App Sympla
Baixe agora

56ª Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos e de Materiais

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

56ª Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos e de Materiais

Evento online
20 de outubro de 2020, 16h51 - 23 de outubro de 2020, 19h

Ingressos

Abertura: ABM e APEMI 
Grátis
Vendas até 19/10/2020
Encerrado
Mineração no Desenvolvimento Econômico Social 
Grátis
Vendas até 19/10/2020
Encerrado
Estudo de caso Covestro - Economia Circular 
Grátis
Vendas até 20/10/2020
Encerrado
Desafios de se Fazer um Projeto em Minerações 
Grátis
Vendas até 20/10/2020
Encerrado
Pesquisa e Desenvolvimento para Covid-19 
Grátis
Vendas até 20/10/2020
Encerrado
Palestra BASF 
Grátis
Vendas até 21/10/2020
Encerrado
África: Primeiros Passos de um Recém-Formado 
Grátis
Vendas até 21/10/2020
Encerrado
Universidade e Desenvolvimento pro Futuro 
Grátis
Vendas até 21/10/2020
Encerrado
XRLab - Realidade Virtual na mineração 
Grátis
Vendas até 22/10/2020
Encerrado
Gestão da Inovação na Mineração 
Grátis
Vendas até 22/10/2020
Encerrado
Painel: A Importância da Engenharia Nuclear 
Grátis
Vendas até 22/10/2020
Encerrado
Bioengenharia: Tratamento com Células Tronco 
Grátis
Vendas até às 17h
Encerrado
Pesquisa sobre Corrosão & Carreira no IPT 
Grátis
Vendas até às 19h
Encerrado
A Andrade Gutierrez no mercado da Mineração 
Grátis
Vendas até às 17h
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

A Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos e de Materiais (mais conhecida como SEMM) é o maior projeto anual do CMR. O objetivo da semana é aproximar o corpo discente e as empresas do setor mínero-metalúrgico e de materiais, além de trazer atualizações dessas áreas, unindo momentos únicos de aprendizagem, dicas valiosas para a carreira profissional e proporcionando interações com profissionais já consolidados no mercado. Na SEMM também existem possibilidades para aprofundar e adquirir conhecimentos complementares aos ministrados no dia a dia da universidade.


Neste ano contamos com grandes parcerias e colaboradores. Ao lado da APEMI (Associação Paulista de Engenharia de Minas), ABM (Associação Brasileira de Metalurgia), Wolfram, Alura, BASF e Covestro, montamos uma Semana Acadêmica repleta de oportunidades para alavancar sua carreira profissional e acadêmica.


Inscreva-se na SEMM e não perca nenhuma oportunidade!



Abertura: ABM e APEMI


Na Palestra de Abertura, o presidente executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, formado pela Universidade Federal Fluminense, conduzirá a atividade com o objetivo de aproximar os alunos ao corpo docente da entidade.


PMI: O protagonismo da Mineração no Desenvolvimento econômico social do Brasil

Palestrante: José Jaime Sznelwar


O Engenheiro de Minas, José Jaime Sznelwar, formado na Poli USP, mestre em engenharia mineral também aqui na Poli USP, tem uma carreira de 45 anos e além da Mineração, atuou em logística e suprimentos, trabalhou em grandes empresas no setor e também como consultor e nos últimos anos no setor público tanto no Estado de São Paulo.

Quem hoje está na universidade estará no mercado de trabalho  entre 21 e 25. Será um especialista sênior ou um dirigente a partir de 2030 e participará ativamente da cadeia de valor da Mineração e transformação mineral por 20, 30 ou 40 anos.

Em 2050 projeta-se o país como uma das 7 maiores economias do mundo. O país tem desafios fundamentais como a eliminação da pobreza, implantação de infraestrutura, planejamento da ocupação de território e manter-se competitivo e consequentemente tecnologicamente atualizado em uma abordagem global.

E como os profissionais se preparam para estes cenários. O que cabe a cada um e quais são as possibilidades? Esta é a provocação que se pretende colocar.


PMT: Estudo de caso Covestro - Economia Circular


Na atividade de estudo de caso da Covestro, líder mundial na produção de polímeros, o assunto abordado será Economia Circular no contexto da empresa. 


PMI: Desafios de se fazer um projeto em minerações

Palestrante: Dennis Travagini e Jaime Machado


A palestra irá apresentar os desafios encontrados nas fases de Projeto e Operação de Minerações. Será apresentado as fases de um projeto (FEL) e os erros mais comuns que ocorrem em cada um. Exemplos de erros na operação serão explorados com o público. Já deixamos aqui a pergunta principal: Como realizar um projeto ou tomar uma decisão da operação sem dados?


PMT: Pesquisa e Desenvolvimento para Covid-19

Palestrante: Douglas Gouvêa


A palestra ministrada pelo professor Douglas Gouvêa terá como foco principal a explicação da pesquisa e o desenvolvimento, em parceria com o Hospital das Clínicas (HC), do dispositivo anatômico (coxins) – uma espécie de “almofada” – para acomodar pacientes graves com Covid-19.


PMT: Palestra BASF 


A atividade da BASF, empresa dividida nos segmentos de Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias para Superfície, Nutrição e Cuidados Pessoais e Soluções Agrícolas, irá trazer o palestrante André Soares Braga, gerente técnico e de vendas, para explicar mais sobre as inovações e pesquisas sendo desenvolvidas dentro da empresa.


PMI: Primeiros passos de um recém-formado na África

Palestrantes: Fernando Zagatti e Giovanna Cabral


Um bate papo com dois engenheiros recém formados em engenharia de minas, que começaram suas carreiras em uma consultoria de mineração na África do Sul. Falaremos sobre nossas experiências e desafios no exterior, a rotina de trabalho na consultoria e no suporte em mineração, e a adaptação a uma cultura diferente. Esperamos vocês lá!


Mesa Redonda: Papel da Universidade e Institutos de Pesquisa no desenvolvimento dos profissionais para o futuro 

Palestrantes: Fernando Landgraf e Laurindo Leal


A Mesa Redonda centrada no tema “Papel da Universidade e Institutos de Pesquisa no desenvolvimento dos profissionais para o futuro” contará com a presença de Fernando Landgraf, professor do departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e Laurindo de Salles Leal Filho, professor do departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


PMI:  XRLab - Realidade Virtual na mineração

Palestrante: Patrícia Procópio


O aplicativo XRLab foi desenvolvido para apresentar aos usuários algumas possibilidades da realidade aumentada, dentro do universo das geotecnologias.

No aplicativo também será possível fazer interações em realidade aumentada com um objeto 3D de uma barragem. Nesse momento o usuário poderá visualizar a simulação de um Dam Break, o mapeamento da mancha de inundação, as rotas de fuga e os pontos de encontro daquele local.


PMI: Gestão da Inovação na Mineração

Palestrante: Marcelo Chamma


Trazendo conceitos, ferramentas e casos reais de criação de valor através de inovações no setor mineral, será apresentado que a INOVAÇÃO é consequência do bom diagnóstico, da definição de objetivos, estabelecimento do foco e da disciplina que mantém os esforços na direção definida.


PMT: Painel sobre a importância da Engenharia Nuclear no Brasil


O Painel para discussão do tema: “A importância da Energia Nuclear no Brasil” contará com a presença de Maria José Alves de Oliveira, mestre e doutora em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo. José Augusto Perrotta, Tecnologista Sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), exercendo a função de Coordenador Técnico do Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e Eduardo Honaiser, Diretor na Fermium Tecnologia Nuclear. 


PMI: Bioengenharia para tratamento com células tronco

Palestrante: Daniela Bueno


Na palestra, a Dra. Daniela, graduada em Odontologia e pesquisadora pelo hospital Sírio Libanes, irá apresentar mais sobre seu trabalho em pesquisa de bioengenharia de tecidos e células tronco, voltada para portadores de malformações crânio-faciais.


Encerramento: Pesquisa sobre corrosão e desenvolvimento de uma carreira no IPT

Palestrante: Zehbour Panossian


Na palestra de encerramento da SEMM, a Dra. Zehbour Panossian, que em 2018 se tornou a primeira mulher a ser presidente do IPT e atualmente é a Diretora de Inovação e Negócios do instituto, o tema abordado será "Corrosão: preservação da integridade de ativos da indústria". Além disso, a doutora ainda irá contar mais sobre sua carreira na ciência e na pesquisa e sobre sua ascensão dentro de um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil.










Sobre o organizador

SEMM - Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos e de Materiais

A SEMM é a Semana de Estudos mais antiga do Brasil e é organizada por alunas e alunos da Escola Politécnica. Há mais de 50 edições, promove palestras, mesas redondas, minicursos, visitas técnicas, estudos de caso, processos seletivos, entre outras atividades.

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.