Login
O evento já encerrou...
Alguns filmes e suas formas de (re)luzirem a vida - Módulo 1
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Alguns filmes e suas formas de (re)luzirem a vida - Módulo 1

12 abr - 2022 • 19:00 > 14 abr - 2022 • 22:45 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

O curso “Alguns filmes e suas formas de (re)luzir a vida” será ministrado do dia 12 de abril ao dia 17 de maio de 2022, pela Doutora em Cinema, Ursula Rösele. Ao longo de dez aulas divididas em cinco módulos de temáticas diferentes, pretende-se percorrer algumas obras de diretoras e diretores, de tempos diversos e abordagens variadas, para propor diálogos, trocas, sem o intuito de atingir somente um público específico. Não é necessário ser especialista para fazê-lo. De filmes de Ingmar Bergman, Federico Fellini, Eduardo Coutinho, Sofia Coppola, Abbas Kiarostami, Agnès Varda, Wim Wenders, Wong Kar-wai, Kleber Mendonça Filho, Michael Haneke, dentre outros, a ideia é dialogarmos sobre cada obra, o tempo histórico ao qual foi realizada, sua proposta estética, narrativa e de linguagem.

(O curso completo está à venda na plataforma Sympla).


Módulo 1: Clássicos – formas, beleza, sonho e arte (Carga horária: 6 horas)*

*30 minutos é uma segurança para eventuais atrasos de início, intervalo e uma sobra caso a aula dure um pouco mais

Aula 1: 12/04 – La pointe-courte (Agnès Varda, 1955) e Morangos Silvestres (Ingmar Bergman, 1957)

Aula 2: 14/04 – Noites de Cabíria (Federico Fellini, 1957) e Manhattan (Woody Allen, 1979)

 

Nesta aula irei abordar quatro filmes, divididos em dois por aula. Filmes que de diferentes maneiras realizam experiências estéticas que convocam o onírico através de mergulhos na imagem, nas palavras e na relação com a paisagem – o cinema como deleite, a arte como centro.

La pointe-courte foi o primeiro longa-metragem da cineasta belga Agnès Varda. A diretora foi considerada uma cineasta da rive gauche (margem esquerda) do cinema francês, e uma das precursoras do famoso movimento Nouvelle Vague, visto que nesta obra há uma proposição estética marcada por uma série de aspectos que diretores como Jean-Luc Godard, François Truffaut, dentre outros, defenderiam e realizariam quatro anos mais tarde. Varda efetua uma espécie de hibridismo poético: um casal percorre uma cidade de pescadores, enquanto conversa sobre o futuro de sua relação. De um lado, acompanhamos os amantes absortos em seus dilemas, e de outro, a partir de um registro documental, vemos o vilarejo envolvido em sua essência rotineira.

Em Morangos Silvestres, um dos grandes clássicos do diretor sueco Ingmar Bergman, acompanhamos as memórias do professor Isak Borg (Victor Sjöström) em uma espécie de road movie filosófico. Em um limiar vida-morte, o diretor expressa de forma lindíssima devaneios acerca da finitude, e estabelece diálogos entre a concretude da vida e o universo dos sonhos.  

Na aula 2, a crueza do mundo e a arte como utopia são o foco principal. Primeiramente, falarei do filme Noites de Cabíria, do diretor italiano Federico Fellini. Cabíria é uma prostituta que passa por uma série de intempéries, mas não perde a esperança no amor e na vida. Fellini, um diretor que lidou tantas vezes com a pobreza, as misérias do mundo, o onírico e o amor pela arte, convoca sua musa Giulietta Masina a uma de suas maiores odes à arte.

O polêmico diretor Woody Allen quase desistiu dessa que é uma de suas maiores obras-primas. Em Manhattan, ele declara seu amor à musa-metrópole de seu cinema, e executa um balé idílico pela cidade, convocando a arte e o cinema para este que é um de seus mais românticos filmes.

Aula 1 – 12/04: 19:00 às 22:30 (terça-feira)

La pointe-courte (1955), Agnès Varda

Morangos Silvestres (Smultronstället, 1957), Ingmar Bergman

 

Aula 2 – 14/04: 19:00 às 22:30 (quinta-feira)

Noites de Cabíria (Le Notti di Cabiria, 1957), Federico Fellini

Manhattan (1979), Woody Allen

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Ursula Rösele

Ursula Rösele é Doutora em Cinema (Belas Artes/UFMG) e Mestre em Comunicação (FAFICH-UFMG). Trabalha como crítica de cinema, curadora e produtora cultural. Foi assessora da Gerência de Cinema do Cine Humberto Mauro. Atuou como professora no curso de Cinema e Audiovisual (Centro Universitário UNA) entre os anos de 2013-2020. Compôs a coordenação do Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário (2014, 2016, 2017) e a curadoria (2018). É escritora www.meusanareagua.com.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.