Login
O evento já encerrou...
Aula Virtual - As lacunas deixadas pelo silêncio: vozes lésbicas no Terceiro Reich
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Aula Virtual - As lacunas deixadas pelo silêncio: vozes lésbicas no Terceiro Reich

28 jun - 2021 • 19:00 > 20:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Esta aula de Marte Wirthmann (História/UFG), pessoa sapatão, não-binárie e integrante do Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB), busca contextualizar historicamente as políticas de lesbofobia, durante o Terceiro Reich, a partir dos testemunhos extraídos do livro Days of Masquerade, de Claudia Shoppmann. Neste, Hilde Radusch, Anneliese W., Claire Waldoff, Gertrude Sandmann, Annette Eick e Freia Eisner narram os espaços de socialização, afeto, arte, conhecimento e de resistências lésbicas, em Berlim, na primeira metade do século XX. E relatam o que acontece com elas, com suas esposas, namoradas, companheiras e amigas. O que nos leva ao questionamento central da aula: de que maneira essas redes de apoio são afetadas pelas políticas de repressão nazista? 

  • Marte Wirthmann é graduande na Faculdade de História (UFG) e escritore. Elu iniciou a graduação em 2019. É pessoa sapatão, não-binárie, e autore do livro "Neuroses de Bolso", publicado pela Editora Urutau, através do selo político Hecatombe. Este livro de contos faz parte da coleção "MilTons de Escrita Política LGBTQIA+". Marte também compõe a antologia artística e literária "Nossas cores: por outros afetos e escritas possíveis", publicada pelo coletivo LGBTQIA+, Retrato Colorido. Marte está, atualmente, desenvolvendo a pesquisa com a temática "Narrativas Homossexuais e Lésbicas: Análise Histórica Sobre Política, Sexualidade e Gênero no Terceiro Reich". Presente no projeto "História, Memória e Testemunho: Uma Análise Sobre as Paixões Políticas no Século XX".

O encontro, acessível em Libras, integra a programação do evento online “ALÉM DO SILÊNCIO: existências LGBTQIA+, memórias e narrativas de vida”. Apoiam esta iniciativa: Museu da Diversidade Sexual, Coletivo Cássia, Voluntários Arco-Íris, Grupo Dignidade, Aliança Nacional LGBTI+, Puta Peita, Congresso Mundial de Judeus LGBT+, MOV.LGBTQIA+, Hineni (Fisesp), GA’AVAH (IBI), Judeus pela Democracia, Casa do Povo, Arquivo Lésbico Brasileiro, Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR (NEG), Transgrupo Marcela Prado, Coletivo Liberte (UFPR) e CAOP Direitos Humanos (Ministério Público do Paraná)

Um link será enviado aos participantes, meia hora antes do evento, via e-mail. Por meio deste, os integrantes terão acesso ao bate-papo.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Museu do Holocausto

1º Museu do Holocausto no Brasil, voltado a relembrar as vítimas e alertar as novas gerações sobre os perigos do ódio, da intolerância e do Racismo.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.