22 ago - 2019 • 10:00 > 12:00
Evento presencial em R. Prof. Cristiano Fischer, 2012, Porto Alegre - RS
Comunicar faz bem: o processo de criação de sentido
“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar” (Zygmunt Bauman). As mudanças são rápidas. Muito mais do que a nossa capacidade de resposta ou de reação. Vivemos em meio às interfaces, plataformas e aos conteúdos. Em uma comunicação acelerada de produtos, marcas e serviços.
O design estratégico é uma metodologia de design que tem como princípio projetar estratégias organizacionais, seja para empresas, associações ou coletivos. Ele possibilita que as organizações pensem e repensem seus processos e suas práticas de gestão, ao projetar estratégias que venham a contribuir para uma possível transformação, orientada à inovação cultural e social e à sustentabilidade. O caráter estratégico do design admite o uso de métodos e ferramentas que envolvem a cocriacão, colaboração e o desenvolvimento de soluções sistêmicas, englobando o ponto de vista da organização, dos fornecedores, dos colaboradores e dos usuários em um único processo de coprodução de valor.
As organizações apresentam-se ao mercado e à sociedade através de um Sistema Produto-Serviço (PSS). Neste âmbito, o produto e o serviço estão entrelaçados às perspectivas culturais, sociais e econômicas, consequentemente, entrelaçados à comunicação.
E será que de fato comunicamos? Em qual sentido comunicar faz bem?
A comunicação é tudo e está em tudo! Nesta perspectiva, a comunicação, a arte e o design formam uma tríade importante quando expressa no ambiente organizacional na busca pela resolução de problemas que levem a uma transformação.
- Breve contextualização acerca do Design Estratégico.
- A relevância dos efeitos de sentido.
- A comunicação e o processo de criação sentido.
- Inovação social e cultural orientada pelo Design.
Ana Paula Silveira
Doutoranda e Mestra em Design Estratégico (Unisinos). Graduada em Comunicação Social, Jornalismo (PUCRS). Pesquisadora na área de inovação cultural e social - processo de formalização de contextos criativos. Dedica-se ao estudo e às práticas do Design Estratégico com foco nos processos de projeção por cenários. Desenvolve gestão de comunicação com ênfase em conteúdo e relacionamento B2B para grandes marcas.
Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível (dentro do prazo de validade)
Avisos importantes:
• O número de inscrições é limitado à capacidade do auditório;
• Próximo ao evento você receberá um e-mail para confirmar sua presença, o que garantirá sua vaga;
• Não será permitida a entrada de participantes 15 minutos após o início da atividade;
• Os participantes receberão certificado, por e-mail, até 10 dias úteis após a realização do evento;
• O certificado vale como 2 horas de atividades complementares para os estudantes de nível superior.
Rua Professor Cristiano Fischer, 2012, Partenon
Porto Alegre, RS
Fundatec
Instituída como fundação de direito privado, com caráter de utilidade pública, sem fins lucrativos a Fundatec é inovadora e pioneira na difusão dos conceitos de gestão, qualidade e produtividade. Sustenta suas ações internas e de relacionamento com base nos valores QCV, que conferem Qualidade em seus processos e serviços, Compromisso com o prometido e Velocidade nas ações e respostas.