App Sympla
Baixe agora

Arduino Day Rio de Janeiro 2019

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Arduino Day Rio de Janeiro 2019

FIRJAN SENAI Maracanã - Rio de Janeiro, RJ
16 de março de 2019, 09h-18h

Ingressos

Palestra - Eixo Saúde
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Palestra - Eixo Moda
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Palestra - Eixo Educação
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Palestra - Eixo Acessibilidade
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Palestra - Eixo Visualização de dados
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Oficina-Projetando uma placa do Arduino (CAD)
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Lista espera-Projetando uma placa do Arduino
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Oficina-Moldando plásticos por termoformação
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Lista de espera-Moldando plásticos
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Oficina - Introdução ao Arduino
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Lista de espera - Introdução ao Arduino
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Oficina - Johnny-Five
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Lista de espera - Johnny-Five
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Oficina - Redes de Sensores Sem Fio
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Lista de espera - Redes de Sensores Sem Fio
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Oficina - Arduino com Python
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Lista de espera - Arduino com Python
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Exposição
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Oficina - Soldando sua primeira plaquinha
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado
Lista espera- Soldando sua primeira plaquinha
Grátis
Vendas até 16/03/2019
Encerrado

Descrição do evento

Arduino é uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos. Todos os anos as comunidades de makers e entusiastas ao redor do mundo se juntam num evento de um dia dedicado a troca e compartilhamento de ideias e projetos utilizando o Arduino, este evento ficou conhecido mundialmente como - Arduino Day. No Rio de Janeiro o Instituto HUB promoverá no dia 16 de março de 2019 no SENAI Maracanã, com uma programação que durará o dia inteiro.


*******************PROGRAMAÇÃO*******************

- Palestras

10h - 11h - Eixo Acessibilidade "O espaço dos idosos e deficientes na mobilidade urbana"
- Fernanda Bittencourt Santos e Gerson da Silva Monteiro Durães de Souza
Fernanda tem 16 anos, estuda no Colégio Pedro II - Niterói, é membro da equipe de robótica do colégio e ex estagiária do Museu Nacional. Gerson tem 18 anos, é estudante e membro da equipe de robótica do Colégio Pedro II - Niterói. No Pedro II, no primeiro ano letivo, ingressaram no projeto de robótica, no qual, com muito esforço, aprenderam a trabalhar com plataformas tecnológicas, inéditas para eles. Ao todo, participaram de cinco campeonatos de robótica educacional e de uma competição de corrida de minibarcos elétricos, todos devido ao investimento do Pedro II no projeto de robótica. Por intermédio dos campeonatos, pudemos adquirir experiência com a produção de pesquisas científicas, além de trabalharmos em equipe.


11h - 12h - Eixo Visualização de dados “Projetos criativos: dados entre os sensores, motores e luzes”
- Barbara Castro
Artista-pesquisadora, designer e programadora. É fundadora e diretora do estúdio Ambos&& que une design, arte e tecnologia para projetos culturais e educativos. Desde 2018, Barbara Castro é professora do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Doutora em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, mesma instituição em que defendeu seu mestrado em 2013 em co-orientação com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É colaboradora de grupos de pesquisa como o Núcleo de Arte e Novos Organismos(NANO) e o Laboratório de Visualidade e Visualização (LABVIS) e parceira criativa do VISGRAF - Laboratório de Visão Computacional do IMPA. Foi designer de visualização de dados do projeto Energy Database do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Sua pesquisa e produção artística já foram apresentadas na França, Dinamarca, Portugal, Colômbia e no Brasil em locais como Museu de Arte Moderna (RJ), Museu Nacional da República (DF), Instituto Inhotim (MG), entre outros. Seus trabalhos já foram citados em revistas acadêmicas e eventos internacionais como ‘Siggraph Asia’ na China, por exemplo.


13:30h - 14:30h - Eixo Saúde "Como arduino e camundongos podem atuar no estudo de transtornos mentais?"
- Yuri Travassos
Técnico de informática pela Faetec e graduado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela UFRJ. Trabalhou no Laboratório de Neurociência e Aprimoramento Cerebral com comportamento animal, programação em MATLAB, Python e arduino. Atualmente é aluno de mestrado em Engenharia Biomédica no Laboratório de Engenharia de Sistemas de Saúde da UFRJ.


14:30 - 15:30 - Eixo Moda "Wearables: Computação Vestível"
- Iane Cabral
Artista/designer e idealizadora do  Setor W – um laboratório pop up de discussão e  pesquisa em processos eletrônicos, tecnológicos e experimentais relacionados a Indumentária na busca de multissensorialidade e disposições do corpo em relação a interfaces interativas. Conta com  Performances, Comunicações, Publicações.Residências, Hackathon´s, Oficinas e Exposições em diversos museus e festivais nacionais e internacionais como METABODY INTERFACE 4.0 – Santiago – (CL), 14art – International Meeting of Art and Technology – Aveiro(PT),  CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil- DF, Caixa Cultural, Museu de Arte do RIo, Museu do Amanhã , Campus Party Brasil, Veste Rio, Instituto C&A,MALHA, Maker Faire Rio, SESC, PICNIC Brasil, Sebrae Startup Day,Casa Firjan...


15:30 - 16:30 - Eixo Educação "Projeto Geringato/ SuPyGirls: Empoderamento tecnológico para estudantes da Educação Básica"
- Erica Scheffel
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Informática da UFRJ em linha de pesquisa direcionada à Educação e Sociedade; pós-graduada em Teorias e Práticas Transdisciplinares sobre a Violência na Educação pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos da Fundação Educacional de Macaé (2010) e graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela UFRJ (2004). Professora há 12 anos da Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Macaé na área de Educação Artística, sendo os últimos quatro anos no segmento de Robótica Educacional e produção de games onde treinou equipes de alunos que já conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (2017) e Torneio Juvenil de Robótica (2018).



- Oficinas

10:00 - 13:00 - "Soldando sua primeira plaquinha"
- Yasmin Farias e Lucas Soares
Aprenda sobre eletrônica e robótica pondo as mãos na massa e soldando sua primeira plaquinha. Estrelando o Franzininho nesta oficina super divertida.


13:00 - 17:00 - "Moldando plásticos por termoformação"
- Ricardo Michel
Nesta oficina, os participantes aprenderão a moldar termoplásticos pelo método de termoformação (vacuum forming), usando uma montagem caseira bastante simples e efetiva.  Para tal, serão apresentados diferentes tipos de termoplásticos, suas características e usos, bem como os cuidados necessários para lidar com estes materiais. Os participantes terão a oportunidade de preparar alguns moldes e de produzir peças plásticas a partir deles. As peças produzidas podem ser também moldes para outras peças, embalagens, carcaça de robôs, carrocerias de carros de autorama etc.

Não há pré-requisitos.


10:00 - 11:00 -"Introdução ao Arduino: do pisca-pisca ao semáforo"
- Ariel Benvindo, Thays Martins e Iris Maciel (orientador responsável: Joshua Kritz
)
Esta oficina, é direcionada para quem quer ter o primeiro contato com robótica ou mesmo a placa Arduino. Através de uma atividade totalmente "hands-on" os participantes terão oportunidade de ter contato com os conceitos básicos de robótica, utilizando a placa Arduino, fios e LEDs. Ministrada pelas alunas do NAVE, com duração de 1 hora, ao final da oficina os participantes terão construído seu próprio semáforo automático e, serão desafiados a muito mais.

Iniciante.


11:00 - 12:00 -"Johnny-Five: programando Arduino com Javascript"
- Igor Souza
Que Arduino é uma plataforma incrível todo mundo já sabe, mas vamos ver como é fácil programar Arduino usando a linguagem Javascript, uma linguagem que nasceu pra fazer seu site ficar interativo e hoje serve até pra piscar leds.

Iniciante.


13:00 - 14:00  - "Projetando uma placa do Arduino com CAD Eagle"
- Gabriel Brito Bastos
Nesta oficina iremos aprender sobre o software de CAD Eagle, um dos programas mais utilizados para projetar placas de circuito impresso. Durante a oficina, iremos aprender todas as funções essenciais para o desenho de uma PCI e assim iremos desenhar juntos uma placa standalone utilizando o controlador principal da placa do Arduino, o AtMega328 possibilitando as pessoas a criarem sua versão da placa do Arduino com diferentes características.

Intermediário.


14:00 - 15:00  - "Redes de Sensores Sem Fio com MQTT"
- Kaylani Bochie
A oficina descreve sucintamente os passos necessários para desenvolver e colocar em funcionamento uma rede de sensores sem fio através do protocolo MQTT. Cobre-se a configuração de um broker e de clientes (nós de sensoriamento com ESP8266). Também podem ser abordadas boas práticas de segurança em soluções IoT.

Intermediário.


15:00 - 16:00  - "Arduino.py"
- Yasmin Farias e Lucas Soares
Utilizando Python com Arduino Aprender como a linguagem Python para fazer comunicação com placa Arduino. Vamos mostrar como essa união pode resultar em projetos incríveis, além de fazermos um algorítimo real na prática.

Iniciante.

Sobre o produtor

Instituto HUB

O iHub é uma plataforma - físico e virtual - que pretende reunir indivíduos, cidadãos e consumidores que atuam ou pretendem atuar nesse cenário de construção de uma Nova Economia, onde o conhecimento é livre, o desenvolvimento e a construção de soluções e produtos são facilitados, as fronteiras estão diluídas, as coisas são ressignificadas, a conectividade é intensa, os ativos são compartilhados, as forças produtivas colaboram, as tecnologias são democratizadas e a criatividade é a linguagem com

Local

FIRJAN SENAI Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 417, Maracanã
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.