Login
O evento já encerrou...
Cena agora - Encruzilhada Nordeste(s): Coletivo Estopô Balaio
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Cena agora - Encruzilhada Nordeste(s): Coletivo Estopô Balaio

6 mai - 2021 • 20:00 > 21:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

O projeto Cena agora, realizado pelo núcleo de artes cênicas do Itaú Cultural, retoma suas apresentações ao vivo e on-line após a semana de estreia em abril. A proposta é trazer a produção de cenas de diferentes artistas, e de até 15 minutos cada, explorando a polifonia e a pluralidade das identidades nordestinas através do tema Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticasAlém das apresentações artísticas, a programação completa – que acontece de quinta 6 a domingo 9 de maio – também possui debates. 


Cena com Coletivo Estopô Balaio + debate com As Yolandas [com interpretação em Libras]
quinta 6 de maio de 2021
às 20h
on-line – plataforma Sympla/Zoom
Palco virtual – 270 ingressos por dia

[classificação indicativa: 12 anos]

Atividade gratuita


Coletivo Estopô Balaio

EX-NE – O Sumiço
A obra traz um recorte da pesquisa e experimentação de cenas em território on-line do espetáculo Ex-Nordestines, com estreia prevista para maio de 2021. O espetáculo parte da premissa que o Nordeste sumiu do mapa do Brasil e que, nessa distopia, ninguém, com exceção de quatro pessoas, se dá conta do sumiço. O sumiço da região é um gatilho para a discussão sobre a invisibilização de diversas nações indígenas que compõem a região, sobre a naturalização de erros exploratórios consequentemente repetidos e sobre a racialização do nordestino. Até que ponto nós sabemos que o Nordeste é uma invenção com fins políticos, econômicos e sociais?

Formado em 2011, o Coletivo Estopô Balaio já conta com dez anos de trajetória no bairro Jardim Romano, zona leste de São Paulo, tendo desenvolvido diversos trabalhos artísticos, entre espetáculos, oficinas, cine clube, intervenções de rua, performances, saraus. A sede do coletivo, Casa Balaio, abriga a residência artística de outros coletivos. Entre os espetáculos, A cidade dos rios invisíveis angariou o Prêmio Shell na categoria "Inovação" em 2020.

As Yolandas

Dupla formada por Pollyanna Diniz – jornalista, crítica e pesquisadora de teatro, mestre em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) – e Ivana Moura – jornalista, crítica de teatro, escritora, artista e produtora cultural, doutoranda em artes cênicas na USP.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Itaú Cultural

O Itaú Cultural é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.