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Certificação em UX Research - EVENTO AULA 1

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Evento encerrado

Certificação em UX Research - EVENTO AULA 1

18 jan - 2024 • 19:00 > 18 jan - 2024 • 22:00

 
Evento Online via Sympla Live

Descrição do evento

CURSO HÍBRIDO: ENCONTROS ONLINE via ZOOM PARA TIRAR DÚVIDAS E CONTEÚDO TEÓRICO GRAVADO!
Os encontros ao vivo acontecerão a cada 15 dias e a grade de encontros, exercícios e provas de certificação serão apresentadas na primeira aula.

8 Meses de curso ou 16 semanas
Data de Início: 18 de Janeiro de 2024
Data de término: 4 de Setembro 2024

Horário dos encontros online via Zoom: das 19 às 22:00hs

Acesso aos materiais de apoio e exercícios de forma vitalícia.
Acesso ao Canal do Curso no Slack.

Certificação em UX Research

 

UX Research compreende uma série de métodos de pesquisa, e esses métodos são escolhidos de acordo com o tipo de produto e em diferentes momentos de desenvolvimento deste produto.   A certificação abrange todos os métodos e todos os momentos do produto.

A certificação também abrange formas de entrega voltadas a produtos digitais e seus diferentes interlocutores: negócios, Product Managers (PMs), Product Owners (POs) e TI, engenharia, desenvolvimento.

Para quem é este curso :

Profissionais de designers, UX, UI que desejem atuar na área de UX Research;

Para profissionais de marketing e TI que queiram entender as características e valor das metodologias de UX Research;

Profissionais de UX Research que desejem uma Certificação.

Características:

O Curso terá aulas teóricas previamente gravadas com apoio de encontros ao vivo a cada 15 dias, cujo objetivo é tirar dúvidas.

Os exercícios são obrigatórios e terão datas para entrega.  No ato da inscrição o aluno receberá um cronograma de estudos, de entrega de exercícios e de aulas ao vivo.

Durante o período do curso o aluno deverá fazer toda a comunicação e entrega de exercícios via Slack. O acesso será enviado no ato da inscrição.

O Curso permite que o aluno faça provas de certificação por módulo e certificação do Curso como um todo (todos os módulos), que só é obtida após a apresentação de uma pesquisa para uma banca.

A banca examinadora será composta por profissionais de mercado, atuantes e em cargos hierárquicos que tomem decisões baseadas em resultados de pesquisa.

Os encontros ao vivo serão agendados usando o Zoom.

O acesso às aulas gravadas e ao Slack do curso é ilimitado.

Objetivos do Curso:

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:

  1. Distinguir qual o melhor método para cada: A) momento de desenvolvimento do produto e B) tipo de problema que desejamos resolver;
  2. Criar e implementar projetos na empresa contemplando as restrições orçamentárias e de tempo de cada situação;
  3. Gerenciar projetos de pesquisa, considerando a) divisão de tempo, b) roadmap macro;
  4. Articular resultados em relação: A) desejo de inovação e B) métricas e OKRs da empresa;
  5. Fazer a gestão de stakeholders e a interação dos stakeholders com resultados.
  6. Adicionalmente, o aluno será capaz de avaliar o trabalho de pares, parceiros e subordinados segundo critérios técnicos profissionais e acadêmicos.

Sobre os Exercícios e as Provas:

Os exercícios foram criados para que o aluno possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Servem para identificar problemas de entendimento e execução de cada etapa de pesquisa.

Os exercícios deverão ser entregues dentro da data combinada.  As entregas e observações sobre o trabalho serão individuais e personalizadas. A devolutiva e a conversa com o aluno ocorrerá em até 7 dias após a entrega do trabalho.

Todas as conversas serão conduzidas pela Profa. Amyris Fernandez e, eventualmente, professores convidados.

As provas terão data definida e serão compartilhadas na grade do curso.

A soma de provas e nota dos exercícios darão direito à certificação.

A certificação é a garantia que seu empregador  terá que o aluno deste curso está apto a trabalhar com UX Research em todas as suas modalidades.

Duração: 8 meses (sem intervalo para férias)

Conteúdo:

1) Introdução a UX Research
a. Conceito
b. Diferenciação de Pesquisas de Mercado
c. Tipos de Pesquisa
d. Momentos de Uso
e. Quali e quanti: visão geral de quando, onde e como usar
f. Stakeholders e questões políticas
g. Questionando práticas de mercado – exemplos e discussão de artigos


2)      Desk Research
a. O que é
b. O que observa e como observa
c. Exemplos
d. Como organizar os resultados e para que serve 

             - O problema proposto versus o problema real
-           -  O cenário competitivo no qual o problema está inserido.


e.      Entregas 
i. 
Benchmark por diversas óticas (não é um monte de print, ok?
ii. Análise SWOT simples, clara e fácil de entender.
iii. Orientando um Plano de Ação.
iv. Apresentando Cenários Estratégicos possíveis.
v. Guiando pesquisas quali ou quanti 


3)     Pesquisas Qualitativas
a. conceito e História
b. Características
c. Para que serve
d. Diferentes Métodos de Pesquisa Qualitativa
e. Quando usar
f. Métodos

         i. Etnografia – conceito e história, características do método, quando usar, exemplos, briefing e definição do problema, amostra, recrutamento, questionário, como conduzir as entrevistas/observações, como trabalhar o material coletado, como analisar os resultados, como apresentar para stakeholders, e como apresentar o resultado para ajudar as equipes que usarão o materia 
ii. Análise de Contexto -conceito e história, características do método, quando usar, exemplos, briefing e definição do problema, amostra, recrutamento, questionário, como conduzir as entrevistas/observações, como trabalhar o material coletado, como analisar os resultados, como apresentar para stakeholders, e como apresentar o resultado para ajudar as equipes que usarão o material
iii. Teoria Fundamentada - conceito e história, características do método, quando usar, exemplos, briefing e definição do problema, amostra, recrutamento, questionário, como conduzir as entrevistas/observações, como trabalhar o material coletado, como analisar os resultados, como apresentar para stakeholders, e como apresentar o resultado para ajudar as equipes que usarão o materia

g.      Discussões importantes:

                                            i.Como introduzir pesquisa na empresa
ii. Como fazer stakeholders interagirem com pesquisa ex: a. ferramentas para gerar hipóteses com pesquisa, b. rituais e artefatos para aumentar alcance
iii. Síntese de pesquisa - foco em acionabilidade, alinhamento com OKRs. impacto em priorização

4)     Métodos Mistos
a. Como pesquisadores quali e quanti veem o mundo
b. Conceito de Mixed Methods
c. Abandonando o Método Científico
d. Mitigando as fraquezas de ambos
e. Por que usar Mixed Methods
f. Como fazer a mistura
g. Dicas de como conduzir politicamente
h.Como criar o Projeto e Analisar os resultados
5)     Pesquisa Quantitativa aplicada
a. Método Científico: uma história
b. Por que e quando realizar pesquisas quantitativas em UX?
c. O que não é Pesquisa Quantitativa no contexto de UX
d. Dados comportamentais vs. dados atitudinais (fatores de influência sobre cada tipo de dado) Validade e Confiabilidade da Pesquisa
e. Processo de Trabalho
f. O Briefing e o Problema de Pesquisa
g. Como nasce uma hipótese
h.  Criando um questionário
i. Tipos de escalas (razão, intervalo, ordinal, nominal/categórica)
j.População vs. Amostra
k. Correlação vs. Causalidade
l. Variável dependente vs. variável independente
m. Hipóteses e população-alvo
n. Calculando o tamanho da amostra
o. Significância estatística vs. Tamanho do efeito
p. Tipos de erros e Poder estatístico
q.   Recrutamento de participantes e possíveis vieses
r.  Amostras independentes vs. Amostras pareadas
s. Teste de hipótese, valor p e intervalos de confiança
t. Graus de liberdade do pesquisador
u. Comparação entre duas amostras independentes
v. Interpretando os resultados das análises
w. Comparação entre três ou mais amostras
x. Tipos de erro Comparação entre duas amostras independentes
y. Apresentando os resultados e as conclusões das análises
z.  Tomando decisões com base nos resultados das análises
6)     Tomando decisões com Números em outros momentos do produto + FERRAMENTAS
a. Arquitetura de Informação e Card Sorting
b.  Análise Heurística
c. Testes de Usabilidade
d.  Métricas organizacionais e Métricas de Sucesso
e. Analytics
f. Testes AB
g.Pesquisas de Satisfação

Materiais do Curso:

Todos os módulos são acompanhados de: slides em pdf, artigos para leitura antes de começar o módulo, links com exemplos, e materiais de apoio, para ler na medida de sua vontade de saber mais: artigos acadêmicos, vídeos, entre outros materiais.

Os materiais do curso estão disponíveis para download, para permitir a impressão, estudo e revisão.

As leituras foram projetadas para das a você uma exposição inicial aos tópicos que serão tratados no módulo. Esses artigos e vídeos fornecerão exemplos e perspectivas do mundo real, com casos reais de grandes empresas. Foram escolhidos para fazer você pensar, refletir e trazer perguntas para o Slack.

Por isso, sugerimos que você realmente leia este material antes de começar o módulo. Anote os conceitos ou palavras que não estejam claros para você. Nas gravações das aulas dos módulos nós explicaremos esses conceitos com detalhes e você poderá usar seu conhecimento adquirido no dia a dia.

Acesso ao Slack:

Ao se inscrever você recebe um link para o Slack.

O Slack tem um canal exclusivo para os alunos deste curso e permite troca de conhecimento, envio de mais materiais extras, envio de exercícios.


Perguntas?  [email protected]

 

 


Política do evento

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Sobre o produtor

organizer

UX Change Academy

Um dia descobri que queria dar aula do meu jeito e mudar o ensino de UX, sair do trivial simples e ir para um outro formato. Além disso, acredito que não basta ensinar conteúdo. É preciso formar profissionais prontos para a contratação. Por isso, os cursos exigem dedicação e estudo e ainda oferecem mentoria de alto padrão.

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