09 ago - 2017 • 13:00 > 10 ago - 2017 • 18:00
Minicurso 5: A potencialidade da linguagem na formação de professores de Química
Ministrantes: Profa. Dra. Gisele Louro Peres e Prof. Dr. Jackson Luís Martins Cacciamani
Resumo: A intenção desse minicurso no V Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI) é partilharmos experiências vividas, conhecimentos e saberes acerca da nossa constituição enquanto professores de Química, bem como dialogarmos sobre a potencialidade das diversas formas de linguagem no processo de formação de professores de Química. Argumentamos em favor de um movimento ancorado no educar pela pesquisa (Demo, 1998; Maldaner, 2000; Galiazzi, 2003; Moraes, Ramos e Galiazzi, 2004) que proporciona um processo de ensinar e de aprender essencialmente coletivo que integra professores e estudantes tanto da escola da Educação Básica quanto da Universidade numa imersão na linguagem (a fala, a escrita, a leitura, a oralidade, a argumentação e a dialogicidade, dentre outras tantas) nos processos formativos. A nossa aposta nesse minicurso é num primeiro momento dialogarmos acerca da importância da linguagem na nossa constituição enquanto professores de Química e num segundo momento vivenciarmos a experiência de produzirmos materiais diversos ancorados em diversas formas de linguagem no intuito de potencializarmos um processo educativo mais complexo, consistente e produtor de sentidos a todos os envolvidos a partir de uma temática que emerge do interesse desse coletivo participante do minicurso. Somos professores de Química que escrevemos, lemos e dialogamos, bem como nos apropriamos de outras tantas formas de linguagem no processo de construção e reconstrução do conhecimento e assim nos constituímos professores num movimento coletivo que integra a escola da Educação Básica e a Universidade.
Vagas: 25 vagas.
R. Prof. Itamar Orlando Soares, 21
Maringá, PR
V Congresso Paranaense de Educação Química
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.