O evento já encerrou...
A PESTE de Albert Camus - 28-08-20
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

A PESTE de Albert Camus - 28-08-20

28 ago - 2020 • 20:00 > 21:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição


Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia dirigem Pedro Osório em 'A Peste', de Albert Camus

 

ONLINE AO VIVO DO TEATRO RAPOSO

SALA IRENE RAVACHE

 

 

Lançamento ON LINE em 28, 29 E 30 de agosto 2020

                                                                 

Pedro Osório em cena fotografada por Renato Mangolin

         "Na verdade, ao ouvir os gritos de alegria que vinham da cidade, Rieux lembrava-se de que esta alegria estava sempre ameaçada. Porque ele sabia o que esta

multidão eufórica ignorava e se pode ler nos livros: o bacilo da peste não morre nem desaparece nunca, pode ficar dezenas de anos adormecido nos móveis e na roupa,

espera pacientemente nos quartos, nos porões, nos baús, nos lenços e na papelada. E sabia, também, que viria talvez o dia em que, para a desgraça e ensinamento dos homens,

a peste acordaria os seus ratos e os mandaria morrer numa cidade feliz."

AC

Considerado o principal romance do escritor franco-argelino Albert Camus, A Peste, escrito em 1947, dez anos antes de ganhar o Nobel de literatura, ganhou adaptação teatral e retorna a São Paulo, no formato ONLINE - AO VIVO, a partir de 28 de agosto, depois de passar pelo Rio de Janeiro, por Belo Horizonte e São Paulo, em bem-sucedidas temporadas. 

Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia dirigem Pedro Osório num monólogo, que concentra a dramaturgia na figura e na perspectiva do personagem-narrador do romance, o médico Bernard Rieux interpretado pelo ator Pedro Osório. O trabalho começou há dois anos, quando Osório convidou Leme para dirigi-lo em uma obra de Camus. O diretor havia atuado em 2009 numa versão para “O estrangeiro” dirigida por Vera.

O espetáculo pode traduzir e fazer refletir o momento em que vivemos. Por isso, ganha versão online em um formato diferente do feito para os palcos. Feito ao vivo, diretamente do Teatro Raposo, com transmissão ao vivo e sem público, a montagem ficou enxuta para valorizar o texto e o a conexão, mesmo que à distância, com o público. A plateia também terá a chance de bater papo ao final das sessões.  A Plataforma utilizada será o Zoom, pela Sympla

 

A PESTE

Sob o signo da miséria moral que se instala em uma sociedade, o texto da peça apresenta um recorte no romance que trata da história de Orã, cidade no litoral da Argélia, infestada por ratos e devastada por um mal súbito, que dizimou sua população. O médico Bernard Rieuxse dirige ao público após passar um ano preso lutando contra o bacilo da peste expressando, em metáfora amplificadados males da Guerra, especificamente da ocupação da França pelos nazistas, o flagelo de uma civilização contemporânea sob o signo da miséria moral.

“O texto é como uma vacina, que nos ajuda a enxergar através de uma tragédia ficcional a tragédia na nossa sociedade hoje. Assim podemos impedir e não sucumbir”, diz Osório.

“A Peste reflete sobre a empatia, a prioridade do coletivo e a existência colocada como prioridade em contraponto ao indivíduo egoísta, em um estado febril dentro de uma sociedade doente. O personagem não é um herói, mas um homem que acha a saída através do trabalho cotidiano e honesto”, conclui o ator.

A alusão a outra obra de Camus, “O Mito de Sísifo”, o médico, questiona a existência, a individualidade, o coletivo, a solidão, a morte e a resignação.

 

Albert Camus (1913-1960) escritor e dramaturgo francês, nascido na Argélia. Militante da Resistência Francesa, construiu suas obras a partir de discussões morais e existencialista sobre o mundo destruído e miserável do pós-guerra, principalmente em seu continente natal, África. Recebeu o Prêmio Nobel em 1957.

 

Serviço:

Teatro RAPOSO Sala Irene Ravache - São Paulo

Classificação etária | 16 anos

Gênero | Drama

Duração | 45 minutos


Siga A PESTE de Albert Camus nas Redes Sociais:

INSTAGRAM E FACEBOOK 



Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

A PESTE  de Albert Camus - 28-08-20

MLADAR PRODUÇÕES ARTÍSTICAS S/C LTDA.

Produtora Cultural, a Mladar esteve presente e atuante desde sua constituição, em 19/08/1999 até os dias atuais, cumpre salientar o papel de produtora e proponente, junto à Lei Rouanet e Proac, a exemplo do projeto Os Recicláveis, peça infanto-juvenil de autoria de Toni Brandão, com patrocínio do Refresco Tang, e produção e administração da Mladar que estreou em maio de 2015 e fez temporada em são Paulo até 2018.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.