Sem conexão com a internet

Central Única das Favelas

Sobre o produtor


A Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente por 20 anos de atuação social em territórios de favela e periferia através de projetos culturais, artísticos e esportivos.

Foi originada por “crias de favela”: o produtor cultural, ativista social, escritor e, no ano de 2017, eleito Empreendedor de Impacto Social - Celso Athayde; o rapper, escritor e cineasta MV Bill -  premiado internacionalmente pela UNESCO devido ativa participação no movimento Hip Hop e no audiovisual; e a referência feminina do Rap brasileiro e mobilizadora de causas sociais, Nega Gizza.

A CUFA promove atividades que servem como ferramentas de integração e inclusão social nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania por meio de eventos e projetos de grafite, break, rap, funk, audiovisual, basquete de rua, literatura etc. Além disso, a CUFA promove, produz, distribui e veicula, especialmente, a produções culturais de favela através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. E também disponibiliza gratuitamente cursos e oficinas de gastronomia, audiovisual, teatro, produção cultural etc – com o diferencial de promover todas as ações com mão-de-obra própria, qualificada e de favela/periferia. Inclusive, vale destacar, que a equipe CUFA é composta, em grande parte, por jovens que participaram das oficinas de formação profissionalizante das bases da instituição e/ou pessoas moradoras de periferia ou favela.

Assim, através de uma linguagem própria, a CUFA vem tentando ampliar suas formas e possibilidades de expressão e de alcance. Ela visa difundir, com isso, a conscientização tanto das camadas desprivilegiadas da população a fim de elevar sua autoestima por meio de novas perspectivas, capacitação e protagonismo; quanto das camadas privilegiadas através dos resultados significativos – diretos e indiretos – que seus projetos apresentam.

Para agir como um polo de produção cultural e prática desportiva desde 1999, estabeleceu parcerias e contou com apoios e patrocínios. Dessa maneira, a CUFA conseguiu se estabelecer nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal (está presente em mais de 400 municípios brasileiros, em quase 640 favelas - impactando de forma direta e positiva, nacionalmente, na vida de mais de 1,6 milhões de crianças e jovens) e em 17 países como Bolívia, Alemanha, Chile, Hungria, Itália, Alemanha e Estados Unidos. A CUFA possui três cadeiras permanentes na Organização das Nações Unidas: uma na ONU Habitat de habitação, outra na ONU Juventudes e a terceira na ONU Afrodescendências.

Como resultado dessas história, a CUFA e seu fundador – Celso Athayde – foram reconhecidos com prêmios e honrarias: Prêmio Darcy Ribeiro de Educação (2010); Prêmio Clinton Global IniciativesLatin America (2013); Prêmio Direitos Humanos, na categoria Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (2016); Prêmio Empreendedor de Impacto Social do Ano pela IstoÉ Dinheiro e o Instituto Itaú Cultural (2017); Prêmio Avante de Empresa Social do Ano, em Nova Iorque (2017); Medalha de Mérito pela Câmara Legislativa de Brasília (2018); Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores e Vereadoras do Rio de Janeiro (2019). Em 2019, está concorrendo ao Prêmio Caio na categoria Eventos Esportivos pelo desenvolvimento do campeonato de futebol Taça das Favelas.

As ações da CUFA são marcas de identidade singular, que a fidelizaram a um público próprio. Por isso, enquanto instituição, visa fazer a diferença através de qualidade, inovação e responsabilidade social.

Entre os projetos desenvolvidos pela CUFA, estão: a Taça Das Favelas – maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo (acontece em vários estados brasileiros, com modalidade de equipes femininas e masculinas e, em 2019, reuniu público de 36 mil pessoas no Estádio do Morumbi para Final da Taça das Favelas São Paulo); o Festival de Lutas da CUFA (FLC) – em parceria com o Canal Combate; a Semana Global da CUFA; o Dia da Favela; o Festival Hutúz – maior festival de Hip Hop da América Latina (entre 2000 e 2009); LIIBRA - Liga Internacional de Basquete Rua – evento destinado ao basquete de rua que acontece em locais urbanos não convencionais, como debaixo de viadutos e praças públicas; CineCufa - festival internacional de cinema de favela; RPB Festival – voltado para à promoção de novos talentos Rap; Reis da Rua – desafio internacional de basquete de rua; BRADAN - Break Brasil Dance – festival nacional de break; Festival Favela Literária – evento para a promoção das produções literárias, autores, autoras, editoras e estudos sobre livro, leitura e literatura oriundos de favela; Maria-Maria – Núcleo de Trabalho para promoção de atividades de fortalecimento do protagonismo da mulher periférica e de favela; e Prêmio Anu - prêmio de identificação e reconhecimento público de iniciativas, instituições, fundações, organizações não governamentais, empresas, indivíduos, governos, universidades, associações de moradores e afins, que sejam voltadas para a busca do equilíbrio social e cultural brasileiro, entre outros.


Acompanhe a Central Única das Favelas nas Redes Sociais:

Site: cufa.org.br
Instagram: instagram/CufaBrasil
Youtube: youtube/CufaFilmes
Facebook: facebook/CufaBR

Contato: +55 21 2489-7927 




Notou algo suspeito nessa página?Denuncie