planejamento – DEPLAN/SPGG
Departamento de Captação de Recursos - DECAP/SPGG
Órgãos da Rede de Governança
Informações gerais:
Os encontros ocorrerão online na plataforma Cisco Webex. O link de acesso de cada workshop será enviado por e-mail aos inscritos no dia do encontro.
A Escola de Governo (EGOV) irá certificar os alunos que tiverem presença em pelo menos 5 encontros ou mais.
Durante cada encontro, será enviado via chat um link de controle de presença, o qual deverá ser sempre preenchido pelos alunos.
OBS.: OBS.: Ainda haverá a opção do aluno assistir às gravações dos workshops após sua realização, em horário alternativo. Neste caso, o aluno deverá realizar uma atividade avaliativa referente ao workshop que assistiu à gravação, para que possa garantir sua presença nele. Após cada workshop, a EGOV disponibilizará o link da atividade avaliativa aos alunos. Aqueles que desejarem, deverão realizar sua entrega individual em até 10 dias após a data do workshop. Os alunos que participarem ao vivo, não necessitam realizar a atividade avaliativa.
Equipe EGOV/SPGG
escoladegoverno.rs.gov.br
Escola de Governo