Login
O evento já encerrou...
Bate Papo pós sessão da Vídeo Ópera "Na Boca do Cão"
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Bate Papo pós sessão da Vídeo Ópera "Na Boca do Cão"

17 abr - 2021 • 20:00 > 24 abr - 2021 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam:

BATE PAPOS

“Na Boca do Cão”

uma vídeo-ópera


17/04 – SÁBADO – 20h – BRUCE GOMLEVSKY

Após a estreia no dia 17/4, haverá um bate que contará com a participação do diretor da vídeo-ópera Bruce Gomlevsky e a soprano/atriz Gabriela Geluda sobre o processo de criação e ensaio do espetáculo e sobre a adaptação para o formato vídeo-ópera

 

24/04 – SÁBADO – 20h

O Bate papo desta vez será uma análise da obra “Na Boca do Cão” sob a luz da psicanálise. 

Como a arte atua na expressão e elaboração de traumas? 

Porque apresentar essa obra no momento atual?

Essas e outras questões serão desenvolvidas por psicanalistas neste bate papo com Cezar Migliorin, Rosália Milsztajn e a atriz Gabriela Geluda.


Cezar Migliorin

Cezar Migliorin é professor e psicoterapeuta. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e Cinema pela Sorbonne Nouvelle, Pós-doutorado na Universidade de Roehampton – Inglaterra. Ministrou cursos e palestras em universidades da Europa e América do Sul. Coordenador do projeto de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Organizador do livro Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje (2010), escreveu Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015), Cartas sem resposta (2015) e Cinema de Brincar (2019), com Issac Pipano, com quem também realizou o documentário “Educação” (2017). Escreveu ainda os livros de ficção A menina (2014) e Breve Inventário das Felicidades Instantâneas (2018). Foi presidente da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a prática do cinema e experimentações subjetivas em interface com a clínica e a psicoterapia.

 

Rosália Milsztajn

Rosália Milsztajn é carioca, escritora, poeta, médica formada pela UFRJ e psicanalista. Exerce nos dias atuais a psicanálise em sua clínica particular, tendo feito sua formação pela Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro. Especializou-se em Literatura Brasileira pela PUC Rio de Janeiro, 2005/2006. Publicou cinco livros de poesias: No Azul (Imago, 1991), Itgadal –Memória dos Ausentes (Diadorim, 1997), Luminosidades (7 Letras, 2000), Aqui dentro de mim (Aeroplano,2003) e Esse Recorte(Patuá, 2014) que conquistou o Prêmio Literário Nacional do Pen Clube do Brasil na categoria de Poesia de 2016.


Publicou dois livros de contos: A história dos seios(7 Letras, 2010) e Era uma vez e outros contos(Patuá, 2017). Em 1999 venceu o Prêmio SESC de Poesia do Estado do Rio de Janeiro. Lançou seu primeiro livro infantil, Não briga comigo, (Ibis Libris, 2019) e junto com mais 8 autoras lançou uma coletânea de contos, Retratos da Pandemia pela editora @mulherio as letras em fevereiro de 2021.Tem um novo livro de poesias, Tristes Transes,  que será publicado em julho deste ano. 

Possui o blog www.ahistoriadosseios.blogspot.com

 

SOBRE A VÍDEO-ÓPERA

O poema/libreto do imortal Geraldo Carneiro é inspirado num acontecimento vivido pela própria soprano/atriz Gabriela Geluda, que aos 2 anos teve sua cabeça tragicamente abocanhada por um pastor alemão e ao longo da sua trajetória encontrou na arte uma saída para os inúmeros traumas acarretados pelo episódio.

A direção fica a cargo do premiado ator e diretor Bruce Gomlevsky.  Bruce que dirigiu a ópera em 2017 e estreia como diretor de cinema nessa adaptação audiovisual. A música é assinada pelo compositor erudito contemporâneo Sérgio Roberto de Oliveira indicado duas vezes ao Grammy Latino (2011 e 2012).

A encenação conta ainda com os músicos solistas  Ricardo Santoro (violoncelo), Cristiano Alves (clarinete / clarone), Rodrigo Foti e  Leo Sousa (percussão). A filmagem e edição são assinadas pelo diretor de cinema Paulo Camacho e a produção é de Luiz Prado, da LP Arte Soluções Culturais.

O projeto foi contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc.

A adaptação foi produzida em março deste ano e toda filmada no Teatro Serrador. Ao mesmo tempo em que a escolha da locação agrega dramaticidade e produz um clima de ópera/suspense/terror, também denuncia a trágica condição em que se encontra esse tradicional equipamento cultural. 


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Bate Papo pós sessão da Vídeo Ópera "Na Boca do Cão"

Na Boca do Cão

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam: “Na Boca do Cão” : uma vídeo-ópera

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.