App Sympla
Baixe agora

Antropologia, Design e Consumo: bases teóricas para criar objetos

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Antropologia, Design e Consumo: bases teóricas para criar objetos

Evento online
29 de julho de 2019, 19h - 02 de agosto de 2019, 21h

Ingressos

Inscrição
R$ 60,00
em até 12x R$ 6,02
Vendas até 29/07/2019
Encerrado

Descrição do evento

SOBRE O CURSO

No curso vamos discutir temas das Antropologia mais diretamente relacionados ao Design, como uma base para o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam demandas e desejos e aprimorarem a experiência das pessoas no processo de consumo. Com caráter mais teórico, visa aprofundar conteúdos e conceitos que fundamentem a prática do Design.

 

Inicialmente será trabalhada a perspectiva crítica dos conceitos de Culturas e a sua construção temporal, bem como a perspectiva da etnografia como prática antropológica e prática mercadológica. Em seguida será analisada a metamorfose dos objetos em mercadorias a partir das concepções de circulação e biografias. De forma complementar – e como uma passagem para o estudo do consumo – faremos uma abordagem sobre a perspectiva do dinheiro como fonte de posicionamentos de classes, inclusão e segregação de grupos sociais. A aula de antropologia do consumo retomará os temas de circulação e distinção de classe através dos objetos. Por fim faremos uma leitura e análise da relação entre Antropologia e Design e como estas duas disciplinas e campos profissionais têm se articulado.

 

TEMAS DAS AULAS

 

29/07 - Cultura, Etnografia e o exercício da compreensão de nós e dos outros

30/07 -A circulação dos objetos e a metamorfose da mercadoria

31/07 - Dinheiro, consumo e desenvolvimento

01/08 - Antropologia do consumo

02/08- Antropologia e Design

 

As aulas irão ocorrer sempre entre 19 e 21 horas.

 

FORMATO

Online ao vivo via plataforma a ser disponibilizada após inscrição. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por seis meses para os inscritos.

 

ACESSO AOS CONTEÚDOS

Os inscritos receberão acesso à biblioteca de textos e outros conteúdos relacionados às aulas, bem como às apresentações.

 

PÚBLICO-ALVO

Interessados no debate entre a Antropologia e Design. Pessoas ligadas ao desenvolvimento de produtos. Pesquisadores que trabalham com experiência do usuário ou experiência do consumidor.

 

TUDO QUE FAZ PARTE DO WORKSHOP

·         10 horas de Workshop online

·         Conteúdo do curso e acesso à biblioteca de textos 

·         Certificado de participação

 

PRÉ-REQUISITOS

Sem pré-requisitos

 

FACILITAÇÃO

ELIZETE IGNÁCIO, é antropóloga, consultora, pesquisadora, professora, blogueira de LinkedIn. Já atuou em mais de 100 projetos de pesquisa em marketing, avaliação de projetos, políticas públicas e UX, sendo líder de mais de 60 deles. Sua experiência inclui a elaboração e gestão de orçamentos de pesquisa acima de R$ 1 milhão (sim, eles existem!). Atualmente é sócia da Clave de Fá Inteligência em Pesquisa e professora do curso Master em Branding, do IED Rio.

https://www.linkedin.com/in/elizete-ignacio/

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO/ADIAMENTO 

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE

– Não haverá reserva de vagas. O participante deverá efetuar a inscrição via Sympla.

– Não haverá reembolso em caso de desistência, sendo possível a indicação, sem custos, de outro participante, até 24 horas antes do início do workshop. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante desistir do curso após seu início.

 

Obs.: A organização do workshop absorve as taxas do Sympla e demais custos. Por esta razão não haverá política de desconto para este workshop.

 

POR INICIATIVA DOS ORGANIZADORES DO EVENTO

- O curso poderá ser cancelado ou adiado com 3 dias úteis de antecedência da data prevista para seu início.

 - Na hipótese de cancelamento, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, valor integral deduzido 20% de taxas administrativas do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até quinze dias úteis, para pagamentos feitos por boleto bancário e por meio de estorno, para os que pagaram com cartão de crédito (em caso de valor parcelado, será feito o estorno da(s) parcela(s) paga(s)).

 - Na hipótese de adiamento, e na impossibilidade do participante em ir ao evento em nova data, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail fale@clavedefa.co o valor integral deduzido 20% de taxas administrativas, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até quinze dias úteis, para pagamentos feitos por boleto bancário e por meio de estorno, para os que pagaram com cartão de crédito.

 

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO!

Você ainda está com alguma dúvida sobre o workshop? Escreve para gente em fale@clavedefa.co.

Sobre o produtor

Clave de Fá

Transformamos descobertas de pesquisa social em estratégias para desenvolver projetos e negócios . Combinamos métodos e tecnologias humanas para gerar aplicações para o público-alvo e gerar mensuração de impacto social.

Serviços:

*Lab Pesquisa*
Combinamos métodos de tecnologias humanas para criar estratégias orientadas para pessoas, comunidades e grupos.

*Lab Pensamento*
Promovemos diálogos acadêmicos para ampliar a base de conhecimento de nossos clientes e parceiros.

*Lab Engajamento*
Criamos soluções para engajamento através marketing de causas, plataformas interativas e pesquisas contínuas.

*Lab Soluções*
Modelagem de dados e execução de projetos e serviços a partir da compreensão do comportamento social.

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.