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Evento encerrado

ARDUINO DAY MANAUS 2018

Manauara Shopping - Manaus, AM
31 de março de 2018, 13h-21h

Ingressos

Palestras
R$ 40,00  (+ R$ 4,00 taxa)
em até 10x R$ 5,16
Vendas até 30/03/2018
Encerrado
Palestras+Oficina 1
R$ 60,00  (+ R$ 6,00 taxa)
em até 10x R$ 7,73
Vendas até 31/03/2018
Encerrado
Palestras+Oficina 2
R$ 60,00  (+ R$ 6,00 taxa)
em até 10x R$ 7,73
Vendas até 31/03/2018
Encerrado
Palestras+Oficina 3
R$ 60,00  (+ R$ 6,00 taxa)
em até 10x R$ 7,73
Vendas até 31/03/2018
Encerrado
Palestras+Oficina 4
R$ 60,00  (+ R$ 6,00 taxa)
em até 10x R$ 7,73
Vendas até 31/03/2018
Encerrado
Palestras+Oficina 5
R$ 60,00  (+ R$ 6,00 taxa)
em até 10x R$ 7,73
Vendas até 31/03/2018
Encerrado
Palestra+Oficina 6
R$ 60,00  (+ R$ 6,00 taxa)
em até 10x R$ 7,73
Vendas até 31/03/2018
Encerrado
Programação também é coisa de meninas!
Grátis
Vendas até 30/03/2018
Encerrado

Descrição do evento

ARDUINO DAY MANAUS 2018

TEATRO MANAUARA - 31 DE MARÇO | 13H ÀS 21H


O Arduino Day 2018 é um evento que acontece simultaneamente no mundo com o objetivo de juntar as pessoas que trabalham e respiram tecnologia, criando projetos e soluções de baixo custo usando esta incrível plataforma que é o  Arduino.


A ideia é dedicar um dia completo para aprender, ensinar, construir e apresentar projetos e por a mão na massa. Para quem não tem conhecimento prévio e nem possui um Arduino, o evento propõe oportunidades para aprendizagem com PALESTRAS, OFICINAS,  ESPAÇO PARA APRESENTAR SEU PROJETO onde os participantes terão um espaço de tempo para explanarem seus projetos e ideias.


PROGRAMAÇÃO


13:00 - CREDENCIAMENTO


13:15 - ABERTURA


13:30 - Makers Manaus - Fab Lab: Tecnologia para todos!

Um Fab Lab permite que qualquer um tenha acesso a seu espaço e possa fabricar coisas. Pode ser um designer, um arquiteto, um engenheiro, uma pessoa sem formação específica, alguém que não sabe nada a respeito do assunto e teve uma ideia ou tem muita vontade de aprender coisas novas. Mais do que oferecer tecnologias avançadas, acreditamos que o futuro está no chamado Fab Lab 2.0 que, cada vez mais, instigará os usuários a criar suas próprias máquinas.


14:15 - Braço Robótico - Juliana Leão/Claudio Junior/Larissa Girão

Braço robótico utilizando o microcontrolador Arduino, fazendo a comunicação deste via rádio frequência. A estrutura foi completamente feita manualmente pelos estudantes utilizando alumínio e madeira. Certas partes da estrutura também foram feitas por impressão 3D.


14:30 - Roupa Interativa com Arduino Lilypad - Tiago Cauassa

Blusa com LED e arduino lilypad para sinalizar a direção de ciclistas.


15:00 - Jucimar Silva - Mercado de Jogos Digitais no Brasil e no mundo

Qual a  situação atual do mercado de jogos no Brasil e no mundo e mostrar as perspectivas para quem quiser ingressar nessa empolgante área.


Engenheiro de Software formado pela Universidade Federal do Amazonas em 1995. Em 2003 concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2013 concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. No período de 2005 a 2007 foi Subsecretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Manaus. Ingressou em 2008 na Universidade do Estado do Amazonas e em 2014 criou o LUDUS, Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativo. Atualmente é coordenador do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, do Bacharelado em Sistemas de Informação da UEA e pesquisador do Samsung Ocean na área de Jogos Digitais. Suas área de interesse são Jogos Eletrônicos, Engenharia de Software e Linguagens de Programação.


15:45 - Marco Cristo - Inteligência artificial: uma revolução em curso

Desenvolver máquinas que pensam por conta própria é um dos desafios da nossa época, e a questão já é vista com temor por pesquisadores e políticos.


Marco Cristo é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e atua como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, onde faz pesquisa principalmente relacionada com Aprendizagem de Máquina e Mineração de Dados. Seus interesses de pesquisa incluem aprendizagem profunda, identificação de tópicos, interfaces inteligentes, recomendação, publicidade na Web, sistemas de busca, técnicas de aprendizagem de máquina incluindo classificação e previsão, programação genética, ranking em sistemas de recuperação de informação e modelagem probabilística em geral.


16:30 - Camila Pinto - A importância do erro

E quando aquilo que você mais teme pode na verdade ser um grande professor? Vamos falar sobre como o Erro é demonizado pela Ciência mas, ao mesmo tempo, pode ser o maior amigo do Maker.


Camila Pinto é Engenheira de Controle e Automação e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV-SP. Mestre na gambiarra com cola mil e palha de aço, é apaixonada pela Cultura Maker: já construiu robôs com sucata e arregaçou as mangas em projetos de automação, melhoria de processos, construção e quaisquer outras iniciativas profissionais.



17:15 - Jordan Queiroz - Fingerprinting: Será que você está sendo rastreado?

Talvez não seja mais novidade que não existe privacidade na Web, mas como isso é feito? Como se precaver? Como isso pode impactar sua vida online? Isso é totalmente ruim? Nessa palestra será abordado o que é Web Fingerprinting, como funciona, alguns exemplos e como isso pode impactar sua vida online. Além disso, algumas ferramentas disponíveis para se proteger serão brevemente apresentadas.


Desenvolvedor de Software no SIDIA. Possui graduação em Sistemas de Informação pela UFAM e atualmente é mestrando em Informática pela UFAM. Possui interesse em segurança e desenvolvimento de sistemas, música, Netflix, videogames e pizza. 


18:00 - Keep Smiling - José Filho/Márcio de Menezes/Anderson Silva de Sá/Mario Torres/Paulo Henrique/Alan Jonathan/George Lucas

Que tal transformar o tempo de escovação em diversão? Veja como seus filhos se envolvem e aprendem com o aplicativo Keep Smiling, sem você ficar perguntando se eles foram escovados ou por quanto tempo graças ao modo interativo de escovar de dentes. A solução oferece um "device"  baseado na plataforma arduino que pode ser plugado em qualquer escova de dente e se comunica com o seu dispositivo móvel, monitorando e identificando os movimentos de escovação dos seus filhos.


18:15 - Prótese de Mão de uso Educacional - Humberto  Gadelha

Prótese que utiliza peças de brinquedo e PONTE H de circuitos Rf para controlar os motores com o Arduino Nano. Teclas A, S e D simulam sensores de movimento solicitado (individual ou combinação).


18:45 - Ana Franco - O uso do VR na área da saúde e os desafios de UX envolvidos

O VR tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, não é surpresa que ele tem sido um sucesso em shoppings e eventos, pois pode proporcionar ao usuário uma experiência imersiva, divertida e atrativa. Porém, o uso do VR pode ir muito além. Com a expansão do mercado e evolução da tecnologia, surgem oportunidades de uso de aparelhos VR em áreas diversas, inclusive, saúde. São inúmeras as possibilidades, ele pode ser utilizado para simulações de cirurgias, terapia, tratamentos, treinamentos, etc.

 

Nesta palestra, será relatada uma experiência na criação de UX para projetos VR na área da saúde, tendo como case principal um projeto cujo o intuito é treinar e conscientizar os médicos sobre o Parto Adequado, procurando diminuir a quantidade de cesáreas, quando as mesmas não são necessárias.

 

Além disso, será relatado quais foram as principais diferenças entre o paradigma mobile e VR, a experiência na comunicação com médicos para geração do conteúdo, roteiro, parâmetros e que estratégias buscou-se adotar para comunicar as diretrizes de desenvolvimento para toda a equipe envolvida: profissionais de medicina, desenvolvedores, testers, artistas 3D e outros designers.

 

Especialista em Design, Comunicação e Multimídia. Possuo 6 anos de experiência em interfaces digitais trabalhando com web, mobile, smartwatches e realidade virtual. Estou a 4 anos como Designer de Interação no SIDIA. Nos últimos 1 ano e meio, minhas principais atividades envolveram a atuação em projetos VR voltados para a área da saúde.


19:30 - Pedro Cavalcante - Existe realmente uma escassez de habilidades na comunidade de TI?

E o setor de TI tem aumentado seu espectro de atuação com outras áreas (engenharia, advocacia, contabilidade, etc) e isso amplia a demanda por profissionais como desenvolvedores, designers e analistas de dados). Como se preparar para esse cenário? Vamos bater um papo sobre isso?


Empreendedor, formado em Engenharia Elétrica. Possui 11 anos de experiência com desenvolvimento de soluções e 4 anos de experiência com Gestão de Projetos. Atualmente é CEO da Communy, app que faz gestão de condomínios.


20:15 - Utilizando o ESP8266 NODEMCU Para Automação - Geferson Oliveira / David Cauassa/Antonio Freire/Elyseo Mesquita


O objetivo deste projeto é aplicar esta tecnologia para a automação de Residências, Industrias ou prédios, controlando cargas como Lâmpadas, Tomadas, dataShows e sonorização através de uma aplicação em tempo Real, onde o usuário poderá através de um ponto Wi-Fi controlar tais dispositivos utilizando apenas o seu celular ou Computador. Uma simples e eficiente aplicação foi desenvolvida para que o usuário com um simples toque gerencie tais dispositivos, ligando ou desligando os mesmos.


20:30 - Plataforma robótica didática programável por smartphone - Yallis Sousa

Um pequeno robô que pode ser controlado e programado através de um aplicativo de celular usando programação por blocos, de forma simples e interativa. Pensado como uma proposta para o ensino de conceitos básicos de lógica de programação a crianças por meio da Robótica Educacional.


21:00 -  Rodrigo Correa -  Business [Oriented] Design

Como o Design pode se tornar uma ferramenta estratégica para a construção de negócios inovadores. O Business Design se baseia em uma abordagem orientada ao cliente, que permite acelerar o processo de desenvolvimento de negócios através da experimentação, e o papel do Business Designer é encontrar o equilíbrio entre as necessidade dos usuários e as necessidades do cliente. Para isso, pensar em viabilidade, modelos de negócios, e outros aspectos de negócios torna essa prática fundamental para o sucesso de projetos inovadores.


Business Designer no SIDIA. Mais de 15 anos de experiência em tecnologia trabalhando com web, mobile, TV, realidade virtual, realidade aumentada e tecnologias vestíveis. Passou anteriormente por centros de P&D de grandes multinacionais, como NOKIA e AOC/PHILIPS. Especialista em Design e Mercado, concluindo Mestrado em Design.



OFICINAS


OFICINA 1 : Arduino Básico - Flávio Tomé | 13:30 às 17:30


Técnico em Informática formado pelo CEFET/AM e acadêmico de Engenharia da Computação UFAM.


OFICINA 2: Monte sua placa Roduino - Rodrigo Costa | 13:30 às 17:30

Criador da Placa Roduino - Um Arduino Standalone Feito em Casa! É autor do Blog e do canal no youtube: EletronicaParaTodos.com.Técnico em Eletrônica Analógica com ênfase em Digital - Fundação FUCAPI. Conhecimento em Eletrônica Aeroespacial (Normas IPC-620, NASA e ECSS).


OFICINA 3: IoT com a plataforma KNoT - Vitor Aquino/João Alexandre | 18:00 às 22:00



Venha construir soluções de IoT utilizando a plataforma brasileira para internet das coisas: KNoT. KNoT é uma plataforma open source, fim-a-fim (hardware e software) que utiliza Arduino para construção de dispositivos conectados. Neste workshop você aprenderá os principais conceitos de IoT, como montar um IoT device, um gateway e como enviar os dados do device para a nuvem para que sejam controlados pelas aplicações.

Conheça mais o KNoT em: http://knot.cesar.org.br


OFICINA 4: Python para Ciência de Dados - Márcio Palheta | 18:00 às 22:00


Python é a linguagem mais adotada para a área de Ciência de Dados, devido á sua simplicidade e sintaxe intuitiva. Nesta oficina, apresentaremos os conceitos e fundamentos que tornaram a linguagem uma das mais usadas entre os cientistas de Dados do mundo. 


Márcio Palheta é programador com 17 anos de experiência; Mestre em Recuperação da Informação, pelo ICOMP/UFAM;  Doutorando em Inteligência Artificial, pelo mesmo Instituto;
Há 9 anos docente de computação; Empreendedor entusiasta de inovações tecnológicas; e 

CEO da Buritech, startup voltada à criação de produtos em Data Science. 


OFICINA 5: Criando coisas inteligentes com NodeJS e Arduino - Orlewilson Bentes

18:00 às 22:00

Graduado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ensino Superior Fucapi (2006), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente, é professor universitário na Martha Falcão/Devry e pesquisador no Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN). Principais áreas de interesse: Qualidade de Experiência (QoE), Computação nas Nuvens (Cloud Computing), Internet das Coisas (Internet of Things - IoT).


OFICINA 6: Arduino com Android - Eduardo Silva | 13:30 às 17:30

Aprenda a controlar o Arduino através de um dispositivo móvel com sistema operacional Android, utilizando a comunicação bluetooth. O aplicativo vai ser desenvolvido no Android Studio que é um ambiente de desenvolvimento integrado para desenvolver para a plataforma Android.


OFICINA 7: Crianças no Circuito  - Karla Pereira | 13:30 às 16:30

É uma oficina de circuitos elétricos com massa de modelar. A massa de modelar encontrada no mercado é condutora e é possível montar circuitos elétricos usando-a como meio condutor. Com o auxílio de baterias e LEDs, o circuito é complementado. O objetivo da oficina é ensinar as crianças a criarem objetos  ou seres a partir dessas massas e iluminarem os mesmos por meio de LEDs.

Crianças de 6 a 10 anos.


Aluna de doutorado em Informática (UFAM) e Pesquisadora no Grupo de Segurança de Sistemas e Tecnologias Emergentes (UFAM). Mestre  em Informática (UFAM). Especialista em Gestão Estratégia em Tecnologia da Informação (Universidade Gama Filho). Formada em Processamento de Dados (UEA). Formada em Administração (UFAM). Técnica em Eletrônica. Cofundadora do Makers Manaus. Juíza da Competição First Lego League (Etapa Regional). Tem experiência com Scratch e Arduino para crianças e adultos.  Trabalha com intercâmbio de empresas na América Latina (Wave México).


OFICINA 8:  No mundo da robótica  - Glauco Aguiar | 13:30 às 17:30



A garotada vai aprender alguns tipos de sensores e motores, tudo por meio de brincadeiras e quizzes. Vamos montar alguns robôs, ensinar a programá-los e propor desafios para os pequenos. Tudo para que eles enxerguem que a robótica será uma ferramenta tão importante quanto os computadores são hoje. Vamos contar para as crianças como os robôs estão mudando o mundo.


Glauco Aguiar tem 31 anos é CEO da ManaósTech. Curador do Global Shapers Manaus pelo fórum econômico Mundial.Co fundador do Makers Manaus.Empreendedor do ano de 2017 pelo Jaraqui Valley. Coordenador do Desafio SECOP 2016. Mestrando em Engenharia Elétrica. Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos. Graduado em Sistemas de Telecomunicações.Técnico em Eletrônica. Experiência de 11 anos com Telecomunicações via Satélite. Palestrante em temas de IoT, Robótica, Impressão 3D e Educação Tecnológica. Professor de Eletrônica, Telecomunicações, Eletrotécnica e robótica. 


OFICINA 9:  Programação também é coisa de meninas!   - Cunhantã Digital e PyLadies Manaus | 13:30 às 17:30


A oficina "Programação também é coisa de meninas" é voltada para estudantes, incluindo universitárias, profissionais que ainda não tiveram contato com programação e curiosas.

Maratonas, olimpíadas, hackathons, desenvolvimento de aplicativos e oficina de Python.

O Cunhantã Digital busca estimular a presença das mulheres da região amazônica em áreas de ciência & tecnologia.

PyLadies é um grupo internacional, com foco em ajudar mais mulheres a se tornarem participantes ativas e líderes da comunidade de código aberto Python.

Mulheres a partir de 14 anos. Levar notebook para a oficina.

Sobre o produtor

Local

Manauara Shopping
Highlights info row image Av. Mário Ypiranga Monteiro, 1300, Adrianópolis
Manaus, AM

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