17 jun - 2019 • 08:00 > 18 jun - 2019 • 18:00
O que é e quais são as competências necessárias para dominar essa função estratégica no universo do Big Data e da Inteligência Artificial.
A democratização de um conhecimento que pode decidir os rumos da humanidade.
As inúmeras possibilidades da junção entre engenharia, ciência de dados e biologia, a extensão da vida humana e os meios de tornar esse tipo de conhecimento acessível ao maior número possível de pessoas.
Andrés Ochoa, biotecnólogo e cientista de dados, fundador e diretor de tecnologia da OneSkin Technologies, empresa de engenharia de tecidos;
Filipe Oliveira da Silva, fundador da Conector Ciência, biotecnólogo, educador e curador de materiais e cursos sobre biohacking em instituições diversas (escolas públicas e privadas, museus, ONGs, instituições promotoras de pesquisa científica
As tecnologias digitais permitiram uma velocidade e um volume para a indústria da mentira sem paralelos no passado. O que fazer a respeito disso? Qual o papel do professor? Como formar cidadãos num tempo em que o valor da cidadania está sendo corroído?
Eugênio Bucci é jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi repórter, editor, diretor de revistas, Secretário Editorial da Editora Abril, presidente da Radiobás e Superintendente de Comunicação Social da USP. É autor, entre outros, de A forma bruta dos protestos (Cia das Letras, 2016)
Em 2020, a nova Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor. A coleta, o armazenamento, a guarda e o tratamento de dados estarão sujeitos a diversas formas de regulação para proteger os indivíduos contra ações abusivas de empresas e órgãos públicos. Como isso afetará as escolas? Quais dados elas poderão ou não manter? O que devem ou não coletar?
Victor Nóbrega Luccas, mestre e doutorando em direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da FGV DIREITO SP. Consultor jurídico de Manuel Luís Advogados.
Com a enorme quantidade de dados que vêm sendo coletados, é possível hoje ter uma noção clara dos perigos que ameaçam o meio ambiente por meio da ação do homem. Consumo excessivo que devasta o solo, poluição das águas, lixo não tratado, perfuração da camada de ozônio são alguns dos problemas que afetam o planeta e diversas espécies. Como as escolas podem redesenhar suas ações ambientais e o ensino para incentivar uma nova relação com o meio ambiente? Como coletar dados e estimular uma ação conjunta entre várias instituições?
Edson Grandisoli, biólogo, mestre em ecologia e doutor em desenvolvimento sustentável, é professor das redes pública e particular, é um dos fundadores da organização social Reconectta.
Em 2020, a nova Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor. A coleta, o armazenamento, a guarda e o tratamento de dados estarão sujeitos a diversas formas de regulação para proteger os indivíduos contra ações abusivas de empresas e órgãos públicos. Como isso afetará as escolas? Quais dados elas poderão ou não manter? O que devem ou não coletar?
Victor Nóbrega Luccas, mestre e doutorando em direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da FGV DIREITO SP. Consultor jurídico de Manuel Luís Advogados.
Quais são, como e em que situações utilizá-las e o que elas podem e não podem realizar para tornar a educação contemporânea mais dinâmica e participativa. Um panorama das metodologias ativas, suas origens e possibilidades de uso.
Leandro Holanda, mestre em ciências pela Universidade de São Paulo e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. Assessor pedagógico no ensino de ciências e Stem no Colégio Albert Sabin, é co-fundador da Tríade Educacional e coautor de Ensino híbrido, personalização e tecnologia na educação (Editora Penso)
A inteligência artificial na descoberta e ressignificação de objetos artísticos; exercícios de desconstrução, por meio de engenharia reversa, dos cânones artísticos e dos valores que eles trazem embutidos.
Bruno Moreschi, artista visual e pesquisador, é mestre e doutorando em artes visuais pela Unicamp, com passagem pela Universidade de Artes de Helsinque, na Finlândia. Suas pesquisas acadêmicas são relacionadas ao sistema das artes visuais, à arte conceitual e aos espaços de legitimação da arte.
Avenida Rebouças, 600 Pinheiros
São Paulo, SP
Revista Educação
Criada em maio de 1997, a revista Educação, é uma publicação da Editora Segmento direcionada a profissionais da área educacional de ensino básico, tanto da rede pública quanto da particular. Educadores, gestores e outros profissionais da área podem acompanhar mensalmente as principais questões relacionadas a políticas públicas, inovações no setor, economia, literatura, pedagogia e cultura. Ao longo dos anos, a revista se consagrou por abordar temas polêmicos e profundos.
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