Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
Bate-Papo em Dia | Arte, Espiritualidade e cultura Huni Kuin
Carregando recomendações...
Bate-Papo em Dia | Arte, Espiritualidade e cultura Huni Kuin

Descrição do evento

Arte, espiritualidade e cultura Huni Kuin 

Os povos indígenas têm sido protagonistas no processo do Sínodo para a Amazônia. Ao logo do processo de escuta foi registrado a participação de, pelo menos, 172 etnias indígenas em toda a Pan-Amazônia, contribuindo com as diferentes reflexões sobre o bioma, território e a diversidade cultural da região. Compreender os modos de vida da população indígena, seja da Amazônia ou de outras regiões é fundamental para a compreensão da ecologia integral, conceito trabalhado pelo Papa Francisco na carta encíclica Laudato Si. A ecologia está presente em todas as dimensões da vida indígena: na arte, espiritualidade, musicalidade, educação e na cultura como um todo, manifestadas por meio de suas práticas cotidianas, que articulam elementos da história e memória coletiva.

Nesta edição do bate papo em dia, receberemos três lideranças do povo indígena Huni Kuin, localizado no estado do Acre, na Amazônia brasileira, para um diálogo sobre arte, espiritualidade e cultura.


Convidados:

TUIM NOVA ERA: Incentivador do resgate da arte e cultura do seu povo, líder espiritual da aldeia Boa Sorte, localizada na terra indígena Huni Kuin do Rio Humaitá, no estado do Acre, Amazônia, Brasil. Formado como Agroflorestal, trabalha com a educação ambiental e Idealizador da Escola Viva de Estudos das Medicinas Tradicionais Huni Kuin "Centro Hiwea Kiri Beisiti" onde trabalha como um líder espiritual incentivando os costumes e tradição de seu povo. Junto com sua comunidade, outras lideranças e anciões conduz 1 vez ao ano em sua aldeia a Vivência Yuxibu Nuku Shushawati.

 

TXANA IBÃ: irmão do Tuim Nova Era, jovem aprendiz da aldeia Boa Sorte, localizada na terra indígena Huni Kuin do Rio Humaitá, no estado do Acre, Amazônia, Brasil. Estudante das medicinas sagradas de seu povo e das cantorias sagradas, tradicionais e também com instrumentos como o violão.

 

MASPÃ: jovem artesã, aprendiz das artes sagradas de seu povo com miçangas, tecelagem e pinturas corporais. Estudante dos cantos sagrados, saindo pela primeira vez da aldeia Boa Sorte, localizada na terra indígena Huni Kuin do Rio Humaitá, para representar, compartilhar e fortalecer o movimento de sagrado feminino Huni Kuin.


Saiba mais: PUCPR em sintonia com o Sínodo para a Amazônia

 

Sobre o Bate-papo em Dia:

Um debate informal e descontraído sobre temas relevantes da atualidade, com a presença de convidados/as especiais.

 

25 de outubro de 2019

Horário: 17h45 às 19h

Local: Identidade Institucional PUCPR (ao lado da Biblioteca)

***Haverá Declaração de Horas Complementares mediante presença***

Local

Espaço Identidade PUCPR

Imaculada Conceição, 1155, Lado da Biblioteca, Prado Velho

Curitiba, PR

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Bate-Papo em Dia | Arte, Espiritualidade e cultura Huni Kuin

Observatório das Juventudes PUCPR

http://observatoriodasjuventudes.pucpr.br/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.