Fale com o produtor

O evento já encerrou...

AFROBRASILIDADE

Carregando recomendações...
Evento encerrado

AFROBRASILIDADE

25 out - 2019 • 19:00 > 25 out - 2019 • 20:30

 

Descrição do evento

AFROBRASILIDADE

Os navios negreiros que chegaram entre os séculos XVI e XIX traziam mais do que africanos para trabalhar como escravos no Brasil Colônia. Em seus porões, viajava também uma religião estranha aos portugueses. Considerada feitiçaria pelos colonizadores, ela se transformou num instrumento de conservação e renovação, pouco mais de um século depois da abolição da escravatura, as religiões de matriz africana se tornam movimentos de resistência a cultura afro brasileira, diante a uma sociedade que buscava exterminar a população negra, proibindo as manifestações religiosas e culturais.

Como principal forma de resistência à sua identidade cultural, negros e negras mantiveram sua religiosidade, e por meio dela, trouxeram novo conceito aos valores existentes da época.

AFROBRASILIDADE celebra esta rica tradição trazendo à cena algumas das manifestações culturais  da dança negra nordestina, através de um intenso trabalho de pesquisa e vivência que busca preservar e divulgar as danças afro brasileiras, como uma das manifestações culturais mais importante para a  população negra , além de prestar uma homenagem a todos que vieram antes de nós,  e que lutaram e  lutam pela preservação dos saberes ancestrais.

CIA. DE TEATRO E DANÇA AFRO AIÊ ORUM

Criada em 2009, com o objetivo de trabalhar a história e a cultura afro brasileira em comunidades quilombolas, nas áreas periféricas e nos espaços ainda não ocupados por artistas pretos, a Cia. Aiê Orum vem buscando contribuir na construção das identidades de jovens negros, ou seja, um resgate e valorização da cultura negra de cada espectador e participante.

A Cia. Aiê Orum em seus 10 anos de existência e resistência, tem como finalidade de nossas atividades, o desmistificar e democratizar a cultura afro brasileira em alagoas – a terra da liberdade, assim estimulando a autoafirmação e o protagonismo negro.

Em 2017, a oficina de danças afro brasileira foi reconhecida como uma atividade atuante desde 2011 sendo premiada com o Edital Culturas Populares do Minc, ao longo da existência vem ocupando algumas programações importantes para todos que fazem a Cia. Aiê Orum como: Xangô Rezado Alto desde 2012, Mostra de Dança Alagoana desde 2012, Saurê Palmares desde 2013, Programação da Semana de Aniversário do Teatro Deodoro desde 2016, Abertura do SACA em 2017  e no Edital Pauta Aberta da FMAC desde 2016.

Quando? Sexta-Feira, 25 de outubro de 2019.

Onde? Centro Cultural Arte Pajuçara – Av. Doutor Antônio Gouveia, 1113 – Pajuçara. Maceió-Alagoas.

Que horas? 19h.

Quanto? Inteira: R$25 / Meia: R$12,50


Local

Centro Cultural Arte Pajuçara

Avenida Doutor Antônio Gouveia, 1113 Pajuçara

Maceió, AL

Termos e políticas

Sobre o produtor

Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum

A Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum surgiu em 2009, com o objetivo de democratizar e desmistificar a história e a cultura afro-brasileira de jovens de comunidades periféricas, áreas centrais e de povoados quilombolas, além de contribuir no resgate e valorização da cultura negra alagoana. Desde então, estamos construindo com as Oficinas de Danças Afro Brasileira, onde através da dança levantamos alguns questionamentos à cerca de nossas origens e cotidiano.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora