Login
O evento já encerrou...
A luta negra e a História Global: A diáspora e o movimento Pan-africano XIX-XX
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

A luta negra e a História Global: A diáspora e o movimento Pan-africano XIX-XX

6 jul - 2020 • 19:00 > 15 jul - 2020 • 22:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

A luta negra e a História Global: A diáspora e o movimento Pan-africano XIX-XX

Na Conferência Pan africana de 1900, em Londres, o sociólogo afro-americano W.E.B. Du Bois afirmou que o problema do século seria o problema da “linha de cor”, ou do racismo. Para este, que é um dos maiores intelectuais negros do séc. XX, o racismo comprometeria a possibilidade de negros e negras desenvolverem-se, desfrutarem e contribuírem com o mundo moderno. Passados 120 anos, e em meio a protestos do #BlackLivesMatters que se alastram pelo mundo, como compreender a história da luta do povo negro contra o racismo e outras formas de opressão ao continente africano e seus descendentes? De que maneira a história do movimento Pan-Africano na primeira metade do século XX contribui para a compreensão da participação de africanos e seus descendentes na história global? Quais seus principais intelectuais e suas diferenças? Estas e outras questões estarão presentes no mini-curso A luta negra e a História Global: A diáspora e o movimento Pan-africano XIX-XX.

Ementa:

O mini-curso tem por objetivo apresentar a história do movimento Pan-Africano em suas interações com a história global, desde seu surgimento na diáspora até sua relação direta com o processo de descolonização do continente africano no pós-2° Guerra Mundial. O curso privilegiará a trajetória de alguns intelectuais de destaque na organização de um movimento que pregava a solidariedade entre negros da diáspora e do continente africano diante do combate ao racismo, imperialismo e da construção de uma visão sobre a África positiva, que culminará em diversas propostas anticoloniais de unidade continental e projetos de desenvolvimento para a África. O curso também pretende ampliar a compreensão do papel transnacional de intelectuais negros e negras na construção de uma História da África e da Diáspora negra indissociável da História Contemporânea.

Estrutura do mini-curso:

O curso não exige pré-requisitos ou leituras prévias.

1ª aula (06/07): Do nacionalismo africano à Conferência Pan-Africana de Londres em 1900

Apresentar as origens das ideias e temas pan-africanos através de três intelectuais: Africanus Horton, Edward Wilmot Blyden e Menelik II; contextualizar as ideias pan-africanas na segunda metade do séc. XIX diante da modernidade, imperialismo e racismo científico; apresentar o surgimento do movimento Pan-Africano em 1900 através das propostas de W.E.B. Du Bois e Booker T. Washington.

2ª aula (08/07): Entre duas guerras mundiais: Pan-africanismos e imperialismos 1900-1935

Apresentar as principais vertentes e lideranças do movimento Pan-africano no primeiro terço do séc. XX; W.E.B. Du Bois e a National Association for Advancement of Coloured People; Marcus Garvey e a Universal Negro Improvement Association; Aimé Cesaire e Leopold Senghor, e a Negritude; George Padmore e o International Trade Union Committee of Negro Workers; contextualizar as articulações pan-africanas com o marxismo, anticolonialismo e anti-imperialismo; compreender os desdobramentos da 1° Guerra Mundial (1914-1918), da Revolução Russa (1917) e as articulações do movimento no período entreguerras.

3ª aula (13/07): Da Etiópia a Manchester: anti-imperialismo e anticolonialismo 1935-1945

Apresentar os desdobramentos da invasão da Etiópia pela Itália fascista (1935) para o internacionalismo negro; George Padmore, C.L.R. James e Amy Ashwood Garvey o anti-imperialismo e anticolonialismo do International African Service Bureau; O 5° Congresso Pan-Africano de Manchester (1945) e a consolidação do Pan-Africanismo anticolonial e revolucionário.

4ª aula (15/07): De Manchester a Accra: Kwame Nkrumah e a Independência da Costa do Ouro 1957

Apresentar a emergência de Kwame Nkrumah e a formação de um partido nacional na Costa do Ouro, o Conventions People’s Party; George Padmore e a Revolução da Costa do Ouro; Pan-Africanismo transnacional e Pan-Africanismo continental e as lutas por descolonização da África.


Início: 06/07/2020 - Final: 15/07/2020

Seg. e Qua. - das 19:00 às 22:00 (Horário de Brasília)

SOBRE AS AULAS: Elas acontecerão por meio da plataforma ZOOM, os alunos e as alunas receberão por email o link de acesso da sala de aula virtual. No entanto, para assistir o curso no PC (preferencialmente) ou no celular é necessária a prévia instalação do programa da plataforma. 

Obs: As aulas não serão gravadas, só poderão ser vistas no horário marcado!!

POLÍTICA DE BOLSAS: 1/3 do total de inscritos no curso serão destinados a bolsas integrais para alunos autodeclarados negros com perfil socioeconômico de baixa renda. Para candidatar-se a bolsa enviar até o dia 01/07 e-mail com minibio e carta sobre seu interesse no curso para: [email protected] Os selecionados receberão até o dia 03/07 um email com as instruções para a matrícula.

ATENÇÃO: por questões de conferência dos dados a plataforma do Sympla não aceita pagamentos por meio de boleto com menos de 5 dias úteis do dia de início do curso. 

Imagem da capa:

Sessão de abertura do 5° Congresso Pan-Africano, Manchester, 1945.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Pablo de Oliveira de Mattos

Doutor em História pela PUC-Rio. Em 2017 esteve como pesquisador visitante na Chichester University, Inglaterra. Além de ter atuado como professor na educação básica (Colégio Pedro II, CEAT), também possui experiência na formação de professores (Fundação Roberto Marinho, Instituto Ayrton Senna, Instituto Singularidades). É um dos autores do livro História da África Contemporânea (Ed. Pallas, 2014) e autor de Para Aonde Vamos? Crise e democracia no governo João Goulart (Ed. Multifoco, 2019).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.