Sem conexão com a internet
CS

Casa Sol Invictus

Sobre o produtor

A CASA SOL INVICTUS é uma entidade cuja finalidade estatutária é "promover o desenvolvimento comunitário sustentável através de atividades culturais, educacionais, ambientais e turísticas". Formou-se por um seleto grupo de técnicos em múltiplas áreas do conhecimento que se reuniram para planejar e executar projetos sustentáveis de desenvolvimento, inicialmente, no Vale do Aço de Minas Gerais e, mais recentemente, por todo o Estado.

O interesse pelo Patrimônio Imaterial é resultado da experiência pessoal e profissional de membros associados da CASA..., como o economista e escritor Antônio Nahas JúniorEm sua obra "Rio Acima – Fragmentos da História de Minas", lançada em 2010 pela Editora Comunicação de Fato, Nahas Júnior pesquisou a região dos circuitos históricos de Minas Gerais, por três anos, para contar a história de sua terra natal tendo como referência as viagens dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II a Minas Gerais no século XIX. O contato com a riqueza extraordinária desse patrimônio material, mas, principalmente do imaterial, que é o que permanece no elemento humano, evidenciou a necessidade de se estudar, divulgar e revitalizar essa cultura que deu origem e é a camada básica da identidade do povo mineiro.

Outro associado e membro fundador da CASA SOL INVICTUS é o jornalista e agente cultural Moysés Maltta, editor das revistas culturais interativas Ponto de Vista, publicada em Ipatinga/MG, de 2000 a 2007, para estudantes da rede pública e privada; e Opinião, distribuída gratuitamente no Colar Metropolitano do Vale do Aço (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo). Também tem experiência e interesse intelectual na área do Patrimônio Cultural, tendo publicado, em 2004, a história do município de Ipatinga em formato de álbum de figurinhas para popularizar as informações históricas para estudantes da rede pública de ensino.

Em 2016, a CASA desenvolveu um primeiro esboço do Projeto Paixão Barroca, que tem como meta garantir a salvaguarda de uma das mais importantes celebrações da cultura mineira, a Semana Santa. O passo inicial foi dar entrada no IEPHA com o pedido formal de registro das Celebrações da Semana Santa Mineira no livro próprio do Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet e está em fase de captação de patrocínio. 

Em 2018, a Casa Sol Invictus editou duas obras importantes para o Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Pesquisou e publicou o Guia Cultural do Serro, pelo projeto Circuito Cultural do Diamante, e reeditou o Setenário das Dores de Nossa Senhora, pelo projeto Oratório do Verbo Barroco.

Notou algo suspeito nessa página?Denuncie