6 dez - 2019 • 13:00 > 19:00
Evento presencial em CEFET-MG - Campus II, Belo Horizonte - MG
1. Produtos Educacionais: uma possibilidade de TCC para o PROFMAT - Francisco Roberto Pinto Mattos
O Artigo 21 do Regimento Geral do PROFMAT permite que o Trabalho de Conclusão do Curso tenha diversos formatos, e não somente uma dissertação. Dentre as possibilidades há aquelas que pertence a um conjunto que podemos classificar como Produtos Educacionais ou Recursos Educacionais. Nessas categorias temos a possibilidade do desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas, produção de programas de mídia, editoria, relatórios finais de pesquisa, softwares, projeto de aplicação ou de adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits. Entendemos que a função principal de um mestrado profissional seja instrumentar o profissional para que seja capaz de promover intervenções em sua própria prática e a de produzir resultados que possam impactar as práticas dos colegas. Consideramos que devemos produzir mais trabalhos finais com essas características de intervenção na prática. E assim ao desenvolver uma pesquisa que apresente a metodologia de desenvolvimento do Produto Educacional contendo a descrição das etapas de delimitação do problema a ser abordado, as definições das etapas, idealização e elaboração do Produto, a prototipagem (quando for o caso), e uma possível aplicação o mestre profissional estará produzindo materiais pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica e impacto na prática didática em sala de aula.
2. Uma Introdução a Dinâmica Populacional - como estratégia no ensino da Matemática - Mehran Sabeti
Analisamos nesta apresentação a Modelagem em Matemática e suas aplicações como estratégia no processo de ensino e aprendizagem, bem como também questões teóricas e práticas sobre a modelagem. O objetivo principal desta apresentação é analisar modelos matemáticos que descrevem as interações entre espécies, no caso predador presa num meio não limitado, além de estudar os modelos epidêmicos SIR (Suscetíveis-Infectados-recuperados) e Modelos Matemáticos de doenças transmitidas por Vetores, como a Dengue, Chikungunya e Zika.
Avenida Amazonas, 7675, Prédio 20, Nova Gameleira
Belo Horizonte, MG
PROFMAT -- CEFET-MG
Comissão organizadora do evento: Profa. Fernanda Aparecida Ferreira ([email protected]), Prof. Pedro Henrique Pereira ([email protected]), Profa. Valéria Guimarães Moreira ([email protected]).