Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Capacitação em Eventos Culturais: da criação ao negócio

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Capacitação em Eventos Culturais: da criação ao negócio

18 jun - 2021 • 19:00 > 04 jul - 2021 • 18:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento

Capacitação online em Eventos Culturais: da Criação ao Negócio, executada através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.


Acontece em três finais de semana - nos dias 18, 19, 20 e 25, 26 e 27 de junho e 02, 03 e 04 de julho. Às sextas-feiras as aulas são das 19h às 22h; aos sábados, das 13h às 19h e domingos, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho.


As aulas contarão com acessibilidade comunicacional, se necessária, e serão ministradas por mulheres com longa atuação e reconhecimento no segmento cultural e de entretenimento, a partir de temas que envolvem os processos de organização de um evento – A Cultura como Negócio, Criação e Gerenciamento do Projeto, Curadoria, Acessibilidade, Assessoria de Imprensa, Marketing, Estrutura, Direção Técnica, Logística, Palco, Elaboração de Projetos e Prestação de Contas, Patrocínio para Eventos Públicos e Privados e Eventos Online. Durante a capacitação, os participantes podem integrar um grupo permanente para compartilhar informações e saberes, consultorias espontâneas, rede de apoio e conexão entre municípios através desses agentes culturais.


O objetivo é estimular e capacitar quem faz parte da cena cultural, gestores públicos ou privados, agentes e líderes comunitários, trabalhadores com dificuldades de acesso à formação e capacitação. A meta é alcançar públicos diversos e com dificuldades de acesso à formação, fomentando as iniciativas neste campo de atuação.


Profissionais que vão conduzir as aulas:

Adriana Mentz Martins - Gestora cultural, atua há mais de 20 anos na produção cultural, especificamente na área administrativa e executiva de eventos de médio e grande porte e também na prestação de serviços na área elaborando e formatando projetos culturais para as leis de incentivo Estadual (Pró-Cultura RS) e Federal (Rouanet), em diversos segmentos como: teatro, dança, música, festivais e eventos. Desde 2006 atua na gestão cultural e proponência de projetos do RS, entre os quais estão Porto Alegre em Cena, Natal Luz de Gramado, Festival de Cinema de Gramado e Canoas Jazz. Desde janeiro de 2017 trabalha na Coordenação de Captação de Recursos da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.


Bia Wetzel - Coordenadora de logística do Festival Planeta Atlântida, onde atua desde sua primeira edição, gerente comercial e produtora de Zeca Baleiro e da banda gaúcha Nenhum de Nós.


Bina Zanette - Produtora cultural. Atua há 21 anos na organização de eventos e projetos culturais. É proprietária da Santa Produção, empresa especializada em coordenação de eventos de grande porte, shows musicais e espetáculos teatrais. Possui experiência de 12 anos como agente de artistas, dentre eles, Karol Conka. Durante 08 anos coordenou e dirigiu o Festival Psicodália, que acontece em SC. Realiza desde 2012, programação anual no Teatro do Paiol(PR), com o projeto "Brasis no Paiol", em parceria com a Fineza Comunicação e Cultura. Atualmente, compõe a equipe dos festivais Rock in Rio (RJ), Game Xp(RJ), Festival de Curitiba(PR), Fims(PR), Se Rasgum(PA), Curitiba Jazz Festival (PR) e Tribaltech(PR). Integrante da Rede Coragem (PR) e Movimenta Clementina (BR).


Daniela Lopes - Bacharel em Comunicação - Habilitação em Relações Públicas e proprietária da Cardápio Cultural, há quatorze anos atua em produção, consultoria, planejamento e gestão de projetos culturais. Com a Cardápio Cultural foi responsável pela gestão e planejamento de eventos e turnês patrocinados por empresas como SULGÁS, Petrobrás Distribuidora, CEEE, AGCO, Valtra, assim como contemplados por importantes prêmios: FUMPROARTE, Prêmio de Teatro Myriam Muniz/Funarte, Pró-Cultura RS FAC e Instituto Nacional del Teatro da Argentina. Atualmente também é Diretora de Produção do FIDPOA - Festival Internacional de Dança de Porto Alegre.


Graciela Zunino - Trabalha com captação de patrocínios para projetos culturais há 18 anos. Trabalhou na Bienal do Mercosul e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre por 12 anos. Atualmente é sócia na Empresa Grupo Consultoria Empresarial, onde além de realizar a captação de projetos incentivados, elabora projetos para leis de incentivo a cultura. Realiza atualmente a captação para os projetos Virada Sustentável, Orquestra Jovem do RS, Festipoa Literária, POA JAZZ, Ouviravida, Pró-Biblioteca e Festival da Transformação.


Lelei Teixeira -
Jornalista. Trabalhou nos jornais Zero Hora e Correio do Povo, TV Guaíba, rádio Pampa e TVE/RS. Foi sócia da Pauta Assessoria e hoje integra a equipe da Gira Produção e Conteúdo. Como assessora de imprensa, coordenou edições do Festival de Cinema de Gramado e da Feira do Livro de Porto Alegre. Dedica-se à produção e revisão de artigos e livros. Assina o blog Isso não é comum, no site da Gira - https://giraconteudo.com.br/. No final de 2020 lançou o livro E fomos ser gauche na vida (Pubblicato Editora).


Lidú Figueiredo - Mestra em Administração de Empresas com foco em Estratégia de Marketing para empresas no contexto do luxo. Empresária e consultora, usa eventos como ferramenta estratégica. Trabalha também para a construção de imagem das empresas. Nos últimos anos, já treinou mais de 5 mil pessoas de forma presencial. Como professora universitária, contribuiu para a formação de muitos eventólogos, marketeers, designers, jornalistas e publicitários ao longo de 10 anos.


Lígia Petrucci - Produtora cultural com formação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e especialista em Política Cultural (Relations Interculturelles/Gestion des arts) pela Formation Internationale Culture, em parceria com Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e em Gestão Cultural pelo Observatório Itaú Cultural, em parceria com Uiversitat de Girona. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, atua desde 1998 no Departamento de Difusão Cultural onde atualmente é diretora. Entre outras ações culturais, dedica-se à coordenação e curadoria do Projeto Unimúsica.


Luciana Falcão - Coordenadora de eventos, jornalista, especializada em projetos esportivos pela Fundación Real Madrid, com capacitação pelo Ministério da Cultura no Circuito Cultura Gera Futuro e para eventos esportivos pelo Convention Bureau de Porto Alegre. Com 25 anos de experiência em planejamento, produção e comunicação de projetos, coordenou eventos como Garota Verão, Donna Fashion Iguatemi, ações de merchandising e premiação do Gaúchão de 2008 a 2014, e Te Joga. Coordenou as transmissões televisivas da inauguração da Arena do Grêmio e reinauguração do Beira Rio. Já foi premiada três vezes pela Rede Globo pelas ações de divulgação dos projetos Bem Estar Global, The Voice e da novela A Regra do Jogo. Premiada como Top de Marketing da ADVB e pelo Guinnes World Reccords pelo projeto Peneirinha Gillette.


Marcia Caspary -
Profissional da voz e atriz há 30 anos, produtora de recursos de acessibilidade comunicacional pela Tagarelas Produções desde 2010. Tem vasta experiência em áudio-descrição gravada e ao vivo, como roteirista e narradora em festivais de cinema, teatro e dança. Contemplada e indicada a prêmios de narração e voz original. Ministra palestras, masterclasses e oficinas.

Rafaela Pavin -
Produtora, gestora, ativista cultural e cineclubista, atua no segmento de Produção e Gestão Cultural há 25 anos. No início dos anos 2000 foi ponte entre Porto Alegre e Pernambuco, realizando shows de bandas que se tornariam referência da música pernambucana no Brasil. Entre os trabalhos realizados ao longo da carreira, destaca a logística de artístico dos cinco palcos do Fórum Social Mundial, em 2005; produção de palco do POA em Cena, de 2009 a 2011; a coordenação de palco do Festival de Cinema de Gramado entre 2011 e 2018, e a logística de artístico do Planeta Atlântida, onde atua desde 2012. Em Passo Fundo, é idealizadora e programadora do Cinematógrafo Cineclube, ofereceu consultoria para grupos artísticos de imigrantes, integrou júris de festivais de cinema estudantis e é atuante na construção das políticas públicas, tendo integrado a Comissão de Implementação do Plano Municipal de Cultura, a Comissão de Implementação da Lei Aldir Blanc e atualmente é membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, representando a setorial de produtores culturais. É também a proponente deste projeto.


Renata Allucci - Sócia da Allucci & Associados Comunicações, atua desde 1994 na produção e gestão cultural, realizando trabalhos em áreas diversas como teatro, música, dança, entre outras expressões e manifestações artísticas e culturais.
Doutora em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Bens Culturais: cultura, economia e gestão pela Fundação Getúlio Vargas.
Sua pesquisa profissional e acadêmica inclui os temas imaginários urbanos, patrimônio cultural, memória e identidade, festas populares e cadeia produtiva da cultura.



Programação:

18/06, sexta

19h às 22h- A cultura como negócio (Renata Allucci)


19/06, sábado

13h às 16h - Criação e gerenciamento do projeto (Rafaela Pavin)

16h às 19h - Curadoria (Lígia Petrucci)


20/06, domingo

14h às 16h - Acessibilidade (Márcia Caspary)

16h às 18h - Assessoria de Imprensa (Lelei Teixeira)


25/06, sexta

19h às 22h - Estratégias de Marketing (Lidú Figueiredo)


26/06, sábado

13h às 17h - Estrutura (Luciana Falcão)

17h às 19h - Direção técnica (Bina Zanette)


27/06, domingo

14h às 18h - Logística (Bia Wetzel)


02/07, sexta

19h às 22h - Palco (Rafaela Pavin)


03/07, sábado

13h às 15h - Elaboração de projetos e prestação de contas (Daniela Lopes)

15h às 17h - Patrocínio para eventos públicos (Adriana Martins)

17h às 19h - Patrocínio para Eventos Privados (Graciela Zunino)


04/07, domingo

14h às 16h - Eventos online (Bina Zanette)

16h - Encerramento











 


























19/06, sábado, 13h às 16h - Criação e gerenciamento do projeto (Rafaela Pavin) e 16h às 19h - Curadoria (Lígia Petrucci);


19/06, sábado, 13h às 16h - Criação e gerenciamento do projeto (Rafaela Pavin) e 16h às 19h - Curadoria (Lígia Petrucci);


19/06, sábado, 13h às 16h - Criação e gerenciamento do projeto (Rafaela Pavin) e 16h às 19h - Curadoria (Lígia Petrucci);


 


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Rafaela Pavin

Produtora, gestora, ativista cultural e cineclubista, atua no segmento de Produção e Gestão Cultural há 25 anos. Entre as diversas produções realizadas, destaca a logística do Fórum Social Mundial em 2005, a produção de palco do POA em Cena de 2009 a 2011, a coordenação de palco do Festival de Cinema de Gramado de 2011 a 2018, e a logística de artístico do Planeta Atlântida (2012 a 2020).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora