Black Codes: Desvendando os códigos do Afro-Empreendedorismo

Cubo Coworking - São Paulo, SP
18 de maio de 2017, 09h-12h

Compartilhar:

Inscrição

Ingresso único
Grátis
Inscrições até 17/05/2017
Encerrado

Descrição do evento

BLACK CODES: "Desvendando os códigos do Afro-Empreendedorismo"

Dia 18/05 - Horário: 09h às 12h

Cubo: Rua Casa do Ator, 919 - Auditório

O Instituto Feira Preta e Black Codes em parceria com o Consulado Americano e o Cubo Eventos, convidam para o encontro "Desvendando os Códigos do Afro-Empreendedorismo".

O encontro tem a proposta de promover o diálogo e a troca de experiências sobre desafios e oportunidades, através de um painel com cases de afro-empreendimentos, seguido de uma palestra com o Sr. Eugene Cornelius, Jr. Vice-Administrador Associado do Escritório de Comércio Internacional da U.S. Small Business Administration (SBA), agência do governo dos EUA cuja missão é fornecer apoio a empreendedores e pequenas empresas. 


Apresentação de Cases: 
Desafios e Oportunidades

O Instituto Feira Preta criou a maior feira negra da América Latina e contribuiu para a formação do conceito de empreendedorismo negro no Brasil. Em 15 anos a feira  criou um espaço de valorização da produção e da cultura negra, reuniu mais de 130 mil pessoas e apoiou empreendedores a movimentarem cerca de R$ 4,5 milhões em São Paulo, Brasília, São Luís e Rio de Janeiro.

Os afrodescendentes representam 68 milhões de consumidores e 11 milhões de empreendedores no Brasil. Do total de empreendedores no Brasil, 52% são negros.

O último estudo sobre Micro Empreendedores Individuais divulgado pelo Sebrae aponta que mais da metade dos pequenos empreendedores brasileiros são negros. Entre 2002 e 2012, o número de pessoas negras que lideram empresas cresceu 27%, contra uma redução de 2% no número de pessoas brancas que fazem o mesmo.

É dentro deste contexto que o encontro propõem reflexões sobre os desafios e oportunidades.

Como fortalecer o ecossistema afroempreendedor? Essa é a questão que norteará a discussão deste painel que contará com a participação de vários atores que compõem esse ecossistema. 

Painel dos Cases:  Utilização da Metodologia Aquário

Das 9h - 10h 30

Mediação: Regina PfifferFormada em Biologia pela UFPR, e  e pedagogia Waldorf pela federação das escolas waldorf do Brasil. Especialista em em dinâmica dos grupos pela Sociedade Brasileira da Dinâmica dos grupos (SBDG). Integra a equipe da Aliança Empreendedora desde 2009, onde já atuou como assessora de empreendimentos e desenvolveu metodologia, dando diversos treinamentos para organizações sociais e formação de facilitadores. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora de Projetos com foco na juventude.

https://www.facebook.com/regina.pfiffner

AFROBOX:  Painelista Yan RagedeÉ o nome do primeiro Box Multi Marcas Afro Colaborativo do Brasil, localizado na cidade de Salvador, no Shopping da Gente, o espaço reune produtos criativos e diversificados do segmento de vestuário, além de acessórios de marcas afro brasileiras, unindo produtos que levam aos clientes uma nova perspectiva de estética, moda e arte. 

A Loja colaborativa, tem como base a filosofia "Ubuntu", de lucro social, aliada aos preceitos da Economia Criativa e Colaborativa, focada no lucro com propósito.

https://www.facebook.com/pg/afroboxstore/about/?ref=page_internal

AFROBUSSINESS: Painelista Fernanda Leôncio - Afrobussiness é uma instituição sem fins econômicos que tem o intuito de criar mecanismos que promovam a integração entre empreendedores, intra-empreendedores e profissionais liberais, fortalecendo o processo de inclusão social e econômica da população negra.

http://www.afrobusiness.com.br/

BLACK CODES: Painelista Diego Gervaes -  A Black Codes Consulting é uma parceira estratégica de comunicação e negócios para empresas de médio e grande porte, empreendedores e organizações da sociedade civil. Fruto de 15 anos de experiência com o mercado consumidor negro através da Feira Preta, a Black Codes surgiu com o objetivo de consolidar os aprendizados e a vivência adquiridos por Adriana Barbosa com esse público em parceria com Diego Gervaes, Sociólogo de formação e publicitário com passagens em agências de comunicação nacionais e internacionais.

https://www.facebook.com/blackcodesconsulting/

CERVEJA KULA: Painelista Juliana Martins -  A Kula tem a proposta de ser a cerveja artesanal produzida nas periferias de São Paulo, promovendo a troca e diálogo entre as pessoas. Luta para promover equidades de gênero, raça e classe. Kula é política e colaborativismo. 

https://www.facebook.com/cervejakula/

RAP BURGUER: Painelista - Fernando Cândido - A primeira hamburgueria artesanal dedicada ao Rap no Brasil. O negócio promove uma experiência completa com o hip hop: Rimas, beats, imagens, grafites e agora o sabor dos lanches.

http://rapburguer.com.br/index.html


Sobre

Metodologia Aquario

Metodologia Aquário ou Fishbowl, é uma forma de discussão em grupo que promove o dialogo e a troca de experiência entre pessoas.

Como funciona? Os participantes ficam sentados em cadeiras formando um circulo (costuma-se utilizar sete cadeiras, sendo que uma deverá sempre estar vazia). Uma pessoa fica de pé responsável por apresentar os temas, os demais participantes ficam em volta  ouvindo os participantes que estiverem sentados conversando sobre o tema. Os participantes que estiverem na roda conversaram sobre o tema abordado durante um determinado tempo combinado antes de dar inicio a metodologia. Os que estiverem de fora e quiserem participar da discussão deverá sentar-se na cadeira vazia,  obrigatoriamente um dos participantes que estava sentado na roda, deverá ser retirar e ficar em pé em volta apenas observando a discussão.

Segunda Palestra

Das 10h 30 - 11h 30

Eugene Cornelius, Jr. é Vice-Administrador Associado do Escritório de Comércio Internacional da U.S. Small Business Administration (SBA), agência do governo dos EUA cuja missão é fornecer apoio a empreendedores e pequenas empresas.  É responsável pelo recentemente reorganizado Escritório de Comércio Internacional.

Como chefe do Escritório de Comércio Internacional, Cornelius é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de fomento ao comércio internacional; planejamento estratégico; formulação e administração de políticas e programas; e direção e coordenação técnica de cooperações e projetos inter-agências, com órgãos como os Departamentos de Comércio, Agricultura e Estado, U.S. Trade RepresentativeExim BankOverseas Private Invesment Corporation e outras agências federais, estaduais e locais.

 https://www.linkedin.com/in/eugene-cornelius-jr-5661292b/

Sobre o produtor

Feira Preta

Feira Preta, atua com iniciativas de fomento, integração e apoio ao empreendedorismo étnico, e estimula fortemente a produção e valorização da cultura e da comunidade negra em nível nacional.

Comentários

Local

Cubo Coworking
Rua Casa do Ator, 919, Auditorio, Vila Olimpia
São Paulo, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.