12 nov - 2020 • 19:00 > 22:00
Evento Online
O Evento
A proposta do Ciclo de formação continuada de professores do curso de Pedagogia do Centro Universitário Araguaia é promover a partir de palestras/ mesas de debate a formação de estudantes de curso de licenciatura, de pós-graduação e de professores da instituição, bem como da comunidade externa, como estudantes de outras IES e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. Para tanto, nesse encontro discutir-se á os papéis que as mulheres desempenharam ao longo dos anos, no mundo do trabalho e na educação, articulando com a atual conjuntura. Assim, a proposta da palestra discutirá a presença masculina na educação infantil, pensando nos desafios e perspectivas que os sujeitos enfrentam em um campo que foi historicamente ocupado pelas mulheres. Dessa maneira, percebe-se que esse espaço é totalmente marcado pelas questões de gênero, resultantes também, das representações produzidas socialmente e historicamente sobre o corpo feminino e funções consideradas como sendo exclusiva de mulheres.
Justificativa
O ciclo tem por objetivo oferecer a comunidade acadêmica da UniAraguaia e aos professores das diferentes redes de ensino e discentes de outras IES formação continuada em diversas temáticas relativas à educação básica. A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas. Uma característica crucial de um processo de Formação Continuada efetivo é contemplar as três dimensões da formação docente: a dimensão científica, a dimensão pedagógica e a dimensão pessoal.
Objetivo geral
Promover formação continuada de professores das redes municipal, estadual e particular de educação, docentes e discente do Centro Universitário Araguaia e de outras IES.
Objetivos específicos:
a. A discussão objetiva abordar como se dá a presença masculina na Educação Infantil, visto que, historicamente, a educação infantil tem sido um espaço dominado pela presença da mulher;
b. Repensar os papéis historicamente construídos e atribuídos aos sujeitos, compreendendo a perspectiva dos estudos de gênero.
Metodologia
Os palestrantes possuem domínio da temática proposta e os professores responsáveis pela mediação e pela coordenação da mesa também, sendo ambos docentes do curso de Pedagogia. A saber:
Palestrante: Professor Clemerson Elder Trindade Ramos;
Professor João Paulo Soares Carvalho
Coordenação no dia: Professora Ma. Ester Alves
Professor mediador: Professora Me. José Firmino Neto
Conteúdo programático
* Educação Infantil;
* Homens no magistério;
* Gênero e Educação.
Público-alvo
* Alunos e alunas dos cursos de licenciatura, pós-graduandos e pós-graduandas do Centro Universitário Araguaia.
* Docentes do Centro Universitário Araguaia.
* Docentes das redes estadual, municipal e particular de ensino.
* Alunos e alunas dos cursos de licenciatura de outras IES.
PALESTRANTES
Clemerson Elder Trindade Ramos
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú
Graduado em Letras pelo Centro Universitário Alfredo Nasser
Especialista em Educação Infantil, Alfabetização, Educação Especial e Inclusiva
Mestre em Educação (PUC-GO).
Formador de professores, Membro do Fórum Goiano de Educação Infantil, integrante do GRUPO de
Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Educação na Infância (PUC-GO).
Pesquisador dos estudos de gênero na Educação Infantil e da Pedagogia da Infância.
Atua como professor formador na GERFOR SME e como docente na Educação Infantil do município de Aparecida de Goiânia.
João Paulo Soares Carvalho
Graduado em Pedagogia na Universidade Federal de Goiás
Especialista em Educação Infantil
Professor da Rede privada de Educação em Goiânia. Coordenador da Alfabetização do Colégio InterAmérica.
LINK DA PALESTRA ON-LINE
No ato da inscrição os participantes receberão pelo e-mail cadastrado o Link de acesso ao Aplicativo Zoom.
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
NÚCLEO DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - FARA
O Núcleo de Extensão e Pós-graduação, doravante NEPG, foi criado em 20 de outubro de 2004, pelo ato normativo n. 006/04, com base no Regimento da Faculdade Araguaia e atualmente estrutura seu projeto de Pesquisa, passando ser denominado, a partir de 16 de novembro de 2012, Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG).