Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Alguns filmes e suas formas de (re)luzirem a vida - curso completo

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Alguns filmes e suas formas de (re)luzirem a vida - curso completo

12 abr - 2022 • 19:00 > 17 mai - 2022 • 22:45

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento

O curso “Alguns filmes e suas formas de (re)luzir a vida” será ministrado do dia 12 de abril ao dia 17 de maio de 2022, pela Doutora em Cinema, Ursula Rösele. Ao longo de dez aulas divididas em cinco módulos de temáticas diferentes, pretende-se percorrer algumas obras de diretoras e diretores, de tempos diversos e abordagens variadas, para propor diálogos, trocas, sem o intuito de atingir somente um público específico. Não é necessário ser especialista para fazê-lo. De filmes de Ingmar Bergman, Federico Fellini, Eduardo Coutinho, Sofia Coppola, Abbas Kiarostami, Agnès Varda, Wim Wenders, Wong Kar-wai, Kleber Mendonça Filho, Michael Haneke, dentre outros, a ideia é dialogarmos sobre cada obra, o tempo histórico ao qual foi realizada, sua proposta estética, narrativa e de linguagem.

Convite da professora:

"Este curso nasceu de um lampejo. Um dia, assistindo a um filme, um plano me despertou para uma série de outros transportes pregressos que o cinema já me flanara. Nesses tempos tão sombrios, questionei algo, talvez, até um pouco pueril. Creio, num afã por uma esperança que só a arte pode conceder. Um tipo de salvamento, de escape, de possibilidade. O desvio ao extracampo, à elipse, utopia, ao idílio. A arte, a inocência contida na infância, no olhar dos animais – seriam resquícios de uma humanidade recôndita? Para mim, não somente o cinema, contém algo de uma essência que a humanidade, em sua instância mundana, parece ignorar quando do chamado às intempéries da rotina e da selvageria capitalista. Se tratava de um plano simples. Após trocarem breves palavras, um homem vê uma mulher com uma câmera em um restaurante. Ele sai, anota algumas coisas em seu caderno, e, do lado de fora, o posiciona no vidro, no enquadramento da câmera em cena. Como que desejante de restar naquele material bruto, sem saber quando seria revisto por ela. O filme em si não me capturou tanto, mas aquela cena curta me trouxe à ideia deste curso. Após quase dois anos de pandemia e uma saudade grande da sala de aula, desejei o retorno às imagens e suas diferentes formas de recortarem o mundo e os devaneios – belos ou não – do mundo. Do hibridismo de alguns documentários às recomposições propostas pela ficção, escolhi algumas obras de diretoras e diretores, de tempos diversos e abordagens variadas, para propor diálogos, trocas, sem o intuito de atingir somente um público específico. A ideia é dialogarmos sobre cada obra, o tempo histórico ao qual cada uma foi realizada, suas propostas estéticas, narrativas e de linguagem. E, claro, o que chamo de formas de (re) luzirem a vida. Convido à dança quem sentir vontade de viajar comigo. A ideia é deambularmos juntes nesse breve recorte que proponho. Não exijo um saber prévio – procurarei contornar as lacunas que chegarem, e qualquer insight, desejo, sabor, memória e partilha será muito bem-vinda. Vamos?" (U.R.)

Quem eu sou?

Ursula Rösele é Doutora em Cinema (Belas Artes/UFMG) e Mestre em Comunicação (FAFICH-UFMG). Durante o seu mestrado estudou a performance no documentário contemporâneo (em específico o filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho), e no Doutorado estudou a apropriação da imagem videográfica para o cinema, a partir da obra de Michael Haneke. Foi crítica de cinema pela Revista Eletrônica Filmes Polvo – cobriu diversos eventos de cinema, dentre eles as mostras de Tiradentes, Ouro Preto, Forumdoc.bh e o Festival de Cannes (2007-2013). Foi membro da comissão de seleção da Competitiva Brasileira do Forumdoc.bh em 2010, membro do Júri da Competitiva Brasileira do FestcurtasBH em 2011, e comissão de seleção das Competitivas Brasileira e Internacional do FestcurtasBH em 2012, 2013 e 2014. Trabalhou como assessora da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado (BH/MG) entre os anos de 2011 e 2013. Trabalha com produção cultural, tradução, revisão e legendagem. Compôs a coordenação do Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário (2014, 2016, 2017) e a curadoria do festival (2018). Foi membro da comissão de seleção do Prêmio BDMG Cultural de Curta-Metragem de Baixo Orçamento nos anos 2016 e 2020. Atuou como docente no Centro Universitário UNA (Graduação) de 2013 a 2020. É escritora e publica seus textos no site meusanareagua.com e @meusanareagua.

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Ursula Rösele

Ursula Rösele é Doutora em Cinema (Belas Artes/UFMG) e Mestre em Comunicação (FAFICH-UFMG). Trabalha como crítica de cinema, curadora e produtora cultural. Foi assessora da Gerência de Cinema do Cine Humberto Mauro. Atuou como professora no curso de Cinema e Audiovisual (Centro Universitário UNA) entre os anos de 2013-2020. Compôs a coordenação do Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário (2014, 2016, 2017) e a curadoria (2018). É escritora www.meusanareagua.com.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora