4Cantos Produções


Compartilhar:

Próximos eventos

Sobre

Circuito Aurora Instrumental volta ao Teatro Arraial com atrações da segunda temporada

 

Programação de dez concertos de música instrumental será realizada toda quarta-feira, de 10 de outubro a 12 de dezembro; abertura terá show do guitarrista Paulo Rafael 

 

O circuito Aurora Instrumental retorna ao Teatro Arraial Ariano Suassuna, no mês de outubro, com a segunda temporada de concertos de música instrumental. A programação de espetáculos musicais será realizada no período de 10 de outubro a 12 de dezembro, sempre às quartas-feiras, e propõe o encontro do público com artistas e grupos instrumentistas de alta qualidade técnica e artística. O evento, contemplado pela seleção pública do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), se posiciona como importante palco de expressão da diversidade, tradição e renovação da música instrumental. O show de abertura será apresentado pelo guitarrista Paulo Rafael no dia 10 de outubro, às 19h30.

Um dos grandes nomes da música instrumental nordestina, Paulo Rafael vai levar para o circuito um show com músicas dos seus três discos lançados - Alado (2010), Orange (1992) e Vagalume (1995) – e será acompanhado por Juliano Holanda (violão, guitarra) e Lucas Prazeres (percussão). O espetáculo vai transitar entre o blues e o baião, o rock’n’roll e o armorial, num formato mais intimista, mas sem perder a emoção e a intensidade que marcam o trabalho solo do artista. “Paulo Rafael é uma referência na guitarra nordestina, sonoridade que ele criou junto à Ave Sangria, lá nos anos 1970, e que depois continuou desenvolvendo na carreira solo e integrando a banda de Alceu Valença e outros projetos. Ele é o cara”, pontua o diretor Artístico e Musical do Aurora Instrumental, Gilú Amaral.

Uma das apostas da curadoria na segunda temporada é a violeira Laís de Assis, que marca a presença feminina na programação com suas composições autorais, cuja fonte de inspiração é o universo do romanceiro popular nordestino. “Laís é uma violeira muito talentosa e já apresenta uma identidade na sua música, tocando um instrumento pouco convencional”, observa Gilú Amaral, pontuando que a proposta foi compor uma grade de atrações mais plural, reunindo as diferentes escolas da música instrumental, como a da flauta, que será defendida por César Michiles. Músico premiado e que está à frente de trabalhos como a Transversal Frevo Orquestra, ele apresentará músicas do seu álbum solo e composições do flautista Dave Valentin. Já o multi-instrumentista Lucas dos Prazeres terá a missão de representar a percussão no circuito e mostrará sua sonoridade, versatilidade musical e performática.

Formada pelos músicos Hugo Linns (baixista) Gilú Amaral (percussionista) e Juliano Holanda (guitarra), a banda Wassab vai mostrar ao público um som mais experimental, contemporâneo e arrojado, que busca diferentes formas de abordagem da música instrumental. O grupo Som de Madeira  é outra atração que enriquece a grade da segunda temporada. Formado por músicos experientes, o Som de Madeira preparou um show com canções autorais do álbum De Ponta Cabeça, um trabalho sofisticado na estética e musicalmente, além de outras composições inéditas.

O mestre rabequeiro Seu Luiz Paixão, que se aperfeiçoou como músico na tradição dos cavalos-marinhos e nas noites de forró nos engenhos da Zona da Mata Norte, vai se apresentar com nova formação musical. O show reunirá composições dos dois álbuns já gravados e do novo disco que será lançado - mas com influências da world music. Outro artista com trabalho consolidado na música instrumental (e no forró) é o sanfoneiro e compositor Beto Hortis. Com quatro discos gravados, Hortis transpôs marchas e frevos para o forró e também promoveu o encontro do forró com o maracatu, trabalhos que serão apresentados ao público do Aurora.

O concerto de Marco César Trio com a participação de Henrique Annes promete ser um dos ‘pontos altos’ da segunda temporada do circuito. Será uma rara aparição nos palcos desses dois medalhões da música instrumental e popular pernambucana. O arranjador e bandolinista Marco César, que também é professor do Conservatório Pernambucano de Música – e colaborou para a formação de muitos músicos no Estado – criou o grupo Marco César Trio para divulgar a música instrumental, em especial, a de cordas dedilhadas. O violonista e compositor Henrique Annes, que já gravou 16 discos, vai agregar ao espetáculo a sonoridade do violão pernambucano.

A segunda temporada será encerrada com o concerto do Grêmio Musical Henrique Dias, a primeira escola profissionalizante de frevo de Olinda. Em atividade desde o ano de 1954, o grupo é dirigido pelo maestro Ivan do Espírito Santo. Com o Grêmio Henrique Dias na programação do Aurora, a intenção da curadoria é possibilitar ao público a experiência de ouvir o frevo instrumental dentro do espaço de um teatro. A produção executiva do Aurora Instrumental é de Félix Aureliano que, junto com Gilú Amaral, também é responsável pela idealização e curadoria do circuito de música.


SERVIÇO:


Aurora Instrumental – 2ª temporada 


Período: às quartas-feiras, de 10 de outubro a 12 de dezembro de 2018


Horário: às 19h30


Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, nº 457, Boa Vista, Recife – PE)


Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).


Vendas: Bilheteria do Teatro Arraial (abre 1 hora antes do show)


Siga o Aurora Instrumental nas redes:


https://www.facebook.com/aurorainstrumental/


https://www.instagram.com/aurorainstrumental/


https://www.flickr.com/photos/163588024@N04/albums/72157694949948065

 


PROGRAMAÇÃO 2ª TEMPORADA

 

10/10 - Paulo Rafael


17/10 - César Michiles


24/10 - Som de Madeira


31/10 - Lucas dos Prazeres


07/11 - Laís de Assis


14/11 - Seu Luiz Paixão


21/11 - Wassab


28/11 - Beto Hortis


05/12 - Marco César Trio convida Henrique Annes


12/12 - Grêmio Musical Henrique Dias

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.