16 set - 2020 • 19:00 > 30 set - 2020 • 21:00
Evento Online via Zoom
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
A professora terá como referência trechos dos livros abaixo como suporte para a explanação nas aulas. São encontrados em bibliotecas públicas municipais, faculdades de artes/ciências sociais ou de museus de SP:
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. TÓPICOS UTÓPICOS. Belo Horizonte: C/arte, 2007.
________________________________Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BACZKO. B. Imaginação social. In: Enciclopédia Einaudi. Antropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1985, p. 296-332.
CARNEIRO DA CUNHA, Marianno. Arte afro-brasileira. In: ZANINI, Walter (Ed.). História Geral da Arte no Brasil. V. II. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983. p. 973-1033.
CHARTIER. Roger. O mundo como representação. In: ____. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-80.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos, 1999, p. 48
_______________.Um jeca nos vernissages. São Paulo: Edusp, 1995.
COUTINHO, Laura Maria. O olhar enquadrado e outros locais de conflito na cultura visual contemporânea. In: MARTINS, Raimundo. Visualidade e educação. Goiânia: FUNAPE, 2008
COLAÇO, Thais Luzia. Novas Perspectivas para a Antropologia Jurídica na América Latina: o Direito e o Pensamento Decolonial. Florianópolis : Fundação Boiteux, 2012. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/99625/VD-Novas-Perspectivas-FINAL-02-08-2012.pdf?sequence=1&isAllowed=y
FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. 2ed. Editora Edufba.2008
_____________. Condenados da Terra. 1 ed. Letra Livre. 2006
GARCIA, Juan; WALSH, Catherine. El pensar del emergente movimento afroecuatoriano: Reflexiones (des)de un processo. Buenos Aires.CLACSO.2002
HALL, Stuart. Cultura e Representação.1 ed.Editora Apicuri. 2016.
____________.DA DIÁSPORA: IDENTIDADES E MEDIAÇÕES CULTURAIS. Belo Horizonte : Ed. da UFMG, 2006
____________.Identidades culturais na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. A tradição viva. In: Ki-Zerbo, Joseph (Coord.). História Geral da África. Metodologia e Pré-história da África. Vol. I. São Paulo: Ática, 1982. p.181-218.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes Visuais, Cultura Visual e História Visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista brasileira de História, v. 23, n 45, p. 11-33,2003.
PERRY, Pamela. Shades of white: White kids and racial identities in high school. Durham, NC: Duke University Press, 2002.
PLATT, Anthony. Desegregating multiculturalism: Problems in theory and pedagogy of diversity education. Social Justice, 29(4), 2002.
POLLOCK, Griselda. A tale of three women: seeing in the dark, seeing double, at least,withManet. In: Differencing the canon.Feminist Desire and writing of Art’s Histories. London and New York: Routledge, 1999.
_________________. Encounters in a virtual feminist museum of art: time, space and a archive.London: Routledge.2007.
SAID, Edward W. O orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990
SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de Imagens, cultura visual e pratica educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, maio/ago. 2006.
STEINBERG, Shirley R. MC LAREN, Peter, KINCHELOE, Joe. CounterpointsVol. 295, RAGE & HOPE: Interviews with Peter McLaren on War, Imperialism, & Critical Pedagogy, pp. 139-162. 2006
WASH, C. IN CANDAU, Vera Maria Candau (org). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Editora:7 LETRAS, 1ª Edição, 2009.
BRAVA
A Brava é um coworking e espaço cultural de mulheres para mulheres.