1 - Segurança do veículo e acidentes rodoviários
Segurança veicular ativa e passiva
Estatística de acidentes rodoviários e visão Zero (estudo para redução de acidentes)
2 - Visão geral de segurança passiva
Testes específicos em componentes (assentos, painel de instrumentos, sistemas de direção, etc)
3 - Segurança passiva no impacto frontal
Os problemas principais dos sistemas de retenção no impacto frontal
A evolução dos sistemas de retenção no impacto frontal
4 - Segurança passiva no impacto frontal: Questões estruturais e de retenção
Para-choque
Impactos a baixa velocidade
Proteção em alta velocidade
Modelos massa-mola simplificados para a estima do comportamento estrutural no impacto frontal
Critérios básicos de projeto para impacto frontal
5 - Segurança passiva no impacto lateral: Questões estruturais e de retenção
A evolução dos sistemas de retenção no impacto lateral e tipos de airbags
Critérios básicos de projeto para impacto lateral
6 - Segurança passiva no impacto frontal e lateral: Normas e classificações internacionais
Instituições, regulamentos, tendências, testes Latin NCAP, Euro NCAP, US NCAP, etc.
7 - Segurança passiva nos casos de capotamento
A resistência estrutural e a função do cinto de segurança
As normas e as propostas de testes disponíveis
Evolução dos sensores para os casos de capotamento
8 - Segurança passiva no impacto traseiro
Normas internacionais e resistência dos assentos
Lesão no impacto traseiro
9 - Segurança passiva de pedestres
As normas e classificações internacionais
Critérios básicos de projeto para proteção de pedestres
10 - Sensores de impacto
Os sensores utilizados no impacto frontal e lateral
Os problemas dos sensores utilizados no impacto lateral
11 - Incêndio em veículos
Layout e diretrizes para a proteção de incêndio.
Instrutor
Juan Manuel Alamo começou a trabalhar com a segurança veicular no programa da Fiat (Itália) coordenado pelo TRL - Transport Research Laboratory (Reino Unido), para estudar as implicações das estruturas frontais dos veículos no impacto lateral no ano 2007. Após receber seu doutorado pelo Instituto Politécnico de Turim em 2008, ele trabalhou para a Fiat no Brasil onde ficou envolvido no processo de desenvolvimento de novos veículos para o mercado brasileiro na área de segurança veicular. Em 2010 passou a trabalhar na General Motors do Brasil no Campo de Provas de Cruz Alta. Em 2013 ele trabalhou como especialista em segurança passiva para a Ferrari em Maranello e, atualmente trabalha como líder de projeto de segurança veicular ativa e passiva para a Lamborghini, na cidade de Sant'Agata Bolognese.
Segunda-feira - 19 de Dezembro de 2016
Horário: 09h às 18h
Local: Instituto Mauá de Tecnologia - Auditório
Biblioteca
Praça Mauá, 1, Mauá, São Caetano do Sul - SP,
09580-900
Vagas limitadas, corra e garanta a sua!
Investimento: R$ 1.450,00 em até 10x
Desconto de 50% do valor total para estudantes (enviar comprovante por e-mail)
Descontos:
15% de desconto para inscrições feitas até 16/12 (Solicite o cupom de desconto por e-mail).
30% de desconto para inscrições de grupos acima de 3 pessoas.
30% de desconto para associados SAE Brasil.
Os descontos não são acumulativos.
Requisito para os participantes
Formação em Engenharia
O que está incluso?
Participação integral
Coffee Break
Kit das apresentações
Certificado
Apoio
SAE BRASIL
Para mais informações:
11 4229-1349