XIV Encontro da Fé Reformada

Igreja Presbiteriana do Renascença - São Luís, MA
26 de outubro de 2018, 14h - 27 de outubro de 2018, 22h

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

Ingresso Único
Grátis
Inscrições até 26/10/2018
0

Descrição do evento

APRESENTAÇÃO

O Encontro da Fé Reformada chega à sua 14ª edição trazendo o tema “Por que a pregação expositiva?” tendo como preletor o Rev. Dale Van Dyke, pastor da Harvest Orthodox Presbyterian Church em Grand Rapids, Michigan.

A pregação expositiva fundamenta a mensagem no texto para que todos os pontos do sermão estejam no texto a ser pregado. E que a ideia principal seja reconhecida pelos ouvintes como provenientes do texto bíblico. A pregação expositiva alinha a interpretação do texto com as verdades doutrinais do restante da Bíblia, e sempre situa a passagem dentro da narrativa da Bíblia, mostrando como Cristo é o cumprimento final do tema do texto.

Teremos também três oficinas simultâneas que serão ministradas pelo Pr. Alan Rennê Alexandrino Lima, Pr. Dilvan de Jesus Fonseca Oliveira e Pr. Adenauer Morais Lima. As mesmas oficinas  serão oferecidas na sexta e no sábado.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Mensagem 1 - Rev. Dale Van Dyke

Um apelo à pregação expositiva

Nesta palestra, será definida a pregação expositiva e delinear os benefícios práticos / pastorais desse método. Esta palestra responderá às perguntas: "O que é Pregação Expositiva e Por que o pastor deve estar comprometido com ela?"

 

Mensagem 2 - Rev. Dale Van Dyke

Um Plano para a Pregação Expositiva

A pregação expositiva requer uma abordagem particular ao texto: entender cada texto em seu próprio contexto histórico-redentor, pois ele nos aponta para a grande redenção de Deus em Jesus Cristo. Esta palestra irá explicar alguns dos princípios hermenêuticos básicos da pregação expositiva.

 

Oficina 1: Alan Rennê Alexandrino Lima

A importância da teologia sistemática na pregação expositiva

Nessa oficina o Pr. Alan Rennê trabalhará com a interseção entre Teologia Sistemática e Exposição das Escrituras. De acordo com a proposta de diversos estudiosos, desde o Pós-reformador Petrus Van Mastricht até hoje com Stuart Olyott, a pregação expositiva doutrinária ou repleta de conteúdo teológico sistemática, é um dos melhores métodos de pregação.

Alan Rennê Alexandrino Lima é bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico do Nordeste (Teresina-PI), e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo-SP). Mestre em Estudos Históricos e Teológicos, com linha de pesquisa em Teologia Sistemática, pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (São Paulo-SP). É professor visitante no Seminário Teológico do Nordeste (Teresina-PI) e no Seminário Presbiteriano do Norte (Recife – PE). É professor de Ética Cristã na Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FITRef). É pastor-efetivo na Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil, em São Luís-MA.

 

Oficina 2: Dilvan de Jesus Fonseca Oliveira

Quais são os princípios da pregação expositiva?

Nessa oficina o Pr Dilvan elencará as principais características da pregação expositiva. Ofereceremos diversos exemplos demonstrando que a pregação expositiva é um mandato bíblico, que ela familiariza as pessoas com a Escritura e sustenta o princípio da suficiência dela para a vida do cristão.

Dilvan de Jesus Fonseca Oliveira é pastor e plantador da Congregação Presbiteriana em Chácara Brasil. Mestrando em Ministério Pastoral pelo Seminário Cristão Evangélico do Norte (SCEN). Mestrando em Missões Urbanas e Especialização em Revitalização e Multiplicação de Igrejas pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (São Paulo-SP). Professor da disciplina de Homilética do SCEN.

 

Oficina 3: Adenauer Morais Lima

A importância das línguas originais para a pregação expositiva

Nessa oficina o Pr. Adenauer mostrará como as línguas originais: aumentam a precisão interpretativa, ajudam a realizar conexões que passariam desapercebidas com a tradução, e auxiliam a escolher determinadas interpretações de comentários. Mostraremos ainda como o software Logos pode ser uma grande ajuda na preparação de sermões expositivos.

Adenauer Morais Lima é bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (São Paulo – SP). É o diretor do curso Teologia para Todos, da Igreja Presbiteriana do Renascença. Mestrando em Estudos Bíblicos, com ênfase no Antigo Testamento, pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (São Paulo-SP). É pastor titular da Igreja Presbiteriana do Renascença.

 

             26/out/2018 (sexta-feira)

14:00 – Credenciamento

Abertura

Oficina 1: A importância da teologia sistemática na pregação expositiva. (Pr. Alan Rennê)

Oficina 2: Quais são os princípios da pregação expositiva? (Pr. Dilvan de Jesus)

Oficina 3: A importância das línguas originais para a pregação expositiva. (Pr. Adenauer Lima)

Coffee break

17:00 – Encerramento do período da tarde

19:00 – Credenciamento do período da noite

20:00 – Abertura

Palestra 1 – Um apelo à pregação expositiva. (Pr. Dale Van Dyke)

Perguntas

Coffee Break

22:00 – Encerramento

 

27/out/2018 (sábado)

14:00 – Credenciamento

Abertura

Oficina 1: A importância da teologia sistemática na pregação expositiva. (Pr. Alan Rennê)

Oficina 2: Quais são os princípios da pregação expositiva? (Pr. Dilvan de Jesus)

Oficina 3: A importância das línguas originais para a pregação expositiva. (Pr. Adenauer Lima)

Coffee break

17:00 – Encerramento do período da tarde

19:00 – Credenciamento do período da noite

20:00 – Abertura

Palestra 2 – Um Plano para a Pregação Expositiva. (Pr. Dale Van Dyke)

Perguntas

Coffee Break

22:00 – Encerramento


Sobre o produtor

Igreja Presbiteriana do Renascença

Comentários

Local

Igreja Presbiteriana do Renascença
Rua Quéopes, S/N, Lote 03, Quadra 23., Jardim Renascença
São Luís, MA

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.