App Sympla
Baixe agora

5º Seminário de Artes Digitais

Circuito Liberdade - Belo Horizonte, MG
23 de abril de 2019, 08h - 26 de abril de 2019, 18h

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

Apresentador de comunicação
Grátis
Inscrições até 23/04/2019
0
Ouvinte
Grátis
Inscrições até 23/04/2019
0

Descrição do evento

PROJEÇÕES E MEMÓRIAS DA ARTE

Entre os dias 23 a 26 de Abril de 2019, em equipamentos do Circuito Liberdade (Belo Horizonte/MG - http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/), acontece o Seminário de Artes Digitais de 2019. O congresso de arte, ciência e tecnologia alcança a sua 5ª edição e tem como tema geral "Projeções e Memória da Arte" consolidando-se como um evento internacional com membros em seu comitê científico composto por doutores de instituições do Brasil e do exterior. A participação de eminentes pesquisadores do exterior já vem ocorrendo desde a edição de 2017, sendo que o evento ocorre desde 2015 de modo ininterrupto mobilizando imensa rede nacional e internacional de grupos, instituições e redes de pesquisadores e artistas.

O 5º Seminário de Artes Digitais é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (http://labfront.tk - UEMG/CNPq) a partir de comitê composto por membros de várias instituições (UEMG, CEFET-MG, UFSM, FAD/ICAT). A edição de 2019 é estendida e conta com o apoio de agências de fomento nacionais e diversos outros parceiros tais como grupos de pesquisa consolidados no país e no exterior.

O tema desta edição foi um consenso produzido a partir das discussões presentes sobre a memória da arte em todas as edições anteriores do congresso. Além disso, projetamos as discussões sobre a memória da arte e de outras ações do campo desde o dia de hoje para o futuro, o que permite que comunicações de pesquisas (e de produção de obras de arte) de várias temáticas possam ser apresentadas no evento sendo apresentadas para toda a comunidade científica.

As sessões plenárias e as conferências de nosso congresso trazem temas de áreas de interesse comum aos pesquisadores, professores e público participantes do evento (tais como Artes, Ciência da Computação, Engenharias, Ciências da Vida dentre outras).

​ A partir do tema de 2019, convocamos as inscrições de trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Desse modo, será possível a participação ampla no Seminário a partir de inscrição de resumos em Grupos de Trabalho (GT) que foram estrategicamente induzidos e são afins com o campo das artes digitais.

Os resumos (até 150 palavras) deverão ser enviados para avaliação até o dia 18 de fevereiro de 2019 via sistema EasyChair através do link: https://easychair.org/cfp/sad2019
Os GTs estão recortados em 4:
1. Universo lúdico (gameart, jogos digitais, outras mídias e educação)
2. Design, arte e interfaces (interfaces diversas, interatividade, design e educação, design e sociedade)
3. Imagem e tecnopoéticas: relações interartes, educação e tecnologia digital (poesia eletrônica, literatura digital, edição e tecnologia e outras poéticas tecnológicas)
4. Memória e tecnologias digitais (arquivos, acervos, museus, comunicação, educação e produção de conhecimento)
O Seminário de Artes Digitais de 2019 publicará Anais (digitais) com os trabalhos completos que deverão ser enviados conforme calendário (presente em: http://artesdigitais.art.br). É importante ressaltar que, como em 2018, o volume de anais será publicado com ISBN em editora com corpo editorial qualificado e os trabalhos presentes nele passarão por avaliações do comitê científico do nosso evento.

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS ARTÍSTICOS PARA EXPOSIÇÃO
Em sua 5ª edição pretendemos expor trabalhos artísticos propostos por artistas que pretendam vir ao Seminário. 
Para a avaliação dessas propostas esperamos o envio dos projetos artísticos (sobre obras de arte prontas: performances, videomapping, vídeos, games, artes gráficas, bioarte, software arte dentre outras várias possibilidades no campo das relações entre arte, ciência e tecnologia). 

ENVIO DA PROPOSTA ARTÍSTICA
Até 18/02/2019 através do link: https://easychair.org/cfp/sad2019

MODELO DA PROPOSTA ARTÍSTICA 
Solicitamos que a proposta tenha as seguintes informações: 1) título, 2) resumo, 3) equipamentos/materiais necessários, 4) categoria (se possível), 5) Ano do trabalho (ou inédito), 6) Conceito/argumento/sustente o trabalho, 7) descrição técnica do trabalho (incluindo dimensões), 8) proposta de expografia (sugestão sobre como expor o trabalho), 9) imagens e vídeos do trabalho (ou link de website/portfolio etc.), 10) mini-bio do/a artista.

Aviso: a avaliação das comunicações será "cega" (os avaliadores não saberão quem são os autores). Porém, não será possível realizar essa modalidade de avaliação dos trabalhos artísticos. Infelizmente, nesta edição, não está previsto cachês/pro labore aos artistas.

INSCRIÇÃO DE PROPOSTA PARA O RALLY CRIATIVO
A organização do Seminário pretende inaugurar nesta edição um "rally criativo" a ser executado com interessad@s e laboratórios do campo da arte, ciência e tecnologia. Para participar dessa iniciativa, solicitamos aos interessad@s a enviarem uma proposta (de arte/games ou produtos do campo das relações entre arte, ciência e tecnologia) que possa ser desenvolvida em colaboração. Uma ou mais propostas serão escolhidas para o desenvolvimento em Belo Horizonte/MG do dia 15 até o dia 25 de Abril de 2019, sendo que o resultado do Rally será apresentado no dia 26 de abril de 2019 na programação plenária do Seminário. 

ENVIO DA PROPOSTA PARA O RALLY CRIATIVO 
Até 18/02/2019 através do link: https://easychair.org/cfp/sad2019

MODELO DA PROPOSTA PARA O RALLY CRIATIVO 
Não há um modelo da proposta, mas recomenda-se que seja descrito: 1) um resumo, 2) equipamentos/materiais necessários ao desenvolvimento, 3) mini-bio do/a proponente. 

Aviso: não estamos esperando apenas trabalhos artísticos, mas também propostas que sejam inovadoras e de caráter amplo e sejam pertinentes às relações entre arte, ciência e tecnologia. 

O evento tem a parceria do Design+ (UFSM) e conta com o apoio de ampla rede de colaboradores e grupos de pesquisa (de instituições como CEFETUFMGUNEBFAD/ICAT dentre outras) e conta com o fomento da CAPES do CNPq e da PROPPG/UEMG.

Sobre o produtor

LABFront

O Lab | Front é um grupo de pesquisa, de desenvolvimento e inovação que se propõe problematizar as/nas fronteiras. O grupo está consolidando uma área de pesquisa - produção artística e teórica - nas diversas fronteiras: dos saberes, das linguagens artísticas, do conhecimento científico e tecnológico. Como grupo que estuda/pratica o que está na fronteira, elege a estratégia de reconhecer e estudar conflitos existentes nesses fronts.

Comentários

Local

Circuito Liberdade
Av. Bias Fortes, 50
Belo Horizonte, MG

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.