O evento já encerrou...
1° Congresso Internacional de Saúde Mental da Família
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

1° Congresso Internacional de Saúde Mental da Família

23 abr - 2021 • 08:00 > 24 abr - 2021 • 19:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Apresentação

O 1° Congresso Internacional de Saúde Mental da Família pretende discutir a saúde mental dos diversos membros de uma família, pautando-se no olhar e na prática multidisciplinar, tendo como intuito contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos serviços de saúde mental.

Público-alvo: Profissionais e acadêmicos da área de saúde e de humanas.

As inscrições são limitadas e podem encerrar antes do prazo estabelecido.


Tópicos a serem discutidos no evento:

  1. Envelhecimento e sexualidade – Prof. Dr. Álvaro da Silva Santos;
  2. O trauma na infância e o impactos na saúde mental da família – Profª. Dra. Anamaria Silva Neves;
  3. Adolescência em conflito com a lei e a saúde mental da família – Prof. Esp. Douglas Hermann de Souza;
  4. Intervenção familiar nos cuidados em saúde mental – Profª. Ma. Luiza Elena Casaburi;
  5. A chegada de um novo membro a família por meio da adoção – Profª. Dra. Martha franco Diniz Hueb;
  6. A importância da família para garantir o cuidado em saúde mental dos seus membros, no contexto da luta antimanicomial – Profª. Dra. Rosimar Alves Quirino e Me. Rafael Silvério Borges;
  7. Ferramentas da disciplina positiva para famílias – Psic. Dra. Tatiana Paradella-Bradley;
  8. A tentativa de autoextermínio e a intervenção com a família no âmbito hospitalar – Prof. Me. Tomás Rotelli de Oliveira Ferreira;
  9. Adolescência e diálogo em saúde mental – Profª. Dra. Verônica Borges Kappel;

 


                                                                      Normas para submissão de resumos

 

Envio de resumos:

• 19/03/2021 – prazo final para as inscrições de resumo até às 23h59min.

• Os envios dos resumos serão via e-mail: [email protected]

• O autor apresentador deverá estar inscrito no evento, cadastrado, no momento da submissão do resumo.

• O comprovante de pagamento do evento deverá ser anexado no ato da submissão do resumo. (Nota: A não observação deste comprovante implicará na exclusão do resumo) 

• Quando a pesquisa envolver seres humanos ou animais e haja necessidade de avaliação de questões éticas, é obrigatório incluir o Parecer Consubstanciado digitalizado, anexado no momento da submissão do resumo via e-mail. (Nota: resumos que não observarem este item, não serão avaliados).

• Ao submeter o resumo, o autor/apresentador deverá incluir no corpo do e-mail de inscrição, o e-mail e contato telefônico (DDD + telefone celular) de todos os coautores, cujo objetivo será otimizar a divulgação entre os autores quando o arquivo dos Anais for publicado. (Nota: caso o resumo não seja aprovado, esses dados serão desconsiderados). 

- O autor responsável pela submissão do resumo receberá a resposta da submissão em até 14 dias.

 

Critérios para envio de Resumos:

 

• O resumo deverá ser enviado no formato Microsoft Word (DOC ou DOCX)

• É permitido o número de até 03 (três) autores por resumo.

• Cada participante poderá apresentar apenas 01 (um) trabalho como autor principal. Não há limite para número de trabalhos em coautoria.

• O texto deve ser redigido em língua portuguesa, com fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento simples entre linhas. Não haverá serviço de tradução ou de revisão textual dos resumos. O conteúdo dos resumos é de inteira responsabilidade dos autores.

• Conter até 1000 (mil) palavras;

• Não é permitido a inclusão de tabelas, figuras e ou imagens no resumo.

• Conter Título, Introdução, Objetivo(s), Material e Método, Resultados, Discussão e Conclusões. Deverá incluir, de 3 a 5 referências bibliográficas de acordo com as Normas de padronização bibliográfica de ABNT.

• Título (máximo 12 palavras) negrito e em caixa alta;

• Deverá conter 03 (três) descritores/palavras chaves (DeCS – Descritores em Ciências da Saúde/ MeSH – Medical Subject Headings). Os trabalhos de outras áreas (humanas; sociais) com intersecção com a área de saúde, pode-se utilizar outros descritores indexados.

• Todos os resumos recebidos serão avaliados por uma Comissão Científica composta por membros indicados pela Coordenação Científica do evento.

Serão aceitos resumos de estudos do tipo:

- Pesquisa (experimental ou observacional, qualitativas ou quantitativa);

- Revisão da literatura (sistemática ou integrativa);

- Série de casos/Artigo de atualização;

- Relato/Estudo de caso ou experiência;

 

Modalidades de Apresentação:

- Sessão Coordenada

 

Eixos Temáticos para submissão de resumos:

01. Intervenção familiar nos cuidados em saúde mental

02. A importância da família para garantir o cuidado em saúde mental de seus membros, no contexto da luta antimanicomial

03. Ferramentas da disciplina positiva para famílias

04. A tentativa de autoextermínio e a intervenção com a família no âmbito hospitalar

05. O trauma na infância e os impactos na saúde mental da família

06. A chegada de um novo membro à família por meio da adoção

07. Adolescência e diálogo em saúde mental

08. Adolescência em conflito com a lei e a saúde mental da família

09. Envelhecimento e sexualidade


1- Sessão coordenada (Apresentação Oral)

 

As apresentações deverão ser preparadas em Microsoft® PowerPoint em no máximo 10 telas. A primeira tela deve apresentar nome do evento, vínculo institucional, título do estudo em caixa alta e em negrito, nome do autor e (co) autores. O último slide deve conter as principais referências do estudo, máximo 5. Recomenda-se uso de fontes Arial ou Times New Roman.

Sobre a apresentação: cada participante poderá submeter somente um trabalho para as sessões coordenadas do Congresso, que acontecerão online e ao vivo. A apresentação deverá durar no máximo dez minutos. Após as apresentações de todos os participantes, o coordenador da sessão abrirá espaço para discussões e perguntas acerca da temática, com duração máxima de 20 minutos. As perguntas e comentários do público ouvinte serão realizados por meio do chat, sob a responsabilidade do coordenador da sessão. O tempo total da sessão não pode exceder uma hora de duração a fim de se fazer cumprir a programação do Congresso.

O Conteúdo da apresentação deve conter cinco tópicos: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Discussão e Considerações Finais.

Os arquivos para apresentação deverão ser enviados em formato Microsoft® PowerPoint e no idioma português com antecedência. Para maior organização das sessões coordenadas o prazo máximo para o envio do material será 23h59m do dia 16/04/2021 pelo e-mail [email protected]. Caso haja impossibilidade de apresentação pelo autor apresentador, um dos coautores poderá apresentar o trabalho desde que comunicada à alteração com antecedência de 3 dias antes do evento à organização e o mesmo deverá estar inscrito no evento.

O 1° Congresso Internacional em Saúde Mental da Família espera receber submissões de trabalhos que apresentem contribuições significativas para a discussão de eixos temáticos ligados à proposta do evento, tendo em vista a importância de discussões teóricas e iniciativas práticas que reforcem e favoreçam o cuidado em saúde mental e seu reflexo em todo o grupo familiar. As propostas de apresentação recebidas serão analisadas pelos membros da Comissão Científica na ordem de sua chegada. Cada trabalho será avaliado como "aceito", "aceito com modificação" e "recusado". Toda informação entre Comissão Científica e participantes acontecerá por e- mail.


Certificados

• Será fornecido 01 certificado ao participante/ouvinte e 01 certificado ao apresentador do resumo.

• Os resumos serão publicados nos Anais do Evento em formato eletrônico.

 • Todos os certificados serão enviados por e-mail.

 

Informações adicionais ou dúvidas poderão ser sanadas por e-mail [email protected]

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Cesam Centro de Estudos em Saúde Mental

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.