Login
O evento já encerrou...
Workshop Metodologias Ativas e Ferramentas Inovadoras para Aprendizagem
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Workshop Metodologias Ativas e Ferramentas Inovadoras para Aprendizagem

17 mar - 2021 • 14:00 > 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Programa composto por 12 horas-aula (03 encontros de 4 horas), com abordagem prática, apresentando metodologias e ferramentas essenciais para melhorias no processo de aprendizagem e retenção do conhecimento, direcionando para profissionais que tenham as seguintes necessidades:

Aprender a construir ações metodológicas efetivas para aprendizagem

Alavancar melhores resultados para o engajamento e retenção do conhecimento

Ter ideias criativas e mobilizadoras no processo de aprendizagem

Atuar de maneira inovadora por meio de metodologias engajadoras e sustentáveis

Objetivos:

  • Permitir a construção de ações efetivas na área de T&D e Educação Corporativa
  • Alavancar melhores resultados para o desenvolvimento de competências e habilidades das equipes em consonância com os objetivos organizacionais.
  • Proporcionar o intercâmbio de ideias criativas no processo de aprendizagem e retenção do conhecimento
  • Favorecer a cocriação de soluções inovadoras para o desenvolvimento de pessoas por meio de metodologias engajadoras e sustentáveis.
  • Capacitar profissionais das áreas de Educação, Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Segurança do Trabalho, dentre outras, para atuação como instrutores/multiplicadores de treinamento.
  • Propiciar o conhecimento, a prática e a correta aplicação de metodologias ativas e ferramentas inovadoras visando desenvolver novas competências e habilidades no papel de facilitadores de aprendizagem

Resultados:

  • Aprender a escolher e aplicar ferramentas inovadoras em educação corporativa e acadêmica
  • Alavancar melhores resultados para o engajamento e retenção do conhecimento
  • Ter ideias criativas e mobilizadoras no processo de aprendizagem
  • Atuar de maneira inovadora por meio de ferramentas práticas e eficazes

Benefícios desta capacitação:

  • Melhorar a qualificação técnica e processual de profissionais de treinamento e desenvolvimento.
  • Melhoria no processo de aprendizagem organizacional

Público-alvo:

  • Analistas de T&D, Engenheiros, Técnicos de Segurança do Trabalho, Instrutores Internos, Multiplicadores de Programas de Qualidade, Professores, Líderes e demais profissionais que precisem desenvolver competências e habilidades na condução de atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas na organização.

            Recursos metodológicos e didáticos :

Atividades práticas e vivenciais; Atividades orientadas; Exposição interativa; Sala invertida; Aprendizagem Baseada em Problemas; Jogos Empresariais; Simulações; Análises situacionais e feedback; Painéis integrados e progressivos; Construção do CAV - Ciclo de Aprendizagem. 

Facilitadora: Jacqueline Cerqueira


Conteúdo Programático 

1. Metodologias Ativas de Aprendizagem

  • O que são metodologias ativas e suas contribuições para uma efetiva aprendizagem
  • Como as metodologias ativas de aprendizagem funcionam
  • Características da metodologia ativa de aprendizagem
  • O agente principal responsável pela aprendizagem
  • Metodologias Ativas e a gestão do conhecimento na organização

 

2. Principais metodologias ativas de aprendizagem

  • Aprendizagem Baseada em Problemas
  • Sala de aula invertida
  • Princípios e vantagens da aprendizagem baseada em problemas
  • Pilares essenciais da aprendizagem baseada em problemas
  • Estabelecimento de ponte entre o conhecimento e aplicação prática
  • Estudos de Caso
  • Discussões de casos intersetoriais e departamentais
  • Jogos Empresarias
  • Diversos tipos e modelos de jogos empresariais aplicáveis à  Educação Corporativa
  • Metodologias ativas de aprendizagem na prática

   3.   Ferramentas para Aprendizagem

  • Storytelling - Ferramenta para Gestão do Conhecimento
  • Design Thinking
  • As etapas do Design Thinking
  • Como aplicar o Design Thinking
  • Mapa conceitual do Design Thinking
  • Como validar os resultados do Design Thinking
  • Mind Map
  • Como e quando aplicar o Mind Map
  • Mind Map como processo colaborativo para aprendizagem
  • Fontes específicas para modelos de Mind Map
  • Gamificação
  • Como funciona a gamificação
  • Gamificação na prática
  • Gamificação com e sem recursos eletrônicos
  • Mapa Conceitual
  • Bases para elaboração do mapa conceitual
  • Conteúdos essenciais para o Mapa Conceitual
  • Como desenvolver um Mapa Conceitual

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Holos DHO

Holos Desenvolvimento Humano e Organizacional

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.