Fale com o produtor

O evento já encerrou...

André ou Receita para se Fazer um Monstro | 7.10.2019 | Teatro Bruta Flor

Carregando recomendações...
Evento encerrado

André ou Receita para se Fazer um Monstro | 7.10.2019 | Teatro Bruta Flor

07 out - 2019 • 20:00 > 07 out - 2019 • 21:00

 

Descrição do evento

Espetáculo André ou Receita para se Fazer um Monstro transforma literatura em teatro, com participação de Luiz Carlos Vasconcelos

A temporada Paulistana do espetáculo “André ou Receita para se Fazer um Monstro” será realizada de 06 a 28 de outubro, de domingo a segunda-feira, no Teatro Bruta Flor, situado na Rua Augusta, n° 912, sala n° 12 - Centro (Baixo Augusta). O projeto estreou em João Pessoa (PB), em junho de 2018, em julho, cumpriu temporada de um mês no Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina, com aporte da Funarte. Logo, fez apresentação no Rio Grande do Sul e Uruguai. 
O espetáculo solo “André ou Receita para se fazer um monstro” é um projeto do ator/produtor gaúcho, radicado em São Paulo, João Monteiro, com participação do ator Luiz Carlos Vasconcelos e direção de João Paulo Soares, ambos do Piollin Grupo de Teatro (PB). O espetáculo é inspirado no personagem André, do livro “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, e nos contos do livro “Receita para se fazer um monstro”, de Mário Rodrigues (vencedor do Prêmio Sesc Literatura 2016/categoria contos).
Participação especial de Luiz Carlos Vasconcelos
O espetáculo conta com a participação especial do ator Luiz Carlos Vasconcelos. Ele interpreta o pai do personagem central (André) e aparece em diversos momentos. Por vezes como uma imagem evocada pela memória de André ou como a voz que ecoa em sua cabeça, despertando memórias há muito escondidas. Luiz Carlos escreveu suas falas, e auxiliou na criação da dramaturgia, sendo parte importante do projeto, auxiliando a universalizar a relação pai e filho, e abordar tópicos como o tempo, amor e relações humanas. 
Uma dramaturgia em recortes
O texto do espetáculo foi adaptado por João Monteiro a partir de duas obras literárias e experiências pessoais, o que torna o projeto um intercâmbio entre linguagens quando transformado em dramaturgia. André ou Receita par se Fazer um Monstro analisa a questão da violência e sua reiteração na sociedade, por meio do âmbito familiar. O personagem André relata suas vivências e conflitos familiares em um processo de construção da identidade e busca por autoconhecimento. Entre devaneios, visões e um comportamento por vezes esquizofrênico, ele se redescobre e revela um ato cometido no passado. Como um animal que começa a entender suas necessidades mais primárias, como matar, amar e sobreviver. O espetáculo traz o questionamento - Do que somos capazes de fazer quando somos nós mesmos? 
“Falar sobre violência e autoconhecimento é imprescindível no momento presente. André expõe seus devaneios sobre família, morte e vida, de forma contundente, busca trocar experiências com o espectador fazendo com que ele se identifique nos pequenos gestos, nos detalhes, percebendo como somos conduzidos aos atos agressivos de forma despercebida”, acrescenta João Monteiro.
“Foi quando João falou de sua paixão pelo filme Lavoura Arcaica. A partir daí começamos a pensar em mesclar esses universos, usando-os como inspiração. Fui pedindo a ele que escrevesse coisas suas, também, para compor André. Como acontece com meus projetos a gente foi se adequando com a regência do que foi surgindo nos ensaios. Como na maioria dos meus espetáculos, vamos por um caminho muito realista, que exige uma verdade, ou melhor, mais que isso, exige uma sinceridade do ator para se chegar num realismo, naturalismo, que seja convincente”, pontua João Paulo Soares.


Espetáculo: André ou Receita para se Fazer um Monstro
Local: Teatro Bruta Flor
            Rua Augusta, n° 912, sala n° 12 - Centro (Baixo Augusta)

Data: 6 a 28 de outubro (domingos e segundas-feiras)
Hora: às 20h
Ingressos: 40 reais e 20 reais (meia entrada e lista amiga)



João Monteiro - ator 
Ator, jornalista e produtor, nascido em Jaguarão (RS), radicado em São Paulo, atualmente integra o Grupo de Teatro Macunaíma, de Antunes Filho. Foi integrante do Grupo de Teatro Nós do Morro (RJ), Cia Guerreiro (RJ) e Teatro Escola de Pelotas (RS). Participou de diversas produções em teatro, dança e TV, entre elas a novela Poder Paralelo (Rede Record), o longa Tim Maia (Mauro Lima) e o espetáculo Dante’s Purgatorio, dirigido por Jorge Farjalla, no qual foi protagonista. 
Estudou interpretação para TV, Cinema e Teatro com professores/preparadores como Wolf Maya, Sérgio Penna, Duda Maia, Ariane Mnouchkine (Theatre du Soleil), Jorge Farjalla, Armazém Cia de Teatro, Grupo Galpão, entre outros. 
 
João Paulo Soares - diretor 
Integrante do Grupo Piollin de Teatro e professor de interpretação no Centro Estadual de Artes (CEARTES), em João pessoa. Coordena e dirige leituras, oficinas e cursos de teatro. Recentemente dirigiu os espetáculos “O Reino de Ariano” (2015), com o ator Luiz Carlos Vasconcelos, "Razão pra Ficar" (2016), "503" (2016) e " Outubros" (2016). Também é responsável pela preparação de elenco do filme "A Ética das Hienas" de Rodolpho Barros. 
Em Londres, estudou cinema no Greenhill College e no Stanmore College. No teatro, participou de inúmeras montagens e trabalhou com diretores como Enrique Diaz, Pascoal Villaboim, Henrique Antoun e Marcos Fayad. Protagonizou o espetáculo “A Gaivota” de Anton Tchekhov do Grupo Piollin de Teatro (PB) com direção de Haroldo Rêgo, que excursionou por várias cidades brasileiras tornando o nome do Grupo Piollin uma referência em teatro no país

Local

Teatro Bruta Flor

Rua Augusta, 912, Sala 12, Cerqueira César

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Teatro Bruta Flor

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora