26 out - 2019 • 09:00 > 26 out - 2019 • 18:00
A Transformação Digital visa aumentar, de forma radical, a performance
ou o escopo de atuação das empresas, através de tecnologias digitais como IoT
(Internet das coisas), Machine Learning, Data Analytics e Impressão 3D. É uma
jornada que inicia com a definição de uma “Visão Digital” para a empresa e de
suas “Macro-Estratégias Digitais”. É uma jornada que apenas começa. A cada
mudança no cenário econômico, na concorrência ou nos desejos dos clientes, é
necessário se repensar a Transformação Digital e alinhá-la com a nova
realidade. É uma disciplina, uma metodologia, um novo “mindset” que as empresas
têm que adotar para sobreviver e triunfar na Nova Economia.
Objetivos:
Conscientizar executivos, gestores e líderes sobre as oportunidades,
riscos e a necessidade de mudança (estratégica, tecnológica, de conhecimento e
de cultura) para se ter sucesso na Nova Economia.
Apresentar um panorama das principais tecnologias digitais e modelos de
negócio que surgiram em função dessas, trazendo cases concretos de empresas de
sucesso na área digital.
Estimular o uso de ferramentas como o “Digital Compass”, do MIT, assim
como o “Business Canvas”, para desenvolver estratégias digitais de sucesso em
suas empresas.
Incentivar a discussão sobre a Transformação Digital, para que os
participantes obtenham uma visão pragmática sobre os ganhos, esforço e
responsabilidades na jornada de suas empresas.
Metodologia:
Com dinâmicas de grupo, além de vídeos e discussões, os participantes
terão a oportunidade de desenvolver um case completo de Transformação Digital
para uma empresa real, que será divulgado somente no dia. Além disso, serão
apresentados e discutidos cases de sucesso de empresas bem sucedidas, como
forma de demonstração das ferramentas para desenvolver a Transformação Digital.
Os participantes proporão uma Visão Digital, Macro-Estratégias Digitais, o uso
de novos modelos de negócio, novas tecnologias e os respectivos planos de
ação.
Público-Alvo:
Diretoria e gerência de empresas, lideranças organizacionais, assim como
profissionais das áreas funcionais e de governança, como administração,
finanças, marketing, produção, vendas, logística, pesquisa e desenvolvimento,
TI, etc. pois a transformação digital abrange todos os setores, não apenas uma
área. Profissional de projetos, consultores, que desejem ver como devem
implantar uma transformação digital.
Ementa:
1ª PARTE – Conceituação (2hs)
Apresentação dos principais objetivos, expectativas, participantes,
agenda e dinâmica de trabalho.
Alinhamento de conceitos gerais e tecnologias utilizadas para
Transformação Digital.
Apresentação do “Business Model Canvas” e seus componentes.
Apresentação dos conceitos de Visão Digital e Macro-Estratégias
Digitais.
Apresentação de cases de sucesso em empresas não-digitais.
2ª PARTE – Prática
Introdução do case a ser trabalhado pelos grupos e vídeo sobre a
empresa.
Apresentação do Business Model Canvas da empresa.
1ª Dinâmica: os grupos deverão elaborar uma Visão Digital para a
empresa, apresentando-a em plenária.
2ª Dinâmica: os grupos deverão identificar a Macro-Estratégia Digital mais
aplicável à Visão criada acima, apresentando-as em plenária.
3ª Dinâmica: os grupos deverão identificar uma nova proposição de valor, assim
como o novo produto/serviço/modelo de negócio digital, apresentando-os em
plenária.
4ª Dinâmica: os grupos deverão identificar os segmentos de clientes que serão
atendidos pela nova proposição de valor, assim como as formas de relacionamento
com eles, os respectivos canais e fonte(s) de receita, apresentando-as em
plenária.
5ª Dinâmica: os grupos deverão identificar os principais
processos, ativos e parcerias sobre os quais a empresa se alavancou para gerar
o novo produto/serviço/modelo de negócio digital, apresentando-as em plenária.
3ª PARTE - Fechamento
Apresentação do ciclo completo de ações para Transformação Digital.
Apresentação dos fatores críticos de sucesso para a jornada.
Imagem de cultura digital permeando uma sociedade.
Feedback dos participantes.
Encerramento
FACILITADOR:
REALIZAÇÃO
Avenida Presidente Wilson, 118 Centro
Rio de Janeiro, RJ
CUBO
Competências Técnicas de Gerenciamento de Projetos: reforce suas habilidades em ferramentas, métodos ágeis, projetos, programas, portfólio, governança e outros.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.