Curso de APLICADOR DE INTERVENÇÃO BASEADA EM ABA (Applied Behavior Analysis)
Professores responsáveis:
Dra. Aída Teresa dos Santos Brito
- Mestre e Doutora em Educação
- Psicóloga
- Psicopedagoga
- Especialista em Terapia Analítico Comportamental Infantil - TACI,
- Formação em PECs e Tecnologias Assistivas, TEACCH em Carolina no Norte – Center TEACCH NC - EUA,
- Treino de Ensino Programado para crianças com autismo em Carolina do Sul – Hope Academy – Project Hope Academy Promoting Inclusion – SC – EUA,
- Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada à educação de pessoas com TEA, atrasos no desenvolvimento e outros problemas de aprendizagem pela Universidade Federal de São Carlos - SP (em curso),
- Especialista em Educação Especial e Inclusiva
Dr. Lucelmo Lacerda
- Doutor em Educação pela PUC
- Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar
- Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”
- Coordenador nacional do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – NATEA.
- Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão
Conteúdo programático:
A - Medição
- A01 Preparar para coleta de dados.
- A02 Implementar procedimentos de medição contínua (e.g., frequência, duração).
- A03 Implementar procedimentos de medição descontínua (e.g., intervalo parcial ou total, amostra temporal momentânea).
- A04 Implementar procedimentos de registro de produto permanente.
- A05 Inserir dados e atualizar gráficos.
B - Avaliação
- B01 Descrever o comportamento e o ambiente em termos observáveis e mensuráveis.
- B02 Conduzir avaliação de preferências.
- B03 Auxiliar em procedimentos individualizados de avaliação (e.g., baseado em currículo, desenvolvimento, habilidades sociais).
- B04 Auxiliar em procedimentos de avaliação funcional.
C - Aquisição de Habilidades
- C01 Identificar os componentes essenciais de um plano de aquisição de habilidades.
- C02 Preparar a sessão como descrito no plano de aquisição de habilidades.
- C03 Usar contingências de reforçamento (e.g., reforçamento condicionado e incondicionado, esquemas contínuos e intermitentes).
- C04 Implementar ensino por tentativas discretas.
- C05 Implementar procedimentos de ensino naturalísticos (e.g., ensino incidental).
- C06 Implementar procedimentos de encadeamento via análise de tarefa.
- C07 Implementar treino de discriminação.
- C08 Implementar procedimentos de transferência de controle de estímulos.
- C09 Implementar procedimentos de retirada de estímulo (esvanecimento).
- C10 Implementar procedimentos de ajuda e retirada de ajuda.
- C11 Implementar procedimentos de generalização e manutenção.
- C12 Auxiliar no treinamento de parceiros relevantes (e.g., familiares, cuidadores, outros profissionais).
D - Redução de comportamento
- D01 Identificar os componentes essenciais de um plano de redução de comportamento.
- D02 Descrever funções comuns do comportamento.
- D03 Implementar intervenções baseadas em modificações de antecedentes tais como operações motivadoras / estabelecedoras e estímulo discriminativo.
- D04 Implementar procedimentos de reforçamento diferencial (DRA, DRO).
- D05 Implementar procedimentos de extincao.
- D06 Implementar procedimentos de crise / emergência de acordo com protocolo.
E - Documentação e Relato
- E01 Relatar outras variáveis que podem afetar o comportamento do cliente (e.g., doença, mudança, medicação).
- E02 Produzir anotações de sessão objetivas descrevendo o que ocorreu durante sessões.
- E03 Comunicar efetivamente com o supervisor.
- E04 Obedecer aos requisitos legais e regulatórios relevantes e de requisitos de relato do local de trabalho (e.g., denúncia mandatória de abuso e negligência).
- E05 Obedecer aos requisitos legais, regulatórios e do local de trabalho referentes a registro, arquivo e transporte de dados.
F - Conduta Profissional no âmbito de Prática
- F01 Descrever o papel do TCR no sistema de provisão de serviços.
- F02 Responder adequadamente aos comentários/feedback e manter ou melhorar desempenho. (Pode ser avaliado através de observação com foco no elemento "responder apropriadamente a feedback").
- F03 Comunicar com parceiros relevantes (e.g., familiares, cuidadores, outros profissionais) de acordo com autorização.
- F04 Manter limites profissionais (e.g., evitar relações secundárias, conflitos de interesse, contatos de mídia social).
- F05 Manter a dignidade do cliente.
Observações:
- Os conteúdos presenciais somam 40 hs e os conteudos online somam 20hs.
- O número de vagas é limitado, pois diversos conteúdos práticos serão simulados com acompanhamento e feedback.
- Haverá testes sobre o conteúdo estudado.
- Após o último dia de curso haverá também mais uma semana de testes diários para complementação da aprendizagem e composição da carga horária.
- Conseguimos desconto para quem quiser se hospedar no hotel, entre em contato com (12) 991736255 (Cláudia)