Sem conexão com a internet
Login
O evento já encerrou...
1ª Jornada Virtual do Instituto Sophia Scientia
Carregando recomendações...
1ª Jornada Virtual do Instituto Sophia Scientia

Descrição do evento

Tropa de elite 1: Notas sobre o fascismo - Romero Venâncio - Filósofo. Mestre em Sociologia pela UFPB ( Paraíba). Doutor em filosofia pela UFPE ( Pernambuco). Professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe - representando Sergipe. 

 Cabra Marcado para morrer de Eduardo Coutinho. Inventar histórias, a despeito de tudo. - Marcel Santiago Soares. Psicanalista. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutorando em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo Clínica Psicanalitica e Cultura Contemporânea, membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP-RJ)

 “Verônica”: Educação pública e violência, onde está nosso envolvimento?- Cybele Ramalho - psicóloga e psicoterapeuta desde 1981, especialista em Psicologia Analítica, psicodramatista didata- supervisora, diretora da clínica-escola de Psicologia PROFINT e professora aposentada da Universidade Federal de Sergipe - representando Sergipe. 

Narradores de Javé - A crise do contar para ter com quem contar - Aldo Rezende de Melo - Psicólogo pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Psicologia Social e Política na UFS. Pós-graduado em Psicodrama e Diretor Teatral. Professor no Curso de Especialização em Psicodrama na PROFINT e da Pós-graduação em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica da UNIT - representando Sergipe.  

"Batismo de sangue": Sobre nuances da tortura- Rochelle Bezerra Barbosa -psicóloga pela PUC- Rio Grande do Sul, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Professora de Psicologia da faculdade Pio Décimo) - representando o Rio grande do Sul e Sergipe.

 "A educação proibida": da escola que temos à escola que precisamos - uma análise crítica Milena Aragão -Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina, MBA em Gestão de Pessoas pela UCS/RS, Mestre em Educação pela UCS/RS, Doutora em Educação pela UFS. Docente da Faculdade Estácio/SE.) Representando Sergipe. 

 Anahy de Las Missiones: a luta para ser, no RS profundo - Fani Averbuh Tesseler - Graduação em História , mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - representando o Rio Grande do Sul.

 "O homem que virou suco": demolições de um corpo na metrópole - Helmir Oliveira Rodrigues - psicólogo pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe e doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense - representando Sergipe.

 "Boi Neon": o corpo como espaço político de gênero- Fabio Zoboli - Pós doutor em "Educação do corpo" pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP-Argentina). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e Programa de Pós-graduação Interdisciplinar de Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política" - representando Santa Catarina.

 Miró: preto, pobre, poeta e periférico: A arte como defesa e transformação- João Paulo Corumba - psicólogo pela Universidade Tiradentes. Pesquisador em Psicanálise pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales ( Buenos Aires). Coordenador do grupo de estudo " Repressão sexual em Clarice Lispector" pelo Instituto Sophia Scientia. Diretor do Instituto Sophia Scientia - representando Sergipe.

Bye, bye Brasil- (1979) de Carlos Diegues: _Subjetividades e o Vampiro - Ditadura e TV - Leonardo Leite de Andrade - Psicólogo formado pela Universidade Tiradentes (UNIT), Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS/UFS/CNPq). É pesquisador nas áreas da subjetividade, esferas do público e do privado e performance - representando Sergipe.

 "Cidade dos homens": racismo e encarceramento da população negra. Eleonora Vaccarezza -  psicóloga (CRP19/2276), Mestra em Psicologia Social (UFS), Doutoranda em Psicologia pela UFBA. Atua junto à famílias e comunidades no estado de Sergipe e Bahia.  

Da violência linguística à tentativa de homicídio contra a mulher: a construção de sentidos em "Vidas Partidas" (2016) Lorena Gomes Freitas de Castro - Professora formada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pós-Graduada em Tradução e Interpretação em Libras (FAJAR), Mestra em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Doutoranda em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora no grupo Laboratório de Estudos do Texto, Argumentação e Memória (LETAM/UFS). Atua principalmente na área de Linguística Textual com estudos embasados pela teoria da referenciação, focando na construção de sentidos do texto/discurso nas mais diversas manifestações da língua(gem) - representando Sergipe. 

Aquarius: Considerações em torno de valores, feminilidade e violência - Hortência de Oliveira. Psicóloga. Graduação pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Educação - Universidade Federal da Paraíba.Psicóloga Clínica - Psicanalista em formação. Professora/Supervisora de Estágio - Faculdade Pio Décimo - representando Sergipe.  

"De gravata e unha vermelha": um olhar sobre a construção individual do próprio corpo e a defesa da liberdade de gênero. Patrícia Pinatti - psicóloga pela Universidade Mackenzie; Psicanalista pela PUCSP; Especialização em Docência do Ensino Superior UCMRJ e Psicopedagogia UCMRJ , psicóloga do ambulatório Trans de Sergipe. representando São Paulo.

 Performances discursivas, violências e políticas de resistência LBGT em "Favela Gay" (2014) de Rodrigo Felha -Danillo da Conceição Pereira Silva- Licenciado em Letras, mestre e doutorando em Letras/Linguística Aplicada pela Univerdade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Desenvolve pesquisas sobre a relação entre linguagens, identidades e marcadores sociais da diferença, em abordagens que discutam a participação do discurso nas questões de gênero, sexualidade, violências e diretos humanos.

Local

Centro Médico Luiz Cunha

v. Anísio Azevedo, 675 - Salgado Filho, 675, Salgado Filho

Aracaju, SE

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Instituto Sophia Scientia

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.