INSCRIÇÕES PARA 22/08 ESGOTADAS. ABRIMOS NOVA DATA EM 15/08!
A Escola Nacional de Teatro realizará uma experimental gratuita da Técnica Klauss Vianna ministrada por Valquiria Vieira
A aula propõe referenciais técnicos para a investigação do movimento a partir da estrutura óssea (esqueleto) ancorados na Técnica Klauss Vianna, com ênfase na intenção do movimento.
PÚBLICO ALVO: Curso direcionado à artistas das artes do corpo e interessados em práticas corporais, a partir de 18 anos. Não é necessário ter experiência prévia em Técnica Klauss Vianna, mas é desejável familiaridade com alguma linguagem corporal.
QUANDO:
15/08 - Quinta das 19:00 as 22:00 (COM VAGAS DISPONÍVEIS)
22/08 - Quinta - das 19:00 as 22:00 (ESGOTADA)
LOCAL: Unidade SP da Escola Nacional de Teatro - Av Paulo VI, 112 - Sumaré/Perdizes
SOBRE A MINISTRANTE: VALQUIRIA VIERIA
Mestra em Artes da Cena-UNICAMP. Especialista em Técnica Klauss Vianna e Graduada em Comunicação das Artes do Corpo - PUC/SP (Dança e Performance). Formada em teatro pelo curso técnico de ator do SENAC-SP. É integrante fundadora da Cia Corpocena (2007), com a qual desenvolveu diversos projetos como intérprete, diretora e dramaturga.
Há 10 anos dedica-se à pesquisa em processos criativos com foco na construção dramatúrgica. Nesse período, colaborou com diversos grupos em processos criativos e/ou pedagógicos. Em 2017, como professora convidada no curso de extensão “Singularidade Somática” na UFABC, ministrou o módulo de criação e dramaturgia em dança, a partir da Técnica Klauss Vianna.
Atualmente, coordena o Programa de Qualificação em Artes, programa de formação artística do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Poiesis Organização Social de Cultura, que oferece orientação artística para grupos de teatro e de dança que atuam no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.
SOBRE A TÉCNICA KLAUSS VIANNA
Klauss Vianna (1928-1992) dedicou-se à pesquisa de movimentos corporais, a partir das direções dos movimentos do balé clássico e de estudos em anatomia com foco na estrutura óssea, considerando as emoções humanas como geradoras de movimento, como também o seu inverso: o movimento como gerador de emoções. Propôs a transformação de padrões individuais de movimento como criação artística, criando instruções que desestabilizassem esses padrões em busca de novas possibilidades de criação em dança. No teatro, atuou como ator e preparador corporal. Sua pesquisa foi sistematizada por seu filho Rainer Vianna (1958-1995) em parceria com a pesquisadora Neide Neves, resultando no que hoje conhecemos por Técnica Klauss Vianna.