App Sympla
Baixe agora

Bona apresenta Batanga & Cia: a música cubana que se reinventa no Brasil

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Bona apresenta Batanga & Cia: a música cubana que se reinventa no Brasil

Bona - São Paulo, SP
17 de maio de 2019, 20h30-23h30

Ingressos

único
R$ 40,00  (+ R$ 4,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 17/05/2019
Encerrado

Descrição do evento

A missão do Batanga & Cia é clara: trazer de volta à tona um dos ritmos da conceituada escola cubana, e que dá nome ao grupo, tirando proveito da cena cultural efervescente da cidade de São Paulo, e embalando-o em sonoridades brasileiras.   

Na Havana dos anos 1950, o batanga surgiu por meio de dois dos grandes nomes da época dourada da música cubana, Bebo Valdéz e Benny Moré. Naquela época, foi ofuscado pela popularidade do mambo. Agora, mais de meio século depois, a incontestável tradição da ilha ganha nova e deliciosa roupagem. No Batanga & Cia, o nome faz jus à percussão, marcada por influência africana de tambores bata, yia, itótele y okónkolo, que ganham a companhia de pandeiro e cuíca.

A proposta musical do grupo é resultado natural da vivência no país do percussionista Pedro Bandera, que atua como propagador dessa nova e modernizada onda cubana. O entrosamento do músico caribenho, atualmente percussionista da Banda Aláfia, Jairo Pereira – Mutum e Marina de la Riva, com artistas da cena paulistana serviu a Bandeira na medida para dar ainda mais sabor a um repertório que traz consigo uma das escolas mais vibrantes da música latina.

O EP “Did you Say Songo?” (YB Music), com 5 músicas de autoria dos integrantes do Batanga, das quais quatro com produção de Swami Jr, explora diversos gêneros da música popular de ambos os países com uma formação com percussão, flauta, piano e contrabaixo, onde o elaborado ritmo cubano vai se transformando, e se aproximando ora ao chorinho, ora ao samba.

Mais do que um chamado aos radicados da ilha, ou um ato de resistência da música de raiz afro-cubana, o Batanga fusiona elementos de maneira harmônica em uma jam session energética, fazendo da nostalgia uma grande festa sonora.

No histórico da banda estão apresentações em alguns dos mais renomados palcos que abraçam estilos alternativos ao mainstream, entre estes o Blue Note SP e Bourbon Street, além de Festivais como o Iº FAM – Festival de Música e Arte (2015), I Expo Hispana POA (2015) e o Festival Bourbon Paraty Latino (2014), Festival Latino de Ilha Bela (Ilha Arriba2016). Em 2017, o Batanga participou da trilha sonora da minissérie “Dois Irmãos” (Globo), comandou o Carnaval Havanero, puxando o bloco Os Buena Vista nas ruas de São Paulo.

Sobre o produtor

Bona Casa de Música

Localizado na região de Pinheiros, em São Paulo, o Bona é uma casa de shows com uma acústica pensada para oferecer a melhor experiência possível, em apresentações intimistas e únicas. O ambiente é aconchegante e oferece uma comida simples e artesanal, além de drinks sempre bem executados.

Local

Bona
Rua Álvaro Anes, 43, Pinheiros
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.