Fale com o produtor
Evento encerrado

A Mulher Monstro

09 jun - 2017 • 19:00 > 18 jun - 2017 • 18:00

 

Descrição do evento

Após super sucesso de público e crítica no Festival de Curitiba, um dos maiores do país, "A Mulher Monstro" retorna aos palcos pernambucanos!
Com temporada de 9 a 18 de junho (sextas, sábados e domingos) no Teatro Hermilo Borba Filho/Recife Antigo!

A tragicomédia trata a atualidade político-social do Brasil através da figura de uma burguesa decadente perseguida pela própria visão intolerante da sociedade, sem saber lidar com a solidão e as relações num tempo de ódio e golpe vistos sem vergonha.

A criação do espetáculo começou em 2015 e se deu entre Recife e Natal. O processo surgiu diante das barbáries sempre lidas e ouvidas de forma tão escancarada no dia a dia e, agora, acentuada dos últimos tempos não só nas redes sociais. Na obra, inspirado nas suas memórias da “Mulher Monga” dos parques e circos nordestinos, o artista expõe fatos e discursos impositivos de sua vida, desde infância, decorrente da discriminação vista e sentida no convívio social.

Com quase um ano de estreia, o espetáculo já circulou por relevantes Festivais/Mostras do país, fora temporadas independentes em Natal e Recife.:

- Mostra Cênica Caio Fernando Abreu em São Paulo/SP;

- Festival Nacional do Grupo Clowns de Shakespeare/RN;

- Festival Nordestino de Teatro de Trindade/PE (onde recebeu o Prêmio Hermilo Borba Filho de Melhor Direção);

- Mostra Nacional Capiba de Monólogos do SESC Pernambuco;

- 43º FENATA – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR (onde, pela primeira vez na história do Festival, houve sessão extra por calorosos pedidos do público. José Neto também foi convidado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa para ser jurado/debatedor do 43º FENATA);

- Festival Internacional das Artes Cênicas – Janeiro de Grandes Espetáculos 2017 em Recife (com indicação ao Prêmio APACEPE de Melhor Ator e Melhor Maquiagem);

- Festival de Teatro de Curitiba no Complexo Cultural Guaíra (um dos destaques nacionais da edição).

O monólogo expõe as expressões que reforçam, até mesmo inconscientemente, o preconceito e os argumentos golpistas, segregacionistas, antidemocráticos ou radicalistas. Denunciando o pensamento reacionário equivocado, mesclado ao racismo, machismo e sexismo, fundamentalismo religioso, gordofobia, homofobia, xenofobia, entre outros discursos da intolerância.

A obra é baseada no conto “Creme de Alface” de Caio Fernando Abreu, escrita em plena ditadura militar, mas só publicado em 1995: “O que me aterroriza neste conto de 1975 é a sua atualidade. Com a censura da época, seria impossível publicá-lo. Depois, cada vez que o relia, acabava por rejeitá-lo com um arrepio de repulsa pela sua absoluta violência. Assim, durante vinte anos, escondi até de mim mesmo a personagem dessa mulhermonstro fabricada pelas grandes cidades. Não é exatamente uma boa sensação, hoje, perceber que as cidades ficaram ainda piores, e pessoas assim ainda mais comuns”, disse o escritor Caio Fernando Abreu, dois anos antes de seu falecimento.

“Se de 75 para 95 Caio percebeu que a sociedade estava mais intolerante, hoje, pouco mais dos quarenta anos da criação desse conto inspirador, vemos que nesse tempo de redemocratização brasileira pouco avançamos com relação à intolerância e o preconceito. É um dos maiores desafios em 15 anos de trajetória no teatro, resolvi fazer da minha arte militância”, diz José Neto, que pela primeira vez dirige o próprio espetáculo. “Precisava garantir as minhas inquietudes e a voz de todos da Cia, de forma mais independente e empoderada nesse trabalho. Não escolhi me dirigir, é um desafio, tudo foi fluindo e quando percebemos já estava posto e pronto para estrear.”


Ficha Técnica do espetáculo:

Dramaturgia, encenação e atuação: José Neto Barbosa

Iluminação: Sergio Gurgel Filho e José Neto Barbosa

Maquiagem: Diógenes e José Neto Barbosa

Sonoplastia: SEM Cia de Teatro

Produção: SEM Cia de Teatro

 

SERVIÇO

A Mulher Monstro

Dias 09 a 18 de junho de 2017

Sextas e sábados às 19h

Domingo às 18h

Teatro Hermilo Borba Filho (R. do Apolo, 121, Recife Antigo)

Ingressos: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia e antecipado promocional 

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: aprox 60 minutos, mais bate-papo com a plateia.

Telefone do Teatro: 81 33553321

Contato p/ produção/imprensa: 84 994669714

facebook.com/semciadeteatro

Local

Teatro Hermilo Borba Filho

Rua do Apolo, 121 Recife Antigo

Recife, PE

Termos e políticas

Sobre o produtor

S.E.M. Cia. de Teatro

S.E.M. Cia de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento) sediada em Natal e Recife. Fundada por José Neto Barbosa, pesquisa espetáculos e ações formativas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora