App Sympla
Baixe agora

Câncer: um inimigo que se expande. Como evitá-lo, preveni-lo e detectá-lo precocemente!

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Câncer: um inimigo que se expande. Como evitá-lo, preveni-lo e detectá-lo precocemente!

R. Tomé de Souza, 67 - Belo Horizonte, MG
01 de julho de 2019, 19h-20h30

Ingressos

Ingresso único 
Grátis
Vendas até 01/07/2019
Encerrado

Descrição do evento

Sobre o câncer:


A incidência de câncer vem aumentando de forma preocupante. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que no Brasil teremos 1,2 milhão de casos novos até o final de 2019.A mortalidade também é preocupante e no Brasil também está em elevação. Em 10% das cidades brasileiras o Câncer já mata mais que as doenças cardiovasculares.


Por isso, medidas que visem à redução de sua incidência, bem como seus diagnóstico mais precoce para que os índices de cura possa ser elevados, são imprescindíveis. Estima-se que pelo menos 65% dos casos de câncer ocorram devido a fatores ambientais, portanto passíveis de serem prevenidos, como dieta inadequada, tabagismo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo, exposição excessiva à luz solar e à poluição ambiental, agrotóxicos e determinados agentes ocupacionais.


Já a predisposição genética é responsável por até 32% dos casos, podendo hoje ser facilmente detectada por testes genéticos realizados em saliva ou amostra de sangue. Uma fez detectada a predisposição, medidas preventivas e exames específicos de rastreamento são então implementadas de forma individualizada. Os exames para detecção precoce como mamografias, Papanicolau, PSA, ultrassonografias, colonoscopias, endoscopias e ressonâncias são de fundamental importância para o incremento das taxas de cura.


Entretanto, os mesmos também precisam ser estabelecidos de forma individualizada, baseados nos fatores de risco de cada pessoa, bem como a idade de início e a periodicidade dos mesmos. A orientação é o acompanhamento por um profissional especializado é vital para o sucesso destas medidas.

Sobre o palestrante:


Dr. André Murad é  médico oncologista, pós-doutor em Genética, professor da UFMG e pesquisador. Exerce a especialidade há 30 anos, e é um estudioso do câncer, de suas causas (carcinogênese), dos fatores genéticos ligados à sua incidência e das medidas para preveni-lo e diagnosticá-lo precocemente.


Desenvolveu e implementou um arrojado Programa de Prevenção e Rastreamento Individualizado de Câncer (Check-Up Oncológico Personalizado), o qual é oferecido em sua clínica integrada Personal Oncologia de Precisão e Personalizada em Belo Horizonte, MG. Também se dedica em seu laboratório Personal ao estudo de painéis genéticos que possam ser utilizados no estudo da predisposição ao câncer.


É reconhecido internacionalmente por seus trabalhos. 

Sobre a palestra:


Durante 60 minutos, o palestrante faz um descontraído, abrangente e didático “sobrevoo” sobre tópicos essenciais como a incidência do câncer, suas causas, seus sinais e sintomas, os principais exames utilizados na sua detecção e na genética de sua predisposição. Em seguida, discorre sobre o papel da dieta, dos exercícios físicos, da manutenção do peso ideal, da exposição saudável ao sol e também sobre o papel do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas no desenvolvimento do câncer. Dicas e orientações preciosas são discutidas tais como o consumo de alimentos saudáveis, o tratamento para o tabagismo, a redução da exposição aos agrotóxicos e poluentes. o papel da vacinação, dos exercícios físicos, dos protetores solares e da identificação de possíveis síndromes de predisposição genética na família. Finalmente, é apresentado e discutido o uso judicioso, racional e individualizado dos exames de rastreamento e de eventuais testes genéticos e sanguíneos que deverão ser utilizados para uma prevenção personalizada e custo-efetiva do câncer.


Programa de Palestras da Fundação Libanesa de Minas Gerais:


Essa palestra  faz parte de um ciclo de palestras mensais que serão ministradas durante o ano de 2019 na sede da Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN), visando a promoção da saúde, educação e cultura, sem custo de participação. O Prof. André Murad está concedendo voluntariamente a palestra em atenção aos trabalhos desenvolvidos pela Fundação. 

Sobre o produtor

Fundação Libanesa de Minas Gerais

A Fundação Libanesa de Minas Gerais - FULIBAN foi criada em 1970, visando a ser um marco da sensibilidade e gratidão da comunidade libanesa ao povo de Minas Gerais. Trata-se de uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, voltada para a assistência social, nas áreas da saúde, educação e promoção da cultura.

Local

R. Tomé de Souza, 67
Rua Tomé de Souza, 67, 4o. andar., Funcionários
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.