Fale com o produtor

O evento já encerrou...

A criação da personagem de romance, ministrado por Luiz Antonio de Assis Brasil

Carregando recomendações...

A criação da personagem de romance, ministrado por Luiz Antonio de Assis Brasil

07 fev - 2022 • 19:00 > 24 fev - 2022 • 20:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

A criação da personagem de romance, ministrado por Luiz Antonio de Assis Brasil

07 fev - 2022 • 19:00 > 24 fev - 2022 • 20:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

Curso: A criação da personagem de romance

Ministrado por: Luiz Antonio de Assis Brasil


O curso visa a auxiliar o iniciante — ou nem tão iniciante — a entender o mecanismo da construção de uma personagem ficcional, bem como esta se articula com a escrita do romance.


7 | fevereiro | 2022 — 19h

Aula 1: A personagem de ficção: sua posição central ao romance. Sua questão essencial (conceituação com exemplos).

 

14 | fevereiro | 2022 — 19h

Aula 2: A personagem como deflagradora do enredo.

 

21 | fevereiro | 2022 — 19h

Aula 3: A sinopse como o início de tudo. A situação crítica do romance. O enredo do romance.

 

24 | fevereiro | 2022 — 19h

Aula 4: O conflito como derivado da interação da questão essencial da personagem com as circunstâncias do enredo.


Bibliografia

Para aplicação dos tópicos acima, o ministrante usará três obras canônicas da literatura universal: Hamlet, Madame Bovary e Crime e castigo. Seria interessante relê-las.

LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL nasceu e vive em Porto Alegre. Professor universitário, doutor em letras, escritor e, de 2011 a 2014, secretário da Cultura do Rio Grande do Sul. Brazilian Writer in Residence na Berkeley University e catedrático convidado na Brown University. Vencedor dos prêmios Portugal Telecom (hoje Oceanos), Jabuti e Machado de Assis. Colunista permanente do jornal Rascunho sobre temas da criação literária. Fundou, em 1985, aquela que é a mais antiga oficina literária brasileira em funcionamento no âmbito acadêmico, que também deu origem aos prestigiosos cursos de graduação, mestrado e doutorado em escrita criativa na PUC-RS. Foram seus alunos Daniel Galera, Luisa Geisler, Michel Laub, Paulo Scott, Carol Bensimon e Amilcar Bettega. É autor de 21 títulos, entre os quais Figura na sombra e O inverno e depois.


Informações técnicas

Este curso é oferecido on-line, as aulas irão acontecer ao vivo em uma reunião por videoconferência no Zoom através do Sympla Streaming. O participante deve ter idealmente um computador com câmera, microfone e acesso à internet — no celular a visualização de slides que o professor possa apresentar pode ficar comprometida. Além disso, é necessário instalar o Zoom no seu aparelho. O link para a transmissão será enviado por e-mail com a confirmação da inscrição. As aulas terão duração de 1h30 e a parte final da aula será direcionada às respostas das perguntas.

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Companhia das Letras

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.