7 jul - 2021 • 14:00 > 16:00
Evento Online via Google Meet
Capacitação para o uso do Índice de Governança Municipal (IGM/CFA) para a Melhoria da Gestão Municipal
JULHO/2021
1. HISTÓRICO
Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município.
A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos Indicadores. As médias dos indicadores criam as Dimensões e a média das dimensões criam a nota geral do IGM/CFA.
O IGM/CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.
Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.
A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.
Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.
2. PÚBLICO ALVO
Gestores municipais – O Índice pode ajudar os gestores dos municípios a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região.
Cidadãos – Com acesso à informação, estimula-se a participação social, contribuindo ainda para maior integração do governo com a sociedade.
Setor privado – Pode orientar o setor em suas ações voltadas para o desenvolvimento, incluindo alocação de recursos e público-alvo de suas atividades.
Pesquisadores – Com dados abertos, possibilita diversos tipos de análises sobre os municípios, estados e regiões brasileiras, sendo possível identificar exemplos de boas práticas e os principais desafios enfrentados.
Com os resultados do IGM/CFA o Sistema CFA/CRAs tem em mãos diversas possibilidades de utilização do Índice para promover boas práticas de gestão e governança pelo Brasil como debates, seminários, publicações, workshops, e prêmios para as melhores práticas.
3. CARGA HORÁRIA, DIA E HORÁRIO DAS AULAS
A Oficina terá duração de 2h, em um encontro online realizados através da plataforma Google Meet, no dia 07 de julho (quarta), das 14h às 16h.
4. INVESTIMENTO
O evento será totalmente gratuito.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Abertura;
Apresentação do Sistema CFA/CRAs;
Ferramenta IGM-CFA;
Aplicações Práticas;
Outras Ferramentas de Gestão;
Dúvidas;
Encerramento
6. FACILITADORES
Câmara de Gestão Pública/CFA
Adm. Fábio Mendes Macêdo (Diretor)
Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Jurídicas Aplicadas Rio Branco, Pós-Graduado em Finanças/Auditoria/Controladoria pela UNINORTE, possui MBA Gestão Pública com ênfase em Controle Externo. É graduado em Direito pela FAAO. Atualmente é Conselheiro Federal pelo Estado do Acre no Conselho Federal de Administração (CFA) e Diretor da Câmara de Gestão Pública da autarquia. Exerce ainda atividades na área de consultoria empresarial nas áreas financeira, desenvolvimento setorial e gestão da produção e qualidade pelo Sebrae-Acre. É instrutor e palestrante nos eixos: Educação Orçamentária, Inovação e Mundo do Trabalho pelo SESI-Acre. É Administrador Público na Secretaria de Produção e Agronegócio – SEPA desde 2012. Foi Técnico em Gestão Pública no IDAF/OCA/SESACRE do Estado do Acre de 2007 a 2012. Foi Coordenador - Analista de Logística Vivo-RO 2005.
Adm. Cássio de Mattos Dias
Graduado em Administração pelo ICESP e Pós Graduado em Gestão Empresarial pelo Uniceub. Já atuou como Analista Financeiro na Brasal Refrigerantes LTDA, representante da Coca-Cola Indústria LTDA no centro-oeste. Atualmente, atua como Administrador no Conselho Federal de Administração, exercendo atividades na Câmara de Gestão Pública.
Tecnólogo Marcelo Gomes
Graduado como Tecnólogo em Gestão Pública e com formação em consultoria municipal. Trabalhou no junto ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Secretaria de Transporte do Distrito Federal. Desde 2016 faz parte de Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração tendo participado, dentre outros trabalhos, da construção do Índice CFA de Governança Municipal.
7. INSCRIÇÃO
As Inscrições serão realizadas até o dia 06 de julho de 2021, através do site do CRA-ES (www.craes.org.br). Realizada a inscrição, o IAES encaminhará a confirmação, link do curso e demais informações para o e-mail cadastrado.
8. CERTIFICADO
Para fazer jus ao certificado do curso, que será emitido com a chancela do CRA-ES o participante deverá participar, obrigatoriamente, de todo o evento. O certificado será enviado para o e-mail cadastrado em até 5 (cinco) dias úteis após o término do curso.
9. INFORMAÇÕES
Telefone: (27) 2121-0525 / (27) 99919-1317
www.craes.org.br
Instituto de Administração do ES (IAES)
O IAES é a área responsável pela organização dos eventos e treinamentos do Conselho Regional de Administração do ES (CRA-ES).