23 abr - 2021 • 08:00 > 24 abr - 2021 • 19:00 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
Apresentação
O 1° Congresso Internacional de Saúde Mental da Família pretende discutir a saúde mental dos diversos membros de uma família, pautando-se no olhar e na prática multidisciplinar, tendo como intuito contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos serviços de saúde mental.
Público-alvo: Profissionais e acadêmicos da área de saúde e de humanas.
As inscrições são limitadas e podem encerrar antes do prazo estabelecido.
Tópicos a serem discutidos no evento:
Envio de resumos:
• 19/03/2021 – prazo final para as inscrições de resumo até às 23h59min.
• Os envios dos resumos serão via e-mail: [email protected]
• O autor apresentador deverá estar inscrito no evento, cadastrado, no momento da submissão do resumo.
• O comprovante de pagamento do evento deverá ser anexado no ato da submissão do resumo. (Nota: A não observação deste comprovante implicará na exclusão do resumo)
• Quando a pesquisa envolver seres humanos ou animais e haja necessidade de avaliação de questões éticas, é obrigatório incluir o Parecer Consubstanciado digitalizado, anexado no momento da submissão do resumo via e-mail. (Nota: resumos que não observarem este item, não serão avaliados).
• Ao submeter o resumo, o autor/apresentador deverá incluir no corpo do e-mail de inscrição, o e-mail e contato telefônico (DDD + telefone celular) de todos os coautores, cujo objetivo será otimizar a divulgação entre os autores quando o arquivo dos Anais for publicado. (Nota: caso o resumo não seja aprovado, esses dados serão desconsiderados).
- O autor responsável pela submissão do resumo receberá a resposta da submissão em até 14 dias.
Critérios para envio de Resumos:
• O resumo deverá ser enviado no formato Microsoft Word (DOC ou DOCX)
• É permitido o número de até 03 (três) autores por resumo.
• Cada participante poderá apresentar apenas 01 (um) trabalho como autor principal. Não há limite para número de trabalhos em coautoria.
• O texto deve ser redigido em língua portuguesa, com fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento simples entre linhas. Não haverá serviço de tradução ou de revisão textual dos resumos. O conteúdo dos resumos é de inteira responsabilidade dos autores.
• Conter até 1000 (mil) palavras;
• Não é permitido a inclusão de tabelas, figuras e ou imagens no resumo.
• Conter Título, Introdução, Objetivo(s), Material e Método, Resultados, Discussão e Conclusões. Deverá incluir, de 3 a 5 referências bibliográficas de acordo com as Normas de padronização bibliográfica de ABNT.
• Título (máximo 12 palavras) negrito e em caixa alta;
• Deverá conter 03 (três) descritores/palavras chaves (DeCS – Descritores em Ciências da Saúde/ MeSH – Medical Subject Headings). Os trabalhos de outras áreas (humanas; sociais) com intersecção com a área de saúde, pode-se utilizar outros descritores indexados.
• Todos os resumos recebidos serão avaliados por uma Comissão Científica composta por membros indicados pela Coordenação Científica do evento.
Serão aceitos resumos de estudos do tipo:
- Pesquisa (experimental ou observacional, qualitativas ou quantitativa);
- Revisão da literatura (sistemática ou integrativa);
- Série de casos/Artigo de atualização;
- Relato/Estudo de caso ou experiência;
Modalidades de Apresentação:
- Sessão Coordenada
Eixos Temáticos para submissão de resumos:
01. Intervenção familiar nos cuidados em saúde mental
02. A importância da família para garantir o cuidado em saúde mental de seus membros, no contexto da luta antimanicomial
03. Ferramentas da disciplina positiva para famílias
04. A tentativa de autoextermínio e a intervenção com a família no âmbito hospitalar
05. O trauma na infância e os impactos na saúde mental da família
06. A chegada de um novo membro à família por meio da adoção
07. Adolescência e diálogo em saúde mental
08. Adolescência em conflito com a lei e a saúde mental da família
09. Envelhecimento e sexualidade
1- Sessão coordenada (Apresentação Oral)
As apresentações deverão ser preparadas em Microsoft® PowerPoint em no máximo 10 telas. A primeira tela deve apresentar nome do evento, vínculo institucional, título do estudo em caixa alta e em negrito, nome do autor e (co) autores. O último slide deve conter as principais referências do estudo, máximo 5. Recomenda-se uso de fontes Arial ou Times New Roman.
Sobre a apresentação: cada participante poderá submeter somente um trabalho para as sessões
coordenadas do Congresso, que acontecerão online e ao vivo. A apresentação deverá durar no máximo dez
minutos. Após as apresentações de todos os participantes, o coordenador da sessão abrirá espaço para
discussões e perguntas acerca da temática, com duração máxima de 20 minutos. As perguntas e comentários
do público ouvinte serão realizados por meio do chat, sob a responsabilidade do coordenador da sessão. O
tempo total da sessão não pode exceder uma hora de duração a fim de se fazer cumprir a programação do
Congresso.
O Conteúdo da apresentação deve conter cinco tópicos: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Discussão e Considerações Finais.
Os arquivos para apresentação deverão ser enviados em formato Microsoft® PowerPoint e no idioma português com antecedência. Para maior organização das sessões coordenadas o prazo máximo para o envio do material será 23h59m do dia 16/04/2021 pelo e-mail [email protected]. Caso haja impossibilidade de apresentação pelo autor apresentador, um dos coautores poderá apresentar o trabalho desde que comunicada à alteração com antecedência de 3 dias antes do evento à organização e o mesmo deverá estar inscrito no evento.
O 1° Congresso Internacional em Saúde Mental da Família espera receber submissões de trabalhos que apresentem contribuições significativas para a discussão de eixos temáticos ligados à proposta do evento, tendo em vista a importância de discussões teóricas e iniciativas práticas que reforcem e favoreçam o cuidado em saúde mental e seu reflexo em todo o grupo familiar. As propostas de apresentação recebidas serão analisadas pelos membros da Comissão Científica na ordem de sua chegada. Cada trabalho será avaliado como "aceito", "aceito com modificação" e "recusado". Toda informação entre Comissão Científica e participantes acontecerá por e- mail.
Certificados
• Será fornecido 01 certificado ao participante/ouvinte e 01 certificado ao apresentador do resumo.
• Os resumos serão publicados nos Anais do Evento em formato eletrônico.
• Todos os certificados serão enviados por e-mail.
Informações adicionais ou dúvidas poderão ser sanadas por e-mail [email protected]
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Cesam Centro de Estudos em Saúde Mental