Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
10 anos do Prêmio Zumbi de Cultura
Carregando recomendações...
10 anos do Prêmio Zumbi de Cultura

Descrição do evento

No dia 21 de novembro, a partir das 19h30, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe as comemorações de 10 anos do “Prêmio Zumbi de Cultura”, realizado pela Cia Baobá Minas.

A programação no Museu contará com uma roda de conversa, abordando sobre como garantir nosso fazer cultural em tempos de desafios e enfrentamento. Para esta conversa teremos a presença dos convidados: Francisca Leandra (Rainha Perpétua da Nossa Senhora das Graças da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis), Erisvaldo Santos (Ilê Ogunfunmilayo – Casa de Axé Ogum Traz Alegria) e professor da Universidade Federal de Ouro Preto) e Ayana Amorim (Graduada em pedagogia pela UEMG, criadora do grupo de estudos “Intelectuais Negras/os para a educação das relações étnico-raciais e mestranda). E para fechar o evento uma performance da Cia Baobá Minas e Intervenções poéticas.

O Projeto Prêmio Zumbi de Cultura é idealizado por Júnia Bertolino (Cia Baobá Minas) e o prêmio é confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos, que será entregue no dia 20 de Novembro no Sesc Palladium a onze pessoas que se destacaram nos campos das artes, da política e da cultura negra, em Minas e no Brasil. O Prêmio Zumbi de Cultura é distribuído anualmente, nas seguintes categorias: Dança, Teatro, Música, Religiosidade, Literatura, Educação, Manifestação Cultural, Personalidade Negra, Menção Honrosa e Atuação Política e Protagonismo Juvenil.

No período que antecede à realização do Prêmio Zumbi de Cultura, as indicações de nomes são feitas por grupos culturais e entidades ligadas ao movimento artístico e político negro, por meio da equipe de articulação do projeto. Os indicados têm o nome e o histórico avaliados pela comissão julgadora do Prêmio, formada por representantes da sociedade civil, classe artística, poder público, articuladores do Prêmio e a idealizadora do projeto, Júnia Bertolino, diretora e coreógrafa da Companhia Baobá Minas. Os eleitos são convidados a participarem do evento em que são homenageados e recebem o Prêmio Zumbi de Cultura, materializado em forma de uma linda e imponente escultura de bronze criada pelo artista plástico Jorge dos Anjos.

A Cia Baobá Minas tem 20 anos na cidade, com objetivo de valorização da cultura afro brasileira e difusão. Através da sua fundadora, Júnia Bertolino que é jornalista, antropóloga, arte educadora, produtora cultural, Idealizadora do Prêmio Zumbi de Cultura e Diretora da Cia Baobá Minas, traz o Prêmio Zumbi de Cultura que completa 10 anos e homenageou mais de 100 pessoas entres mestres populares, artistas e grupos culturais.

Local

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Praça da Liberdade, s/n, Prédio Rosa, Funcionários

Belo Horizonte, MG

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

10 anos do Prêmio Zumbi de Cultura

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.