Sem conexão com a internet
Bd

Batalha dos Barbeiros Brasil

Sobre o produtor

“BATALHA DOS BARBEIROS BRASIL”

Competição de barbearia artística idealizada por Erica Nunes hoje é um Clube, Centro Técnico e uma República de Barbeiros.

Preparem suas cabeças porque vem aí a Batalha dos Barbeiros Brasil! Criada pela ativista cultural, Erica Nunes, em 2013 quando a mesma percebeu que os salões de beleza tomaram conta das cidades e a barbearia estava ficando em segundo plano a competição de barbearia artística evento que mostra a força de um dos maiores movimentos estéticos e culturais das cidades na atualidade e mobiliza milhares de pessoas nessa grande disputa em busca do melhor barbeiro do Brasil.

Muito mais que uma técnica de corte a barbearia é uma marca do estilo de vida nas cidades, assim como o passinho, o rap, o samba e outros movimentos culturais que nasceram nas favelas para ganhar o mundo. Para Rafael Dragaud, diretor da Rede Globo que apoia a Batalha dos Barbeiros Brasil, a barbearia é um dos pilares da cultura popular. “Todas essas formas de expressão caminham juntas dentro das Cidades no Brasil. Quando pensamos no passinho no Rio de Janeiro, por exemplo, estamos falando não só de uma dança, mas de um modo de se vestir, de pensar, se comportar e o corte de cabelo é um dos primeiros artifícios para a busca dessa identidade”, diz.

A empreendedora cultural Erica Nunes sabe disso melhor do que ninguém. Conhecida como a “Madrinha dos Barbeiros”, a carioca, que chegou a morar nas ruas na adolescência, abraçou a causa ao perceber que a barbearia artística era uma forte forma de expressão para muitos jovens e de profissionalização para outros. Foi esse desejo de ajudar, valorizar, crescer e participar que fez Erica transformar sua casa, localizada no bairro do Mendanha, na República dos Barbeiros. O espaço, sem fins lucrativos, é ao mesmo tempo uma barbearia, escola de barbeiros e produtora de trabalhos sociais e de eventos como a Batalha dos Barbeiros Brasil. “A Batalha surgiu com a ideia de ser uma grande confraternização para reunir pessoas que em sua maioria só se conhecia pela internet. É uma forma de contribuir para aproximar e valorizar essa profissão que na época da criação não era reconhecida e hoje é muito reconhecida no Brasil e no mundo”, explica Erica.

Pela primeira vez em 2016, a competição ganhou uma edição nacional com etapas em quatro capitais do país: Rio, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Cada cidade contou com a participação total de 24 competidores, divididos em três categorias: Desenho, Tradicional e Barba Express. Os concorrentes teve um tempo estipulado para a realização do corte de acordo com sua categoria são julgados por uma equipe técnica com notas de 0 a 8. Os vencedores levaram pra casa prêmios no valor de 45 MIl (como máquinas e kits de produtos).  

O público estimado foi mais de 800 pessoas em cada uma das cidades anfitriãs do evento.

SOBRE ERICA NUNES: conhecida como “Madrinha dos Barbeiros”, Erica é cabeleireira, empreendedora cultural do Rio de Janeiro e Diretora de Eventos da Associação dos Profissionais em Institutos de Beleza do Estado do Rio de Janeiro – APIBERJ. Visando promover, apresentar e formar os principais profissionais da barbearia popular brasileira, criou a Batalha dos Barbeiros, que além de realizar o evento de disputa de corte de cabelo, também criou a República dos Barbeiros, espaço sem fins lucrativos, localizado em Campo Grande, onde oferece hospedagem para barbeiros de todo o Brasil, além de cursos e workshops diversos.

 

 

 

Notou algo suspeito nessa página?Denuncie