O conhecimento é um dos principais ativos das organizações e, a todo momento, novos conhecimentos são gerados com as experiências dos colaboradores. Em muitos casos, esses aprendizados ficam concentrados nas pessoas. O compartilhamento desses conhecimentos pode potencializar a tomada de decisões, geração de novas ideias e a solução de problemas.
Para aproveitar o imenso potencial desse capital intelectual como ativo para a geração de valor – transformando conhecimentos individuais em organizacionais – os indivíduos devem contar com ferramentas que possibilitem a estruturação dessas vivências, contribuindo para o desenvolvimento de competências e para a aprendizagem organizacional.
Esta oficina se propõe a habilitar os participantes a entenderem sobre a criação de objetos de aprendizagem como técnica para potencializar a captura e o compartilhamento de conhecimentos dentro das organizações.
Objetivo:
Capacitar os participantes sobre o processo de produção de Objetos de Aprendizagem (OAs) como estratégia para capturar e sistematizar conhecimentos, contribuindo diretamente para o fluxo do conhecimento organizacional.
Como estratégias serão utilizados casos e exemplos reais, produção ativa de objetos pelos participantes, boas práticas recomendadas pelo especialista e curadoria com referências.
Programa:
- Ciclos: Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Vivencial e Design Instrucional
- Tipologias de materiais instrucionais e suas aplicações
- Captura e sistematização de conhecimento por meio da produção de OAs
- Papéis na produção de OAs
- Controle de qualidade no processo de produção
- Avaliação dos OAs
Carga horária: 6 horas, 3 encontros de 2h/cada.
Sócio da Impakt e Consultor em Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa. Especialista em Design Instrucional atuando em projetos em instituições como FGV, Senac, CEDERJ (referência para a Universidade Aberta do Brasil) e para diversas empresas produtoras de e-Learning. Formador de designers instrucionais, tutores e docentes. É professor de MBA e pós-graduação.