19 fev - 2020 • 19:00 > 22 fev - 2020 • 18:30
Carga horária: 18 horas de aulas teóricas e prática simulada.
Pré-requisito: o aluno possua certificado de mediador
judicial.
Período
do Curso: dias 19, 20, 21 e 22 de fevereiro de 2020.
Instrutores:
Anna Maria Marques de Almeida
Instrutora de Mediação Judicial, com registro no CNJ e TJDFT. Advogada do quadro de carreira da Caixa Econômica Federal, nas áreas contenciosa, consultiva e gerenciamento de área jurídica. Magistério em ensino superior. Bacharelado em Teologia. Assessora-Chefe na 2a. Promotoria de Justiça de Defesa da Educação no MPDFT.
Material de apoio: Manual de Mediação Judicial 2015, do CNJ, 6a . edição Power Point (slides do curso)
Leitura complementar: (sugestões para aprimoramento): CASAROTTO,
Carlos. Liderando através do Feedback. 2016 LAGO, Daniela do. Feedback. São
Paulo: Ed. Integrare. 2018 STONE, Douglas. HEEN, Sheila. Obrigado pelo
Feedback. São Paulo: Portofolio-Penguin. 2016 WILLIAMS, Richard L.Preciso saber
se estou indo bem. Ed. Sextante. 2005
Objetivo do curso: Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos
a aplicar os procedimentos de supervisão e utilizar o Formulário de Avaliação
para a Certificação de Mediadores e Conciliadores, visando otimizar o processo
de aprendizagem para a aquisição das competências autocompositivas mínimas
necessárias à condução de uma mediação com qualidade, por parte dos mediadores
e conciliadores em formação, nos termos das diretrizes indicadas pela Resolução
125/2010 do Conselho Nacional de Justiça-CNJ.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO
1. QUALIDADE EM PROCESSOS
AUTOCOMPOSITIVOS 1.1 Principais aspectos de um programa de gestão de qualidade
em mediação 1.2 Competência: o ciclo de formação de mediadores e os princípios
de uma avaliação por competências 1.3 Padronização: formulários VISÃO GERAL
2. SUPERVISÃO 2.1 Conceito. Origem. 2.2
Supervisor: Quem é. O que faz. 2.3 Meios de trabalho 2.4 Instrumento de
trabalho
3. FEEDBACK 3.1 Conceito. O que é e o que não
é feedback. 3.2 Objetivo, Importância. Ausência. 3.3 Gatilhos: Verdade.
Relacionamento, Identidade 3.4 Balde de
Feedback 3.5 Regras de ouro 3.6 Como lidar com as emoções 3.7 Evolução.
Princípios básicos. Barreiras 3.8 Tipos 3.9 Modelos: Escada de Feedback e
Sanduiche de Feedback 3.10 Estrutura: conteúdo da disciplina. Tempo e constância
das interações. Linguagem (Diálogo).Nove possibilidades 3.11 Aspectos que
aumentam as dificuldades de receber feedback 3.12 Dimensões 3.13 Feedforward
3.14 Follow-up
4. COMUNICAÇÃO 4.1
Comunicação. Informação. Linguagem. 4.2 Axiomas da Comunicação 4.3 Atitudes que
prejudicam a comunicação 4.4 Barreiras 4.5 CNV: Comunicação do chacal e da
girafa. Componentes. O que não se deve fazer. 2 VISÃO ESPECÍFICA
5. ATUAÇÃO DO SUPERVISOR 5.1
Cronograma de Estágio Supervisionado 5.2 Dinâmica da atuação do supervisor 5.3
Formação da competência do conciliador e mediador 5.4 Competências
autocompositivas 5.5 Papel e Atuação 5.6 Aprendizagem Significativa: Mudança de
comportamento e atitude. Relação de confiança: Congruência. Consideração
Positiva Incondicional. Compreensão Empática. Aprendizagem Profunda. 5.7
Barreiras à aprendizagem profunda 5.8 Procedimentos do Encontro de Supervisão:
Práticas. Rapport. Linguagem. Elogio (Técnina dos 3E’s)
6. FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PARA
CERTIFICAÇÃO DE MEDIADORES 6.1 As fases da mediação e as técnicas que podem ser
aplicadas em cada uma delas. 6.2 O formulário e os principais aspectos nele
avaliados. 6.3 Procedimentos do Estágio Supervisionado ENCERRAMENTO
7. SIMULAÇÕES DE SUPERVISÃO
III. CONCLUSÃO DO CURSO Será expedido certificado de conclusão, uma
vez preenchido o requisito de frequência a 80% das aulas.
IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS Se
por qualquer razão o curso não for realizado, o aluno receberá a restituição
dos valores pagos ao CEBRAMAR, não sendo cabível qualquer tipo de indenização.
Trecho 3 Trecho 03 Cj 03, Bl B2 Sl 217 , 0, Trecho 03, Asa Sul
Brasília, DF
INBAN- INSTITUTO BRASILEIRO DE NEGOCIAÇÃO
O Instituto Brasileiro de Negociação tem por objeto precípuo ajudar empresas e pessoas a resolverem seus problemas através dos RAD’s (Resolução Apropriada de Disputas) que consiste na utilização de mecanismos para dirimir conflitos sem a interferência do Estado e seu Poder Judiciário, tais como a Conciliação, a Mediação, a Arbitragem e, inclusive, a Negociação.No INBAN, o profissional poderá se desenvolver e se aperfeiçoar por meio de Cursos, Oficinas e Treinamentos presenciais e online.
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