Apresentação do instrumento ABLLS (The Assessment of Basic Language and
Learning Skills) - VERSÃO TRADUZIDA
Antes do curso, os inscritos receberão um texto e um teste a ser realizado, para o desenvolvimento de conhecimentos prévios necessários para a compreensão do curso.
Carga horária: 12h à distância (processo preparatório) + 18h
presenciais = certificado de 30h
Vagas super limitadas seguem as informações de inscrição:
Aprenderemos a aplicar o ABLLS, que é um protocolo de avaliação de habilidades em vários níveis e modalidades. Após a aplicação, é necessário determinar um conjunto de programas comportamentais para o desenvolvimento da pessoa avaliada, este é outro conteúdo do curso, como fazer esta seleção.
Desenvolvido pelo Dr. Partington, o sistema ABLLS é uma ferramenta de avaliação, guia curricular e sistema de rastreamento de habilidades usado para ajudar a orientar as instruções de linguagem e habilidades críticas do aluno para crianças com autismo ou outras deficiências de desenvolvimento. Esta ferramenta prática e favorável aos pais pode ser usada para facilitar a identificação das habilidades necessárias para o seu filho para se comunicar efetivamente e aprender com experiências do dia a dia.
O ABLLS fornece uma revisão abrangente de 544 habilidades de 25 áreas de habilidades, incluindo linguagem, interação social, auto-ajuda, habilidades acadêmicas e motoras que geralmente desenvolvem crianças adquirem antes de entrar no jardim de infância. Os itens da tarefa dentro de cada área de habilidade são organizados de tarefas mais simples a mais complexas. As habilidades expressivas de linguagem são avaliadas com base na análise comportamental da linguagem apresentada pelo Dr. B.F. Skinner em seu livro Comportamento verbal (1957).
Os resultados da avaliação permitem aos pais e profissionais identificar os obstáculos que têm impedido uma criança de adquirir novas habilidades e desenvolver um currículo abrangente, altamente personalizado e baseado em linguagem.
Professora:
Aída Teresa Brito
Doutora do Programa de Pós- Graduação em Educação pela UFPI, Mestre em Educação, Psicóloga e Psicopedagoga, Formação em TEACCH e PECs, tem experiência na área de Psicologia Clínica Infantil e Educação. Pesquisa e atua na área de Inclusão, com ênfase no estudo de Tecnologia Assistiva e ABA. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comportamento verbal de crianças com autismo no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Sistemas de Comunicação Alternativos.
Doutorado em Educação
(Conceito CAPES 4).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Prática Educativa no AEE: os efeitos do manejo comportamental no uso da comunicação alternativa e ampliada para o favorecimento da comunicação em alunos com autismo, Ano de obtenção: 2016.
Orientador:
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa.
Mestrado em Educação
(Conceito CAPES 4).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A aplicação de sistemas suplementares de comunicação na educação infantil em crianças com Transtornos Globais do desenvolvimento.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador:
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa..
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Mediação; Educação; Inclusão.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Especialização em Terapia Analítico-Comportamental Infantil. (Carga Horária: 540h).
Instituto Brasileiro de Análise do Comportamento, IBAC, Brasil.
Título: Terapia Analítico-Comportamental Infantil.
Orientador: Laércia de Abreu Vasconcelos.
Especialização em psicopedagogia. (Carga Horária: 540h).
Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER, Brasil.
Título: A Influência dos reforçadores sobre a motivação e o resultado no desempenho escolar.
Orientador: Rosimary Trevisan.
Aperfeiçoamento em CEU.
Foxylearnig, FOXYLEARNING, Estados Unidos.
Título: A Case Study in the Misrepresentation of Applied Behavior Analysis in Autism: The Gernsbacher Lectures CEU Activity. Ano de finalização: 2018.
Aperfeiçoamento em Curso de Formação Continuada para prof. em AEE. (Carga Horária: 448h).
Universidade Federal do Ceará, UFCE, Brasil.
Título: Curso em Formação Continuada para Professores para o AEE- Atendiemnto Educacional Especializado. Ano de finalização: 2011.
Aperfeiçoamento em ABA.
Associação dos amigos dos autistas, AMA, Brasil.
Título: ABA. Ano de finalização: 2008.
Aperfeiçoamento em Treinamento no Método TEACCH.
Associação de Amigos do Autista, AMA, Brasil. Ano de finalização: 2005.
Aperfeiçoamento em ABA.
Associação de Amigos do Autista, AMA, Brasil. Ano de finalização: 2005.
Aperfeiçoamento em Relation Play.
Associação de Amigos do Autista, AMA, Brasil. Ano de finalização: 2005.
Aperfeiçoamento em Diagnóstico e Intervenção Precoce.
Associação de Amigos do Autista, AMA, Brasil. Ano de finalização: 2005.
Aperfeiçoamento em Sistema de Comunicação por troca de Figuras.
Associação de Amigos do Autista, AMA, Brasil. Ano de finalização: 2005.
Aperfeiçoamento em Abordagens lúdicas, artísticas e psicomotoras. (Carga Horária: 180h).
Centro de Apoio Educacional, LUDUS, Brasil.
Título: Abordagens lúdicas na psicopedagogia. Ano de finalização: 2004.
Graduação em Bacharel e Licenciado em Psicologia e Psicólogo.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: A influência dos reforçadores sobre a motivação e o resultado no desempenho escolar.